Steam no seu bolso: como os jogos de PCs irão potencializar o Windows Phone e consoles portáteis

MOGA_Windows_Phone1

Os aparelhos com processadores ARM são tipicamente menores e mais eficientes do que os da Intel, mas isso tem um custo do poder de processamento bruto. À medida que os chips ARM se tornaram mais poderosos, a Microsoft finalmente superou a lacuna entre a arquitetura Win32 e ARM. A empresa explicou como novos dispositivos com os últimos processadores Snapdragon da Qualcomm podem executar programas como o Office completo, o Adobe Photoshop e os “jogos populares do Windows“.

A Microsoft tenta decolar com jogos em dispositivos móveis através da sua Windows Store, mas é claro que precisa melhorar. Existem alguns jogos que funcionam em celulares e PCs, mas geralmente são títulos muito casuais. Os poucos jogos AAA na Loja do Windows 10, como o Gears of War 4 e o Forza Horizon 3, logo muito trabalho realmente ainda precisa ser feito.

E os milhões de jogos Win32 da Steam pudessem ser executados no Windows 10 Mobile?

Claro, você não vai rodar Battlefield 1 em seu celular tão cedo (vai demorar mais de alguns anos para esse tipo para que processadores móveis aguentem o tranco), mas existem muitos de jogos clássicos que
fazem muito sucesso como Final Fantasy VII, Knights of the Old Republic e Hearthstone.

No WinHEC 2016, a Microsoft demonstrou o quão bem o World of Tanks Blitz funciona em um PC com Windows 10 ARM. As possibilidades de executar jogos como League of Legends ou até mesmo Warcraft em dispositivos leves se tornam claras.

Jogos portados via Projeto Centennial ainda são Win32 no seu núcleo, o que significa que eles também se beneficiam desta nova realidade da emulação. Com a possibilidade de ter a Steam em seu celular, a Microsoft poderá atrair jogadores para seu sistema.

pgs-portatil

Além disso, poderá fazer com que mais fabricantes criem consoles portáteis graças a essa nova realidade.

A Microsoft tem uma grande oportunidade de dar aos jogadores de PC algum tipo de dispositivo de jogos móvel. Pode ser um enorme passo para fomentar os jogos no seu sistema, afinal, o Windows é a maior plataforma de games já criada. Talvez seja a hora de superar os joguinhos de corrida infinita.

32 comments on “Steam no seu bolso: como os jogos de PCs irão potencializar o Windows Phone e consoles portáteis

  1. é que a MS que dar um Up da Windows Store, mais poderiam fazer a disgraça do app universal do Steam e baixar no Xbox e fazer igual o EA Access, e comprar os jogos com valor de PC e jogar no One, seria um sonho, mais naõ sei se a Microsoft faria isso pelo fato de estar meio que matando o Windows Store

      1. n seria pedir de mais, seria a ms dar suporte a loja de terceiros dentro da Windows store, pra acabar com os .exe e focar nos apps universais.. mas com compras dentro de apps a steam teria que da uma porcentagem de cada jogo dela vendido para a ms.. isso que complica kk, isso q ela n quer :v mas seria mais vantajoso pra steam, e acho provável já que ela tem a ganhar, basta fazer uma parceria com a ms. dialogo,

        1. Mas no Xbox é difícil ela dar suporte a loja de terceiros. Pois é muito trabalho elaborar um console.
          Ela tem que desenvolver o sistema, milhares de protótipo, assumir o risco de vendas, assistência técnica, preço barato, hardware potente… etc.
          A Microsoft precisa colher os frutos disso tudo.

  2. Imagina agora o que a MS pode fazer (utópico mas possível): Com o lançamento do Surface Phone, ela teria toda a biblioteca da Steam no bolso, não precisando de nada alem de um bom marketing para promover isso. Agora, imagina se ela faz um controle para celular, com características do controle do Xone, mas que fosse portátil como um 3DS, com almento de performance graças ao controle, streming como acontece no Vita? Smartphone, Desktop, Console Portatil tudo junto! Pode ser piração minha, mas eu compraria sem duvidas

  3. quando eu falei do continuum poder rodar gamers leves de Xbox e steam, que seria mais fácil carregar smart do que um console pra casa do amigo, seria só o smartphone e controles Xbox.. os cara falaram um monte dizendo q nunca isso, q era besteira kkk.. eu na minha u.u kk

  4. Olha o futuro é brilhante,nem precisam ser jogos complexos existem muitos jogos simples no pc que renderiam muitas horas de diversão em um smartphone ex castle crashes putz um game plataforma daqueles em um smartphone seria perfeito! ( na minha opinião óbvio)

  5. O snapdragon 835 tem GPU de 1.2 teraflops, com certeza dá para rodar bons títulos de PC, creio que a MS pode realmente revolucionar o móbile, se isto acontecer volto para o wm

    1. Pô, você leu minha mente. Com um 1.2 teraflops ficaria perfeito. E só falta a Capcom confirmar RE7 no play any where pra ficar melhor.

  6. Eu discordo do texto sobre a impossibilidade de rodar jogos AAA do XOne no futuro surface phone, acredito que seja muito provável que a possibilidade. Claro, talvez não em 1080p, mas bem menos que isso. Além disso os celulares estão cada vez maiores, acho que isso será possível ainda ano que vem no 3 em 1 da MS. Bom, contudo isso tem ainda mais chance de acontecer em tablets, é aí que eu entro pois quero um tablete tipo o Nintendo Switch com o Windows 10 pronto pra rodar Gears of war 4. E se der pra fazer o mesmo num surface phone, irei comprar um também.

    1. Sim, quando se está na sua própria casa é melhor, mas e quando a pessoa estiver na rua ou na casa de outra pessoa que nao tenha uma gtx 1080 nem monitor e nem nada, como que faz?

    1. Estou adorando a ideia do Windows PC emulando x86 no ARM, mas não estou suportando ler tantos comentários inocentes.
      Se a MS matar o W10M como matou o WP, pra usar o Windows PC completão, mesmo assim, o caras não vão aceitar a morte. Vão dizer que é tudo a mesma coisa.
      Estava tão boa a notícia e já estão ferrando com tudo com esse medo de aceitar a verdade.

  7. O que to achando que essa parceira com a Qualcomn e a demonstração da possibilidade do Windows ser executado nos processadores ARM, deve-se mais ao fato deles estarem pensando no Hololens do que no Mobile… Mas o bom é que toda a família Windows sai ganhando kkkkkkkk

  8. Trabalho com plataforma Windows e sempre gostei de acompanhar as novidades do universo mobile. Estava me planejando para trocar meu samsung android por mum mais novo em 2017 mas com tantas expectativas de coisas interessantes no mundo MS vou esperar, mesmo sabendo que um futuro lançamento top de celular-PC não viria ao Brasil. Se a coisa for boa mesmo como se desenha, acho que vale a pena(pra quem puder) ter um básicão de entrada android pra rodar os apps e ter um celular-PC parrudão rsrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *