Spartan: Testamos o carrasco do Internet Explorer

Hoje cedo, a Microsoft lançou uma nova build do Windows 10, 10049. Dentre várias correções de bugs, talvez o recurso mais desejado de 2015 chegou, o navegador Spartan.

É importante saber que Spartan não está completo em termos de recursos já que a empresa ainda está desenvolvendo ativamente o navegador e esperar adicionar mais funcionalidade em futuros lançamentos. Abaixo você pode conferir o vídeo de divulgação:

[youtube]4A5ZXWTIlHw[/youtube]

Quais as novidades?

O Project Spartan (nome temporário) chegou com diversas novidades. Algumas a gente já sabe: interface limpa, suporte ao OneDrive, uma ferramenta de anotações bem esperta, modo de leitura que deve te ajudar a evitar distrações, uma função que guarda páginas para acesso offline, integração com a assistente de voz Cortana, entre outros.

O que ainda não funciona?

Outro ponto inacabado diz respeito ao novo gerenciador de download que ainda não é funcional, o suporte para extensões ainda estão em processo de trabalho e A opção de salvar páginas para leitura offline é um dos recursos ausentes. Outro é a Cortana, mas não totalmente: a integração com a assistente já funciona, mas de modo limitado.

Como será o processo de atualização?

Joe Belfiore, o executivo da Microsoft que vem revelando ao mundo as principais funcionalidades do Windows 10, disse que, a partir de agora, o Project Spartan será atualizado regularmente. Quem está usando a prévia do Windows 10 poderá, portanto, não só acompanhar a evolução do sistema, como também o “desabrochar” do navegador.

Confira algumas imagens:

Spartan e suas configurações:

spartan-windowsclub-3

Marcações: agora você pode usar o mouse ou uma caneta (stylus) em disponsitivos com telas sensíveis ao toque para realizar marcações e compartilhá-las via e-mail ou Onedrive.

spartan-windowsclub-2

Integração com a Cortana: Ainda não funciona no Brasil, mas em outros países já dá para fazer algumas coisas legais. Por exemplo, você pode usar o “Pergunte a Cortana” ao grifar uma palavra no texto e  a assistente virtual irá passar diversas informações a seu respeito. Você também pode digitar “weather” na barra de endereços e desde logo ela te mostra informações climáticas.

spartan-windowsclub-4

spartan-windowsclub-5

 

O carrasco

Cabe ressaltar que o Internet Explorer não será descartado assim, de uma hora para outra, mas a Microsoft pretende matar a sua marca que está com a reputação manchada. A empresa quer lançar o Windows 10 com os dois browsers. A ideia é fazer o Spartan conquistar espaço aos poucos e, ao mesmo tempo, não deixar aplicativos que dependem do Internet Explorer desamparados.

Será que ele será o carrasco do Google Chrome e o Firefox? Vamos esperar mais um pouco. Por enquanto, estou a utilizado como navegador padrão e muito satisfeito.

Como instalo?

Se você está testando o Windows 10 Technical Preview, basta acessar o Windows Update para ter acesso à nova build.

11 comments on “Spartan: Testamos o carrasco do Internet Explorer

  1. uma coisa que não ficou clara pra mim: as atualizações do spartan virão como updates de sistema ou só com novas builds do win10tp?

  2. Vi uma corzinha ali na barra do Spartan? Vai ser possível personalizar isso? Tava comentando esses dias que isso seria interessante, acho pessoalmente o cinza chato!

  3. Fala mais da sua experiência de navegação e desempenho do navegador ao executar vídeos, teste diversos sites, se trava ao executar um site que requere flash player, etc

  4. O nome tem que ser Spartan.
    Um Spartan trabalhando em conjunto com uma IA chamada cortana me lembra uma serie de jogo que eu gosto muito kkk
    além do nome ser muito bom e atrair pessoas até pelo motivo acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *