Sony volta atrás sobre a retrocompatibilidade do Playstation 5 em seu site

PlayStation 5. Conceito baseado em patentes da Sony.

A Microsoft sempre levantou a bandeira da retrocompatibilidade ao ter a marca do Xbox sendo administrada por Phil Spencer. Contudo, a Sony nunca mostrou tanto interesse e sempre preferiu vender jogos antigos no formado de remasterizados. Entretanto, parece que o Playstation 5 mudou a visão dos japoneses quanto a este assunto, será mesmo?

A Sony anunciou que apenas cerca de 100 jogos estarão disponíveis na retrocompatibilidade do Playstation 5 no dia do lançamento do console, e mais poderão ser adicionados ao longo do tempo. É isso que sabemos até agora, e também era isso que estava escrito em seu seu site. Porém, como o Gamesradar indica, a empresa removeu toda e qualquer menção da retrocompatibilidade do PS4 no PS5 em seu site.

As imagens você pode ver logo abaixo:

O que será que mudou? Será que não teremos mais retrocompatibilidade no PS5 ou foi um erro de algum “estagiário”. Bem, o fato é que de acordo com o site do Playstation 5 o console não tem menção à retrocompatibilidade.  Para tirar essa dúvida e entender melhor como irá funcionar tudo isso, a  Sony deve lançar revelar finalmente o seu console no próximo dia 3 de junho, se os rumores se confirmarem.

É sempre bom lembrar, quanto ao Xbox Series X, ele rodará todos os jogos do Xbox One já no dia do seu lançamento, além de diversos títulos do Xbox 360 e Xbox original (concorrente do Playstation 2) – Todos serão melhorados com HDR, entre outras melhorias que a Microsoft ainda irá explicar. Além disso, tem o Smart Delivery que permite que você compra um jogo na atual geral e receba uma atualização gratuita para aproveitar todo o poder do Xbox Series X.

A diferença entra o Xbox Series X e o Playstation 5 quanto o assunto é retrocompatibilidade é gritante, será que a Sony poderá diminuir isso? Ou está com problemas para adicionar retro em seu próximo console? O site errou ou a retrocompatibilidade foi removida?

92 comments on “Sony volta atrás sobre a retrocompatibilidade do Playstation 5 em seu site

    1. Pow sério fiquei triste com essa merda, mesmo preferindo o Xbox 100000x, eu ainda fiquei feliz do Ps5 ter retro, pois quem sabe lá na frente depois q eu pegasse meu Xs e sobrasse uma grana tlvz poderia até vender meu One e pegar um Ps5, e ter apenas o Xbox XS e o Ps5, mas tô vendo que investir nessa impresinha medíocre é furada, que tem Xbox e joga sabe oq é ter seu dinheiro valorizado dentro da plataforma, e poder investir em jogos tranquilamente

      1. Sim, normalmente pego um Playstation no final da geração, nessa nem tive essa vontade e pensei em fazer isso com o PS5 para jogar o que faltou de uma vez, mas a Sony consegue decepcionar até quem não é cliente dela.

  1. Empresa não tem coragem de fazer uma retro decente, nem no ps1 mini teve coragem de fazer algo, é uma fracassada mesmo.

      1. Tá, mas ai, já assistiu quantos episódios do fantasma de tisushima no canal do BRKS Edu? ou ta esperando ele terminar para você poder “jogar” maratonando?

          1. Então, eu sou gamer né, tenho PS4 PRÒ, XONÃO BASE e SWITÂO da massa, desconheço esse tipo de coisa que vc diz.

    1. E quem comprar no lançamento pelo visto não vai jogar nada, não vai ter retro, nem smart delivery e só vai ter um jogo, a situação do PS5 fica cada vez melhor

    2. Os pôneis só começaram a dar valor a retrocompatibilidade quando surgiram os rumores de que o PS5 teria retro com todos os Playstation. Eles estavam de pau duro com essa possibilidade, aí veio a Sony e mostrou a sua retro capada que o bigulinho deles encolheu de novo.

  2. Vão ter que pagar para jogar melhor kkkkk, o publico merece a empresa que tem.

    Sony é uma empresa VAGABUNDA mesmo como sempre dizem, faz o marketing e não entrega como sempre fez.

      1. Abri meus olhos com ela desde o PS2. Pq não tinha concorrência a altura naquela época aqui no Brasil. A partir do 360 eu mandei a Sony se lascar com o marketing dela.

    1. Por isso vendi meu PS4, tive todos desde o PS1, sempre dei outra chance pra Sony, mas ela promete e não entrega, mas cansei de ser enganado por ela, a Sony tem uns 3 exclusivos que me agradam (e que já joguei e finalizei) não vou vender minha alma pra ela mais por causa de 3 exclusivos, consigo viver sem, na verdade os jogos que mais gosto não são exclusivos, então pra mim a era Sony acabou

  3. A guerra doa consoles o Xbox é o pes com gráficos lindos, sempre mostram trailers insanos, mas a jogabilidade(jogos,catálogo,exclusivo) uma merda, a Sony é o fifa muitos criticam mas todos compram diversão garantida…. Quem será que ganha o pes ou fifa ????

    1. sempre Preferi Pes , desde o pro evolution 98 kk eai ??… prefiro Forza que Grand Turismo, pra mim o unico Exclusivo de Ps4 que mes fez ter vontade de jogar muito Bloodborne um jogo contra uma plataforma inteira ???

    2. Eu prefiro o PES.
      E quanto ao console, sinceramente a Microsoft está fazendo o dever de casa. Tenho os dois consoles. Os dois são excelentes cada uma com seus prós e contras. Mas hoje o melhor custo benefício é o ONE. E as ações que a Microsoft vem fazendo está preparando para superar a Sony se ela não se espertar.
      Ações como compra de estúdios para melhorar os Exclusivos, acordos com para ter exclusivos de outras desenvolvedoras (mesmo temporários); Smartdelivery, Periféricos do ONE funcionarem no Series X, retrocompatibilidade, GamePass (maior diferencial) e além de que o Series X ser um console mais forte.
      A verdade que a Sony ainda não repassou muitas informações ao consumidor, quanto ao console, mesmo o PS5 sendo mais fraco isso no meu caso não é o fator mais determinante, mas sim essas questões de serviços e funcionalidades.
      Saudações Colosso

    3. Todos compraram Death Stranding? Dreams? hahaha

      Vai lá ver os gráficos de Halo, Gears, Forza, Quantum Break, Ryse e depois vc me fala.

  4. as últimas notícias do site tudo com o nome sony…fica dificil parar de zoar as caixetes desse jeito….
    com relação a news acho excelente que a sony foque somente na nova geração, se eu quiser jogar jogo do PS4 eu fico com ele oras, estou querendo um PS5 para jogar games que somente o mesmo possa ser capaz, retrocompatibilidade só capa as capacidades do console, ah e estou aguardando a news da eurogamer aqui sobre o scorn não ser compatível com o xone e sair apenas no série x…o povo aqui não fala tanto em retro? pq não comentam isso?

    1. Até ontem a retrocompatibilidade era maravilhosa pros poneys agora com o rumor do cancelamento não presta mais, mas que coisas essa Pony não se decide nem seus poneyzinhos. 4k4k4k4k

    2. Nas notícias do Scorn já foi mencionado isso de não sair para xbox one mas você provavelmente não leu a matéria, correu pra dar hate nos comentários

  5. “Analisamos a experiência da retrocompatibilidade e concluímos que a mesma não é capaz de proporcionar uma experiência digna para o jogador. Contudo, remasterizaremos todos os jogos para proporcionar máxima experiência para nossos jogadores.”

  6. Que novela essa da Sony com retro hein?
    Ainda bem que nós, usuários de Xbox não passamos por isso 😉
    Aguardando os próximas capítulos dessa bagaça hahaha

  7. Como usuário também da plataforma Playstation eu sinceramente espero que Sony adote práticas como o Smartdelivery, Retrocompatibilidade, e que os periféricos do PS4 funcionem no PS5 (tenho o G29 e achei muita sacanagem o G27 não funcionar no PS4). Caso não sejam adotadas estas práticas posso até não comprar o PS5 (tenho planos de comprar os dois consoles). E montar um PC parrudo, para evitar de jogar no lixo o meu volante por exemplo. E ficar só no PC novamente gastando o valor dos dois consoles num PC.
    Tinha abandonado o PC pela comodidade do console e por causa das crianças ser mais fácil usar console… E honestamente tava de saco cheio de ficar dando UP no PC, depois que queimou minha GTX 970, tinha abandonado o PC, inclusive dei o mesmo para o meu sogro e fiquei só com Note…
    Assim ficaria com o combo: PC + PS4 Fat + ONEX

    Saudações Colosso

  8. Isso ai não parece erro de estagiário pois foi mudado meticulosamente só a parte que importa, é obvio que esse console terá uma retro super capenga além de ter problemas de super aquecimento e funcionará a maior parte do tempo a 8.4TF.

  9. Já perdi todos minhas midias fisicas e digitais do Ps3 , só queria poder jogar os God Of war antigos quando era bom , se não rolar pelo menos um Bloodborne nesse PS5 … só comprar daki uns 5 anos de preferencia usado k

    1. Perdeu a conta rapaz? Minha preocupação com o PS3 é a Sony simplesmente desligar os servidores, daí não conseguir mais baixar os jogos que comprei.

  10. A Sony sempre foi malandra, manda notícias desconexas pra criar hype em cima do produto. Depois que o hype tá criado pouco importa se ela cumpri ou não o que ela disse , pois apartir daí a mentira já foi implantada

  11. Pra quê o sonista quer retro? A sony vive enfiando remaster mesmo. Dá no mesmo, a diferença é que eles pagam novamente pelo mesmo jogo e nós não. A velha história de que somos mendigos e eles bancam a indústria para nós.
    Tem sempre um trouxa/sonysta para pagar

    1. Está aí uma verdade. Quando fiz minha assinatura do gamepass por 2 anos, não paguei um centavo, foi de graça, então eu não banco a indústria. Basta comprar um Xbox e os jogos vem de brinde né?

        1. Acho que ele quis dizer que caixista também sustenta a indústria. Com certeza sustenta, eu mesmo pagando Xbox Game Pass também comprei dois jogos esse mês e usufrui do XGP, ontem zerei Minecraft.

    2. remaster é bem diferente de retro…eu joguei darksiders warmastered no one x por exemplo , jogo sensacional, fui jogar a versão retrocompatível do console e meu deus, não dá, não tem nem comparação com remaster! só quem não jogou ambos tipos de jogos ou é muito burro para querer comparar um remaster com algo retrocompativel…
      E posso passar o dia citando exemplos de games retro que são datados, não tem jeito, Batman return arkham é outro exemplo de game que sem o remaster não teria graça jogar, bioshock collection, enfim joguei vários remasters no próprio xone x e comparei com a versão retrocompatível e realmente as versões antigas são injogáveis no dias atuais

        1. Cara eu terminei the witcher 2 no 360 em 2012 no lançamento, game maravilhoso e inclusive tempos incríveis onde o xbox tinha exclusivos frente ao PS3…fui jogar meses atrás a versão do one x em 4K…puts ficou datado, nem consegui ir para a floresta…jogo ficou cansado, mas tenho certeza que se fizessem um remaster ficaria top, o mesmo ocorre com RDR rodando na retro em 4K…não adianta continua sendo datado…ou seja, não paguei nada a mais para jogar novamente e também não tive a experiência excelente daquela época…não existe almoço grátis…pra ter qualidade num game de 10 anos atrás a produtora precisa remasterizar, se não o jogo fica cansado e as atualizações de retro do one não dão conta de dar novo fôlego não

      1. Aiiii sao injogaveis nos dias atuais kkkk cara defendendo remaster ?
        no xbox ta de boa pode jogar os que ja tinha comprado no 360 mas no ps4 so comprando se quiser jogar essas maravilhas da geração passada

        1. Ao invés de fazer novos jogos é assim que a Sony enche linguiça e faz de conta que tá tudo bem. Acredite, o que torna um jogo antigo injogavel é a resolução dos frames. Porém com a retro recebendo automaticamente melhoras na resolução e ainda na taxa de frames, aí vai ser uma maravilha. Aliás, melhoras na resolução já temos, só falta pra 4K. Eu gosto da versão original, não ser que seja um remake de um jogo muito antigo, aí é praticamente outro jogo.

        1. A questão é que os games retro possuem gráficos extremamente datados, tentei jogar vários, mas não dá
          Compara doom 3 de xbox original com o doom 3 remasterizado, não tem comparação…jogar jogo de 15 anos atrás com gráficos daquela época não dá, mesmo o fps sendo corrigido e alguns com resolução 4k não adianta, continua datado…o mesmo ocorrerá no série x, depois de jogar um game nele seu padrão de qualidade muda e voltar pro padrão do one fica difícil…por isso pra mim retrocompatibilidade é inútil

          1. Entendo um pouco você, quando peguei o meu one só joguei games novos, mas quando você joga alguns games e vê que os antigos eram melhores você vai acabar voltando.

          2. Mas nesse caso aí não é remaster mas sim um remake. Remakes sim eu acho legal e que seja de jogos bastante antigos. Porém remasters é exatamente o mesmo jogo com gráficos atualizados. Só serve pra passar a falsa sensação de que tem jogo novo. É isso que a Sony faz com vocês, ao invés de ela investir em novos jogos ou continuações.

      2. Eu também gosto da versão original, traz boas lembranças. Quando a gente gosta de jogar isso não impede. A única coisa que preciso na Retro é justamente que os jogos rodem em resolução maior, o que já ocorre. Porém a Microsoft além de entregar maior resolução tbm vai entrar melhor taxa de frames, isso é uma maravilha.

        Infelizmente pra quem não tem um Xbox, no caso do Playstation, a pessoa se quiser manter seus jogos mais antigos tem que manter os antigos consoles, e advinha! Terá de jogar em resolução baixa que ficará cada vez inferior na medida que evoluímos o padrão de resolução.

  12. Se não tiver mentira não é Praixtachion e nem Sony. Daqui a pouco eles aparecem com um novo Shadow of The Colossus remasters para PS5, para Sonystas ficar igual mongo na internet: “é GOTY hihihihi”

  13. Ainda bem que não vai ter retro. Detesto jogos de geração passada. Só jogo lançamento – Diz, o sonista tentando amenizar.

  14. Engraçado, a Sony (e Nintendo) foi a q mais trouxe bons games nessa gen! Console melhor etc! Mas aqui na terra do pirulito a Sony é ruim e sinônimos de qualidade em games são crackdown, Sea of thieves e battletoads! Vcs são doentes

  15. Na minha opinião Windows club, Sony não volta atrás sobre a retrocompatibilidade do Playstation 5 em seu site não. Na minha opinião. Ok Windows club.

  16. AMX podia fazer vídeo disso aí, que nem ele fez quando a Microsoft colocou o Valhalla sem suporte a 60 fps. Nada mais justo.

    Na verdade, o PS5 não devia ter “retro” com o PS4, ele tinha que fazer como o PS2 fazia com o 1 e rodar tudo nativamente. É o mínimo, até porque é o que parece que o Series X vai fazer com os jogos do One. Agora, entre retro e remaster, dependendo da qualidade do remaster, eu fico com o remaster, fácil.

    Jogos da retro do 360 boa parte são obsoletos. Não bastasse os 10, 12 anos de evolução de lá pra cá, todo jogo do 360 que eu experimentei ainda tem uma deadzone horrorosa que não dá pra consertar. Tanto GTAIV como RDR1 envelheceram muito mal, os Gears todos têm uma deadzone grande demais, enfim, diversos exemplos. Já passou da hora da Coalition fazer remakes do Gears 2 e 3. Até a idolatrada CDPR estava fazendo c* doce pra um mísero enhanced do The Witcher 3, mas mudaram de ideia (felizmente!).

    Eu aprecio os esforços da Microsoft de proporcionar no Xbox algo que é uma das principais vantagens do PC (usar poder de hoje pra melhorar jogos de ontem), mas tem jogo que precisa de mais do que uma camada de verniz pra ser jogável anos depois do lançamento.

  17. xiiiiiiiii, a noticia original não diz nada disso
    uma pequeno trecho da fonte original:
    ” mas sugere que a Sony seguirá a abordagem da Microsoft de reproduzir títulos herdados em seu novo console e expanda continuamente o número de jogos compatíveis com novas atualizações a cada poucas semanas.”

  18. Top! Assim quem comprar PS5 pode ter a sensação de comprar Shadow of the Colossus pela quarta vez! E The Last of Us pela terceira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *