The Forest deve perder a exclusividade nos consoles PS4 e ser lançado no Xbox One

Os desenvolvedores do The Forest anunciaram em uma entrevista que eles também querem ter seu jogo no Xbox One, e provavelmente irão – depois de um tempo. Enquanto a Sony ficou para trás no campo indie e perdeu muito terreno para a Microsoft com a iniciativa ID@Xbox e até para a Nintendo, suas apostas indie ainda são bem fortes. De fato, muito do trabalho que eles fizeram no começo desta geração ainda compensa.

É por isso que alguns jogos indie ainda são exclusivos do PS4, pelo menos para inicialmente. The Forest da Endnight é outro jogo indie que será lançado exclusivamente para o PlayStation 4 nos consoles, apesar de já estar disponível no PC. Aparentemente, isso é apenas uma exclusividade temporária, e é bem comum que tais jogos percam a exclusividade para o Xbox One.

O estúdio decidiu trabalhar com a Sony porque eles foram os primeiros a entrar em contato com a equipe e desde então construíram uma boa parceria.

The Forest foi exclusivamente para o PlayStation 4 em 6 de novembro de 2018 e já está disponível para PC (conta com cinco milhões de jogadores) via Steam.

Fonte

142 comments on “The Forest deve perder a exclusividade nos consoles PS4 e ser lançado no Xbox One

    1. Quando pubg lançar no ps4 altas chances de ficar no topo de venda.
      Mas vai vender menos porque o game perdeu hype, essa é uma desvantagem de exclusividade temporária, quando lançar no outro console o game já deu uma certa saturada.

      1. Balela esse negócio de “exclusivo” de console. PC Gaming é uma plataforma voltada para jogos. Está entre as três principais do mercado sendo a maior das três.

        Exclusivo o próprio significado já diz.

        “Privado” “restrito”

        Jamais vou considerar algo exclusivo que exista em mais de uma plataforma diferente.

          1. Os jogos são da Microsoft e não do console Xbox. Jogos PlayAnywhere só funcionam no MICROSOFT Windows 10, portanto é um exclusivdo da Microsoft que roda em suas plataformas. Eu tenho um notebook simples que não roda os grandes jogos. Eu não vou comprar um PC Gaming pra rodar o Battlefield V, GTA, Fifa, etc se já tenho um Xbox One X.

            Na verdade eu não quero um PC nem de graça, pois não quero mais ter o “canto” do desktop e nem tenho espaço para isso. Meu console fica na sala e a sala é onde eu jogo. Já cansei de falar aqui: PC não compete com console e vice-versa. Detalhe: Eu tenho um desktop (que era meu PC Gaming) que está guardado no armário.

          2. Errado cara. Alguns jogos play anywhere já estão disponíveis na Steam como Cuphead que inclusive já saiu até pra MacOS.

            ReCore, superlucky’s Tale, Killer Instinct, Quantum Break. dentre outros também já estão disponíveis na Steam.

            PC não compete com consoles, mas não deixa de ser outra plataforma de jogos.

          3. Jogos que estão disponiveis na Steam nao sao PplayAnywhere, foram lançados pra Steam. Comprar na loja xbox nao lhe permite jogar pela Steam, sao duas coisas diferentes

          4. Eu não disse que são play anywhere, mas sim que alguns desses jogos que são play anywhere entre PC e Xbox já estão disponíveis na Steam. Interpretação de texto é sempre bem vinda.

          5. Mas voce insiste em dizer que mesmo os que nao sairam na steam não sao exclusivos porque estao no PlayAnywhere, nao negue oq diz

          6. Claro que não. precisa do app Xbox e isso segundo você define a plataforma. A plataforma é a mesma, só muda a máquina que está rodando mas até o jogo em si é a mesma coisa

          7. Precisa do app pra acessar a comunidade, screenshots do jogo etc etc.

            Pra jogar o jogo em si não precisa executar o app não. Basta abrir o jogo e pronto.

        1. “Jamais vou considerar algo exclusivo que exista em mais de uma plataforma diferente.”

          Então pra vc, zelda breath e mario kart 8 não são exclusivos e sim games multiplataforma

          1. Claro que não. São tudo console Nintendo.

            Seria multiplataforma se saísse pra outra plataforma que não fosse da Nintendo. Wii U e Switch são tudo consoles Nintendo.

          2. “Seria multiplataforma se saísse pra outra plataforma que não fosse da Nintendo. Wii U e Switch são tudo consoles Nintendo.”
            Para a Nintendo é de boa, mas para a Microsoft não vale.
            Porque um PC com o Microsoft Windows 10 (repito: com Microsoft windows 10) não pode ser considerado uma plataforma da Microsoft?

          3. Porque o windows 10 está sendo executado num PC que é uma plataforma independente?

            Confundir o S.O com a plataforma é osso companheiro.

            Windows é só o sistema não a plataforma. A plataforma é o PC que roda mais de um sistema operacional.

          4. Os jogos/programas conversam com o sistema operacional e, esse, é o responsável em conversar com o hardware. O programador não conversa com o hardware (quem faz isso é o sistema operacional), mas sim com as APIs, DLLs, etc. O único programa que vem no computador é a BIOS, cuja única função é inicializar o micro e procurar pelo sistema operacional. Se vc tem mais de um sistema operacional, no inicio vc tem que selecionar qual deve abrir.
            Então não adianta um jogo ser feito para Linux se ele não rodar no Windows (e vice-versa), então dizer simplesmente que o PC é a plataforma é um equívoco, pois se fosse assim, todos os jogos e programas funcionariam no PC independente do sistema operacional que está sendo executado.
            O mesmo serve para os celulares. Um aplicativo é feito para rodar em uma plataforma específica (Android/IOS/Nokia/Windows Phone) e não em qualquer celular. Você colocar PC como plataforma é igual colocar Celulares como plataforma.

          5. Cara um PC primeiramente é composto por processador, memória, placa mãe e placa de vídeo.

            Todas elas com suas respectivas empresas.

            Há várias empresas que investem na plataforma PC, seja via software ou via hardware. PC é independente. Querer transformar uma empresa dona de uma plataforma que não é composta apenas de um Sistema Operacional é sim um equívoco.

            Afinal de contas, quem é que fabrica os PCs?

          6. Mas eu não disse que o PC tem que ter um dono, longe disso. A discussão aqui é o que é uma plataforma. Uma plataforma é um ambiente onde um programa/jogo é executado, no caso, os sistemas operacionais. Para você é o hardware (PC é a plataforma, celular é uma plataforma).

            Você não faz um programa para funcionar no PC, você faz para funcionar no sistema operacional que está no PC. Um PC com Linux não é a plataforma que os jogos da Microsoft roda, pois a plataforma da MS é um PC com o Windows 10. Você está se pegando muito com o hardware.

            Veja esse link que fala o que é uma plataforma:
            https://pt.wikipedia.org/wiki/Plataforma_(computa%C3%A7%C3%A3o)

          7. Meu caro, um computador com Windows e Linux instalado será uma mesma plataforma com dois sistemas operacionais instalados.

            Windows é apenas um sistema cara. Gente gente!

          8. Windows 10, Linux, Ubuntu. São todos sistemas operacionais cara.

            A plataforma feita para jogos é sim o computador. Seus componentes estarão executando os jogos e transmitindo as imagens.

            É o que estou tentando te dizer. Acha mesmo que um PC com dois sistemas operacionais instalados será duas plataformas diferentes? Claro que não. É apenas um único PC com mais de um sistema operacional

            E outra, quando vão anunciar as plataformas de um certo jogo no final do trailer aparece lá de todo tamanho. STEAM!!! Ou se não PC gamer (com o seu ícone lá).

          9. Computadores foram feitos para executar programas e, um jogo é nada mais nada menos que um programa. Você aprende isso nas aulas de computação.

            Se tiver um PC com dois sistemas operacionais, sim, são 2 plataformas diferentes. Um jogo que funciona no Linux não funciona no Windows e vice-versa. Procura no dicionário o significado da palavra “Plataforma”, em nenhum dicionário vai dizer que plataforma é um PC.

            Como eu já te disse, plataforma é o ambiente que permite que alguma coisa funcione nele. Por exemplo, o .Net é a plataforma de programação da Microsoft (segundo a própria Microsoft). O Azure é a plataforma da Microsoft para soluções na nuvem. Está na dúvida? Entra no site da própria Microsoft e está no primeiro parágrafo:
            https://azure.microsoft.com/pt-br/

            E trabalho em uma multinacional e, nos projetos de TI aqui na empresa, sempre que falamos de plataforma estamos falando de ambientes para rodar algo, pode ser um sistema operacional, ERP, um portal na web, etc.

            Se um jogo precisar do Steam pra ser jogado, pode mencionar o Steam como plataforma sem problemas. Plataforma é muito mais do que um hardware.

          10. Computadores existem muito antes do Windows existir cara.

            Não adianta. Se fossem considerada plataforma pelas desenvolvedoras. Elas teriam que mencioná-las no anúncio de seus jogos através dos trailers. Ficando:

            “PS4, Xbox One, Microsoft Windows, Linux” etc etc

            O que não ocorre. Ou é mencionado a Steam out o próprio PC.

          11. Sim, é mais fácil de colocar na caixa. Até porque quando fala que é pra PC já é normal colocar as especificações técnicas e lá é mencionado o sistema operacional. Antigamente vinha escrito dessa forma que você falou, fora que PC é quase que sinônimo de Windows.

            Dá uma olhada no Wikipedia no jogo Crysis, lá diz “Plataformas: Windows, Xbox 360, PS3). Está no lado direito:

            https://pt.wikipedia.org/wiki/Crysis

          12. Disso aí eu sei que mencionam os sistemas Windows, Linux etc etc.

            Mas não tem nada haver não. Bastasse colocar o iconizinho do Windows lá com o nome Windows. Ficando assim:

            PS4, Xbox One e Windows.

            Acho que se consideram sistemas operacionais como plataformas. Deveriam mencioná-las em seus anúncios de jogos nos trailers.

            Como eu sempre digo. Falou plataformas de jogos vem na cabeça do povo.

            Nintendo, PlayStation, Xbox One e PC.

          13. Mas eu não disse que o PC tem que ter um dono, longe disso. A discussão aqui é o que é uma plataforma. Uma plataforma é um ambiente onde um programa/jogo é executado, no caso, os sistemas operacionais. Para você é o hardware (PC é a plataforma, celular é uma plataforma).

            Você não faz um programa para funcionar no PC, você faz para funcionar no sistema operacional que está no PC. Um PC com Linux não é a plataforma que os jogos da Microsoft roda, pois a plataforma da MS é um PC com o Windows 10. Você está se pegando muito com o hardware.

            Veja esse link que fala o que é uma plataforma:
            https://pt.wikipedia.org/wiki/Plataforma_(computa%C3%A7%C3%A3o)

          14. Contraditório ja q vc disse q play anywhere perde a exclusividade, sendo q ambos sao da plataforma xbox mesmo no pc. Dentro do pc a plataforma xbox. Mas pra mim se o jogo for PUBLICADO ou REPUBLICADO em outro aparelho, ele é multiplataforma sim, como zelda. Eu não preciso de um switch pra jogar o game (nao falo de emulador). Já ps now não conta pq os jogos nao são publicados no pc, continuam exclusivos, vc só recebe o video do jogo no pc via streaming. Nao existe isso de exclusivo da nintendo, da ms, existe exclusivo do videogame x ou y. Se saiu em 2 vgs, não é mais exclusivo. Incluindo zelda 1 q saiu em diversos videogames da nintendo, portanto é um game multiplataforma faz tempo. God of war 3 tb, com seu remaster no ps4. Só é exclusivo se vc necessita de um conaole em particular pra jogar, como spider man. Ja gears 4 não é exclusivo do xbox one, pq eu não preciso comprar um pra jogar.

          15. Esses jogos são exclusivos da Nintendo, Microsoft e Playstation. Mas não de uma plataforma específica.

            Para jogar esses jogos que você citou do Nintendo será necessário um dos consoles da mesma.

            Para jogar os de PlayStation idem

            E os da Microsoft é um Xbox One Ou um PC que tenha o Windows 10 instalado. E mesmo assim é apenas no Windows 10, em outras versões não.

          16. Kkkkk vc se atrapalha todo. Steam é uma plataforma unica porque precisa logar pra jogar os jogos dela, mas Windows não é uma unica mesmo precisando usar Windows 10 e a plataforma Xbox para jogar no PlayAnywhere

    1. Steam não e plataforma amigo, Steam e uma loja, plataforma que roda steam decentemente e windows logo tudo e microsoft/xbox, por sinal bem vindo a familia Microsoft !!!!

      1. Errado coleguinha.

        1. Steam não é uma loja. É uma comunidade que possui uma loja.

        2. PC é uma plataforma independente. Windows é só um sistema operacional sendo rodado em um PC (que existem muito antes do Windows existir).

        3. O sistema operacional Windows roda numa plataforma independente que não é da Microsoft, pois o mesmo não tem dono.

        O computador em si existe muito antes do Windows pensar em existir. É uma plataforma que pode rodar mais de um sistema operacional.

        1. ???? , Cara se não tem windows acabou as API graficas para rodar os maiores jogos hoje são todas da microsoft, proprietárias, a maioria dos jogos feitos para PC e consoles usa APIs Microsoft, se não existir Windows a steam vai rodar aonde ?? Vc sabia que PC e XBOX são a mesma coisa ou não?

          1. O fato do sistema operacional da Microsoft ser o mais utilizado não a torna dona da plataforma.

            Apenas a torna uma empresa competente que soube aproveitar a oportunidade.

            A plataforma computador nunca teve dono. Sempre foi considerada uma plataforma independente. É uma outra plataforma.

            Xbox e PC não são considerados a mesma coisa, amigo.

            Steam roda até em Linux e MacOS.

            E existem outras APIs de jogos como o Vulkan que foi utilizada em jogos como DOOM.

            E jogos com as APIs da Microsoft rodam em outros sistemas operacionais sem ser o Windows.

            Linux é um grande exemplo com Rise of the Tomb Raider e tantos outros.

          2. Sim mas em questão de poder de mercado, Linux e MacOs não representam nada para Steam, entendo o que falou, a Microsoft não e dona do PC isso claro que não,

            mas a questão e que sem windows não existe Games em PC de forma relevante e isso não vai mudar.. eu mesmo uso Linux e ate achei que ia evoluir os jogos no Linux mas esta a mais de 10 anos de promessas e nada…
            SteamBOX foi um fracasso, STEAMOS ninguem usa , o importante não e onde vc joga e sim pra que empresa estamos contribuindo… Independente da plataforma que vc for jogar hj quase que inevitável a MS ganhar sua fatia

          3. Compreendo seu ponto de vista.

            Mas a Microsoft não lucra com os jogos da Steam, Origin, Battle.net (da Blizzard), Uplay etc etc.

            A Microsoft havia abandonado a plataforma PC Gaming anos atrás e se não me falha a memória o Don Mattrick queria acabar com a plataforma PC.

            Gabe Newell com a Valve mostrou que a plataforma PC tinha futuro. Confiou na plataforma e fez ela ser o que é hoje.

            A Microsoft após ver como a plataforma PC Gaming Gera muito lucro. Resolveu voltar para a plataforma trazendo o play anywhere e sua loja do Windows 8.1/10 para poder lucrar no mercado da plataforma PC Gaming.

            Eu sempre disse que o play anywhere nunca foi trago para o PC por caridade da Microsoft. Óbvio que é algo excelente. Mas ela o trouxe para visar lucro depois de ver como a plataforma PC gera $$$ (coisa que toda empresa visa).

            Se fosse pro PC ter algum dono. Nada mais justo que ser a Valve pelo seu histórico na plataforma e tudo o que ela fez

            Quem sabe do histórico dela na plataforma sabe do que estou falando.

          4. Compreendo seu ponto de vista.

            Mas a Microsoft não lucra com os jogos da Steam, Origin, Battle.net (da Blizzard), Uplay etc etc.

            A Microsoft havia abandonado a plataforma PC Gaming anos atrás e se não me falha a memória o Don Mattrick queria acabar com a plataforma PC.

            Gabe Newell com a Valve mostrou que a plataforma PC tinha futuro. Confiou na plataforma e fez ela ser o que é hoje.

            A Microsoft após ver como a plataforma PC Gaming gera muito lucro. Resolveu voltar para a plataforma trazendo o play anywhere e sua loja do Windows 8.1/10 para poder lucrar no mercado da plataforma PC Gaming.

            Eu sempre disse que o play anywhere nunca foi trago para o PC por caridade da Microsoft. Óbvio que é algo excelente. Mas ela o trouxe para visar lucro depois de ver como a plataforma PC Gaming gera $$$ (coisa que toda empresa visa).

            Se fosse pro PC ter algum dono. Nada mais justo que ser a Valve pelo seu histórico na plataforma e tudo o que ela fez .

            Quem sabe do histórico dela na plataforma sabe do que estou falando.

          5. Outra que fez o mesmo que a Microsoft foi a Sony com o PS Now no PC.

            Não achem que ela fez isso por bondade. Foi por ter visto, assim como a Microsoft, que a plataforma PC Gaming gera absurdos em $$$.

          6. “Se fosse pro PC ter algum dono. Nada mais justo que ser a Valve pelo seu histórico na plataforma e tudo o que ela fez”.

            Não concordo com essa sua afirmação acima. Um sistema operacional que faz com que os jogos RODEM não pode ser menos relevante do que uma empresa que tem uma loja/comunidade.

            Se vc olhar o histórico do que a Microsoft faz em suporte aos jogos vai ver que o histórico dela também é extremanete relevante. Eu sou da época do DirectX 3 e, toda vez que a Microsoft lançava um DirectX novo tinha uma evolução nos gráficos dos jogos. O jogo roda no sistema operacional (Windows, Linux, etc) e não na Steam.

          7. Um jogo feito para o Windows/Linux/Mac OS funciona sem a Steam. Não sei se você sabe disso, faz um teste aí. Um jogo para rodar no PC não depende da Steam.

          8. É ela quem publica os jogos. Se não existisse Steam, Origin, Uplay, Blizzard os jogos não estariam no PC. Até mesmo os jogos piratas são pirateados através dos jogos originais na Steam e cia.

          9. Então ela é uma publicadora/distribuidora, não uma plataforma para que o jogo funcione. Se o jogo estiver em mídia física, é só comprar, instalar e jogar. Eu mesmo quando jogava no PC não tinha Steam. Jogava CS, Civilization, Warcraft, GTR 2, Fligh Simulator, SimCity, Tomb Rider, dentre outros.

          10. Cara… Hoje em dia praticamente não existe mídia física para jogos de PC. Os poucos que existem como Street Fighter V, GTA V e Overwatch precisam da Steam, Battle.net e Social club para serem jogados.

            A maioria dos jogos mídia física do PC hoje em dia são de jogos pirateados da Steam e companhia.

          11. Bom aí eu não sei. Não jogo no PC já faz uns 6 anos. Mas realmente eu vejo poucos jogos pra PC em lojas de varejo. Então a Steam conseguiu ser quase que uma “vendedora/distribuidora” oficial dos jogos do PC. Parabéns a ela!

          12. É o que estou tentando dizer pro pessoal. O que a Valve fez pela plataforma PC é de tirar o chapéu e aplaudir.

            PC sempre foi uma plataforma independente.

          13. Entendi, então alguns jogos precisam do sistema operacional X com o programa Steam instalado. Agora entendi o seu ponto. Finalmente entramos em um consenso (o que é difícil quando se discute com fanboy…rs)

          14. Exatamente! PC é uma plataforma independente que pode rodar até dois sistemas operacionais juntos na mesma máquina.

            O único jogo mídia física de PC que eu sei que não precisa da Steam é o GTA V porque ele usa o programa da própria Rockstar pra funcionar e rodar, o Social Club e o Overwatch que usa o Battle.net da Blizzard.

          15. Se ela não existisse, outra o faria, melhor, pior, mas o faria.
            Sem esta de se não existisse nem existiria.

          16. Windows é o mais utilizado mas não é o unico. Inclusive o MacOs e o Linux são mais rápidos no acesso ao opengl. E pc e Xbox não são a mesma coisa. São produtos diferentes com finalidades diferentes e sistemas operacionais diferentes.

        2. Um jogo é feito pra rodar em um sistema operacional e não na loja/comunidade que vende/fala de jogos. O sistema operacional pode ser considerado uma pataforma. Da mesma maneira com o sistema operacional de celulares Android, não importa qual hardware/marca que está dentro da caixa, se o jogo roda no Android versão x então roda (claro que respeitando os requisitos mínimos de hardware).

          1. Sistema operacional é apenas um sistema cara.

            Computador é a plataforma, que inclusive existe muito antes do Windows pensar em existir.

            O computador em si existe bem antes até mesmos da Microsoft ser fundada.

            Computador roda mais de um sistema operacional.

            Vai me dizer que um PC com Linux e outro com Windows são plataformas diferentes, sendo que ambos estão sendo executados pelo mesmo PC?

            Há a possibilidade de instalar dois sistemas operacionais no mesmo PC. Não sei como se faz, mas sei que é possível.

          2. O que ele ta explicando é que o jogo é codificado para rodar no SO e não no hardware do PC em si, até por que esse conceito é bem “abstrato”, xbox e ps4 podem ser considerados PC’s dependendo do que se considere. Tanto que o xbox roda um kernel do windows (rodava acho que mudou hoje), paralelo a um kernel do xbox, é um exemplo bem simplificado.

          3. Eu frago disso, mas não torna o sistema a plataforma. Um PC com mais de um Sistema Operacional instalado continua sendo uma única plataforma com dois sistemas.

          4. Eu não entendi seu conceito de plataforma. Se for hardware ai lascou, pois, hoje em dia só existe uma então, já que xbox, pc, ps4 e acho que swtich usam a mesma arquitetura dos pcs X86. Ou tu considera plataforma a empresa? EU não entendi.

          5. Considero plataforma onde se é jogado o jogo.

            Não se fala: PS4, xbox One e Microsoft Windows.

            Ou PS4, Xbox One e Linux.

            Se fala: PS4, Xbox One e PC. Até mais hora de anunciarem as plataformas dos jogos pelos trailers é mostrado assim.

          6. Sistema operacional não é considerado plataforma, ele é um sistema operacional que recebe plataformas… como por exemplo servidores de aplicação.

        3. Amigo, tu fez mais bagunça do que respondeu! PC não é plataforma, se vc for pesquisar um jogo por exemplo no google que tenha pra PC, Xbox e ps4, vai aparecer o seguinte; plataforma: ps4, Xbox e Windows… Linux e Mac se for o caso pq elas também são plataformas. No caso de consoles aparecem o nome deles pelo fato deles rodar apenas o sistema operacional do fabricante, o PC e diferente por ter essa opção de poder ter outras plataformas na mesma máquina.

          1. PC é uma plataforma cara que inclusive pode rodar mais de um sistema operacional na mesma máquina.

            Confundir S.O com plataforma é muito equivocado.

            E outra quando sai trailer de um jogo novo, aparece lá de todo tamanho no fim do trailer

            PS4, Xbox One e STEAM.

            Aqui está um de exemplo. Ao fim do trailer você verá lá de todo tamanho as plataformas de jogos. Fala pra mim se fala “MICROSOFT WINDOWS” lá.

            https://m.youtube.com/watch?v=frB6juW6wa4

          2. O sistema operacional é a plataforma que um jogo/programa roda.
            O jogo é desenvolvido para rodar em um sistema operacional, seja Windows, Linux, Mac, Android, IOS, etc. Não inventa.

            A Steam é uma ótima comunidade e uma boa loja, mas não é necessária para rodar um jogo. Os jogos funcionam sem que o programa Steam esteja instalado. Faça um teste aí.

          3. Não funciona cara. É necessário a Steam aberta para rodar o jogo que você comprou nela. O mesmo vale para todas as outras.

            Quem está inventando é você mesmo. Ao tentar executar um jogo sem a steam aberta, a primeira coisa que irá pedir é acesso a sua steam antes de abrir o jogo.

            Querer defender a todo custo que um Sistema Operacional é uma plataforma é um grande equívoco. Sendo que podemos instalar até dois sistemas no mesmo computador.

            https://www.youtube.com/watch?v=-3YnsQ5-qjw

          4. Mas se você comprou o jogo digital você precisa da Steam para validar o jogo quando você abrir. Isso é óbvio. Agora, se você instalar o jogo pela mídia física o jogo vai funcionar. O mesmo serve para o Game Pass, que de tempos em tempos, ele valida para saber se você ainda é assintante (se eu não me engano uma validação do Game Pass vale 1 mês, assim vc pode jogar com o console offline).

          5. Mas o que a Steam tem a ver com a execução do jogo se você comprou a mídia física? Talvez seja pra jogar o on-line nos servidores da Steam, aí faz sentido.
            Ps: Aqui no trabalho não entra o YouTube.

          6. A mídia física é só para instalar o jogo sem precisar baixá-lo pela Steam. Por isso você tem que ativá-lo lá na Steam.

            E pra quem é colecionador também.

            Creio que o único jogo mídia física para PC que não requer a Steam para jogar é o GTA V que usa o programa da própria Rockstar, o Social Club.

            Aqui está a mídia física do jogo

            https://www.youtube.com/watch?v=PUYFhaL46sM

          7. cara, acorda, ninguem fica reinventando a roda o tempo todo… o jogo utiliza a steam, pq utiliza bibliotecas da steam pra executar…. qualquer funcionalidade poderia causar essa dependência foi uma escolha do desenvolvedor utilizar a steam como plataforma. ele poderia ter feito utilizando somente o ambiente do windows, mas por algum motivo viu vantagens em utilizar o ambiente da steam, que tem todo o suporte do ambiente provido pelo sistema operacional + as funcionalidades providas pelo ambiente da steam.

          8. Fala isso pra o piratex que baixa jogo da steam no piratebay e não precisa nem ter o Steam instalado pra rodar. Voce nao conhece a propria plataforma

          9. Já que gosta tanto de “estudar” deveria saber que esses jogos pirateados no piratebay são crackeados diretamente dos jogos da Steam, Origin, Uplay e cia.

            Em outras palavras se não existisse steam, Origin etc etc

            Jogo pirata não existiria. Iriam crackear o jogo de onde?

            Tanto é que se você baixar um jogo pirata da EA Games o jogo virá cravkeado dentro da pasta Origin. O mesmo vale pra Steam. Alguns jogos vem crackeados em pastas com nome “steamapps”

            É cada gênio! E ainda manda um “Você não conhece a própria plataforma”.

          10. Geralmente neste caso, o cráck possui embutido em seu código uma cópia seguida das modificações para o que seria comunicado via plataforma steam. seja comunicado pela sua própria implementação. logo esse “ajuste” não interfere no fato de que a steam é sim uma plataforma.

          11. Se PC fosse plataforma todos os jogos disponiveis no Windows estariam disponiveis no Linux e MAC.

          12. Pra não perder mais tempo tentando explicar. Só vou dar um ctrl + c e ctrl + v do comentário do colega acima.

            “Amigo, acho que vc está misturando os conceitos…. sim a Steam é uma plataforma. e sim jogos distribuidos pela Steam, vc precisa da Steam inicializada para executar o game. mesmo que o game seja projetado para um determinado sistema operacional. Toda plataforma é executada dentro de um sistema operacional. não existe plataforma sem um sistema. um game desenvolvido para PC como o GTR² que na capa indica que é para PC, e que depois vc olha nos requisitos e ve que tem windows… nada mais é do que um requisito de sistema operacional… se este game fosse distribuido pela steam, vc teria o sistema operacional com a plataforma Steam instalado. O pc é uma plataforma aberta que trabalha com diversos sistemas operacionais, diferente de plataformas como xbox, playstation e demais consoles, que são plataformas e possuem seus respectivos sistemas operacionais. Como estes sistemas não permitem que o usuário escolha o sistema operacional, essa informação é omitida na embalagem. E como vc mesmo falou e como está descrito nas caixas dos games… O Windows não é uma plataforma, ele é um sistema operacional, tal qual o linux, macOs, unix, dos e etc…
            e como sistema operacional, ele pode prover um ambiente para os games sim! mas também pode receber plataformas como a Steam que criam seu próprio ambiente dentro do sistema operacional para execução dos games. por isso você precisa da steam aberta para executar os games desta plataforma.”

          13. Canso de ver gente jogando pirata sem sequer ter o Steam instalado. O verdadeiro requisito é o Windows, Steam é só pra ligar nos servers deles. Você é mais que contraditório, Steam é plataforma mas Xbox no windows não é Xbox.

          14. E você acha que esses jogos piratas são pirateados de onde gênio?

            Ainda sim, jogos pirateados da origin pedem acesso a sua conta da mesma. Digo isso porque já joguei jogos que foram pirateados dela antes de comprar.

            E se você abrir a pasta desses jogos piratas você verá que na pasta possui arquivos da Steam junto do crack pra crackear o jogo.

          15. Claro que possui. Foi baixado na loja da steam, mas continua não precisando dela. Mas experimenta tentar rodar em um Mac…

          16. E o que seria a pirataria, se não uma alteração no código fonte, isso não quer dizer que ele não esteja utilizando as bibliotecas da plataforma steam para ser executado, isso pode ocorrer de forma transparente, de modo que o usuário não veja. independente de como o crack funcione seu objetivo continuaria a ser uma alteração no código fonte para seguir burlando os processos de autenticação do sistema. isso não quer dizer que não acesse tais bibliotecas ou que não emule ou simule algo relacionado ao ambiente da steam.

        1. Steam não é uma plataforma que o jogo precisa para funcionar. O jogo não foi feito para rodar no Steam, mas sim em um sistema operacional. PC hoje em dia é quase que sinônimo de Windows (já que 90% dos PCs tem Windows), mas é claro que não é.

          Eu já vi jogos que diz que foi feito pra PC, aí vc vai ver os detalhes, e só funciona no Windows. Um exemplo é o GTR 2 (simulador de corrida) que na capa está informando que é para PC, aí vc vai ver os detalhes e só funciona no Windows.

          Aliás, um sistema operacional é considerado uma plataforma, pois é o ambiente que o programa funciona independente do hardware que está na caixa (óbvio respeitando os requisitos mínimos).

          1. Amigo, acho que vc está misturando os conceitos…. sim a Steam é uma plataforma. e sim jogos distribuidos pela Steam, vc precisa da Steam inicializada para executar o game. mesmo que o game seja projetado para um determinado sistema operacional. Toda plataforma é executada dentro de um sistema operacional. não existe plataforma sem um sistema. um game desenvolvido para PC como o GTR² que na capa indica que é para PC, e que depois vc olha nos requisitos e ve que tem windows… nada mais é do que um requisito de sistema operacional… se este game fosse distribuido pela steam, vc teria o sistema operacional com a plataforma Steam instalado. O pc é uma plataforma aberta que trabalha com diversos sistemas operacionais, diferente de plataformas como xbox, playstation e demais consoles, que são plataformas e possuem seus respectivos sistemas operacionais. Como estes sistemas não permitem que o usuário escolha o sistema operacional, essa informação é omitida na embalagem. E como vc mesmo falou e como está descrito nas caixas dos games… O Windows não é uma plataforma, ele é um sistema operacional, tal qual o linux, macOs, unix, dos e etc…
            e como sistema operacional, ele pode prover um ambiente para os games sim! mas também pode receber plataformas como a Steam que criam seu próprio ambiente dentro do sistema operacional para execução dos games. por isso você precisa da steam aberta para executar os games desta plataforma.

          2. Caraca.. Você explicou muito melhor do que eu com apenas um comentário. Acho que vou começar a usar o seu comentário na hora de explicar isso para os outros. Não precisarei fazer mil comentários e as pessoas entenderão melhor.

          3. Plataforma é um lugar que promove o ambiente necessário para que alguma coisa funcione nele. Pode ser a Steam, pode ser o sistema operacional, pode ser qualquer coisa (inclusive fora do ramo de games/informática) que gere o ambiente necessário para algo.

            Eu acho que é você que está misturando os conceitos. Plataforma vai além do mundo dos games.

          4. Logo. Como vc mesmo falou nesta resposta. Steam é uma plataforma. Respeitando assim a definição de plataforma para área de tecnologia. “base composta por hardware, físico ou virtual, pelo sistema operacional, e por aplicações que são a base para o desenvolvimento de novas aplicações”

          5. nunca fiz alguma restrição sobre o conceito de plataforma, que bom que com este comentário, vc demostrou conhecimento e já entender que a steam é uma plataforma.

          1. como o pc é uma plataforma aberta, posso instalar o SteamOS (sistema operacional da steam), como também o windows, linux e qualquer outra distribuição.

          2. Sim instala o windows, pois qualquer plataforma depende de um sistema operacional. Você também pode instalar o SteamOs. (sistema operacional da steam que foi até descontintuado) que já tem a plataforma steam (games) embarcada.

            Não confunda o conceito do sistema operacional com o de plataforma são diferentes o de plataforma está associado ao desenvolvimento do software para um determinado sistema operacional.

  1. Falam tanto de exclusivos… 20 amigos meus tem PS4 tem os exclusivos, mas só jogam FIfA kkkkkkk. Vai entender. Agora a comunidade Xone possuem poucos exclusivos, mas são incompatíveis nossos jogos.

