Carregando...

Surface Duo, Microsoft promove uma experiência portátil do Xbox em novo dispositivo

Hoje, a Microsoft revelou que está voltando ao mercado de celulares com o Surface Duo, com Android. Para os jogadores do Xbox, também provocou brevemente algo bastante emocionante. Por anos, falamos sobre dispositivos dobráveis da linha Surface e as possibilidades neles, e hoje a Microsoft finalmente apresentou todos esses rumores. Agora temos o tablet Surface Neo, com Windows 10X, e o celular Surface Duo, com Android – a Microsoft não quer que chame ele de smartphone.

Durante o evento, a Microsoft mostrou várias maneiras de usar esses dispositivos em um contexto de produtividade, explicando que eles os estão anunciando um ano antes do lançamento marcado para o final de 2020 para que os desenvolvedores se adaptem até lá. O Office, a navegação e digitação lado a lado e a multitarefa para vários aplicativos foram demonstradas no palco, mas a equipe do Surface também aproveitou um pouco do Xbox.

Durante o trailer do Neo/Duo, vimos o streaming de jogos do Project xCloud do Xbox em ação em tela dupla, mostrando as próximas APIs da Microsoft que permitem aos desenvolvedores fazer experiências de toque sob medida para seus jogos. Hoje, você precisa de um controle do Xbox Bluetooth e de um suporte vendido no varejo para jogar com o xCloud no seu telefone com eficiência. No futuro, os desenvolvedores poderão aproveitar APIs especiais que detectam quando um jogo está sendo transmitido para um dispositivo de tela pequena e trazem os controles necessários para fazê-lo funcionar. Isso também inclui dispositivos dobráveis.

Quando dobrado, como especulamos anteriormente, o Surface Duo ganharia comandos de toque para o Projeto xCloud na parte inferior da tela, criando uma experiência notavelmente semelhante à de um Nintendo 3DS do passado.

As possibilidades aqui são enormes para a Microsoft e os desenvolvedores, pois trarão jogos de console de alta fidelidade para dispositivos móveis de tela pequena e baixo consumo de energia, transmitidos pela nuvem, em vez de exigir o uso de um computador local. Você nem precisará de um controle Xbox, no futuro, simplesmente desdobre o dispositivo e jogue. Pode não ser a melhor experiência para um shooter nervoso como Call of Duty, mas como vimos no Fortnite no celular e na popularidade do Nintendo 3DS, muitos jogos podem ser jogados dessa maneira com eficiência.

Felizmente, ouviremos mais sobre as possibilidades de jogos do Surface Neo/Duo em breve. O Windows Club acompanhará tudo. O que vocês acharam?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.