  2. Na minha opinião Windows club, Aparentemente, isso é apenas uma exclusividade temporária, e é bem comum que não tais jogos não percam a exclusividade para o Xbox One não. Na minha opinião. Ok Windows club.

  3. A sony foi esperta de liberar o crossplay em fortnite. Não afeta ela em nada e o povo calou a boca. Ela não vai mais liberar crossplay em nenhum outro jogo e mesmo em fortnite vc não pode fazer um grupo com gente de outro vg, vc só pode encontrar outros grupos de outros vgs no mapa. Então continua sem poder jogar coop com o amigo.
    Isso vale pra todas as versões. Esse crossplay foi pra enganar trouxas
    E a ms achou q iria lucrar com isso, lol

    1. Ae Rodrigo até concordo com vc em partes pode ter sido um cala boca pra muitos essa jogada da Sony…
      Mas no meu ver essa jogadinha aí foi pra eles testarem o ambiente pra ver se funciona e como funciona…
      Acho que eles não liberarão mais crossplay no PS4, mas com a vinda do ps5 pode acontecer…

      1. Eu acho muita burrice brigar contra o crossplay, tenho amigos que jogam tanto xbox como ps4, ia ser demais um rainbow six siege ou battlefield com todo mundo podendo jogar junto.

      1. Isto é uma lenda baseada em um acontecimento verdadeiro a alguns anos atrás, quando foi hackeada. A PSN esta estável e não me lembro a última vez que queria jogar e estava off.

    2. Foi esperta sim, concordo.E também duvido que vá fazer em jogos tipo Fifa, BF etc. Fifa o PS vende quase 4x mais que o xbox (não é normal uma diferença tão grande, acho que pelo tipo do jogo e xbox ser americano e eles preferirem outros esportes) e a sony não vai entregar isto de bandeja pra MS.
      Mas, eu acho que dá pra fazer grupo com amigo sim, de outro video-game, usando o recurso do jogo, não a party. Eu não jogo isto, mas, um dia destes vi meu filho jogando com um amigo que tem Nintendo.

  4. Essa negócio de exclusivo acho que quem perde somos nós consumidores, sem todos que gosta de jogar pode ter os dois consoles aí perde de jogar muitos jogos bons que ficou exclusivo no outro console…
    Ai nós que gostamos de jogar somos quem saímos perdendo com isso.
    Já tive oportunidade de jogar no atari, no mega drive, no master system, no super Nintendo, no Sega Saturn, e até gameboys, que eram consoles acessíveis, dava pra gastar um pouco mais e ter eles em casa…
    Hoje é uma facada do caramba um console aí vc parte prós jogos outra facada tbm, aí fica difícil vc tem um console imagina dois, foda isso

    1. Mesmo sendo em primeira pessoa, o jogo é bom sim, e muito bonito tbm, lembra muito um jogo de sobrevivência, e a história é até boa…difícil talvez mas ainda sim eu recomendo

  5. Cara ainda bem que jogo no PC. Ver os caras do Xbox mendigando um jogo indie enquanto o tio bill acumula seus bilhões graças ao fanatismo religamer dos caixistas chega a dar pena. Os clientes do Xbox parecem os petistas se entregam de corpo e alma a quem não dá a menor importância há eles e quando da lança alguma migalha e eles agradecem. Se é loco….

    1. Qual seu problema com jogo indie?

      Já jogou The Long Dark no PC. Está no meu top 5 de todos os tempos. Entre os 3 primeiros que mais curti na vida, para ser exato.

      Estou ansioso pelo terceiro episódio que vem em dezembro agora, parece.

      Layers Of Fear também é indie, acho eu. Estou iniciando e curtindo demais.

      Muitos jogos indies são bem melhores que jogos badalados. Esse aí Forest está na minha lista da Steam de interesse.

    2. Ori, CupHead, OverCooked são todos indies e são melhores do que muitos AAA que tem por aí. Você está mais preocupado com quanto o orçamento do jogo do que com a diversão e/ou desafio que ele propõe.

      – O melhor console da atualidade é da Microsoft e isso está longe de ser uma migalha. Xbox Game Pass tem um excelente custo/benefício para jogar jogos AAA e a migalha nesse serviço é só no preço porque os jogos são excelentes.
      – Melhor serviço on-line não é migalha.
      – Compra de 5 estúdios não me parece ser o perfil de uma empresa que só oferece migalhas.
      – Forza, Quantum Break, série Halo, Ryse of Rome, etc. não me parece que ser de uma empresa que só oferece migalhas.
      – Etc, etc, etc…

      Na boa, vc é só mais um na internet que fala do Xbox sem conhecer o console.

  6. Esse jogo está na minha lista de interesse da Steam, já ativei lá. Quando acabar uns aqui que já comprei e tiver uma promoção, estou pegando. É o típico jogo que tem CARA de me agradar.

    Estou iniciando Layers Of Fear. Parece bem bom.

    E aguardando ansiosamente o terceiro episódio de The Long Dark. Em dezembro está prometido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *