Trump, novo presidente dos EUA, tomou decisões que encarecerão Xbox, iPhone e muito mais

donald-trump

O mundo acordou com o pé atrás, com bolsas em forte queda e toda uma insegurança oriunda da confirmação de que Donald Trump como o presidente dos Estados Unidos.

A sua vitória também deve trazer impactos diretos para o mercado de tecnologia pessoal, já que o republicano disse que obrigaria as empresas americanas a repatriar suas linhas de produção. Lógico que a Microsoft e a Apple estão inclusas.

Nós vamos fazer a Apple construir os seus ‘malditos’ computadores e coisas neste país, em vez de outros países”, afirmou Trump no início de 2016. “A Apple e todas estas grandes empresas terão de fazer seus produtos nos Estados Unidos e não na China ou Vietnã.”

O professor Jason Dedrick, da Syracuse University, afirmou à Wired que a Apple além de terceirizar sua produção a um único fornecedor em um único país, ela conta com uma ampla e complexa cadeia de fornecimento para elaborar um iPhone. Tudo esse procedimento consegue abater aproximadamente 60% do valor de cada smartphone vendido.

Produtos como Xbox One, que geram empregos, são produzidos aqui no Brasil e exportados para a América Latina. Se Trump cumprir o prometido, isso também pode mudar.

Mais problemático que a “falta de patriotismo”, o impedimento de produzir fora dos Estados Unidos seria logisticamente impossível para as empresas, que aproveitam a mão de obra barata de outros locais para reduzir os preços de seus produtos.

Na prática, não dá para levar Trump a sério, mas veremos se ele pode provocar um colapso na economia global.

Em 2015, Trump citou o Brasil ao listar países que, segundo ele, tiram vantagem dos Estados Unidos através de práticas comerciais que ele considera injustas. A balança comercial entre os dois países, porém, é favorável aos EUA.

109 comments on “Trump, novo presidente dos EUA, tomou decisões que encarecerão Xbox, iPhone e muito mais

  1. Olha o preço por sermos EUA dependência.
    O mundo tem que ser mais independente dos EUA.
    Tudo gira em volta desse país que se em algum momento ruir, o mundo cai junto.
    Se bem que a China está cagando e andando para os EUA.

    1. Do jeito que esse cara se mostra arrogante e prepotente como dizem, estamos perto da 3ª guerra mundial!
      Imagina aquele carinha da Rússia falando gracinha e o Trompa mandando bomba, e a Rússia mandando de volta…

    2. Para o mundo ser independente, deve mudar, inventar uma nova política economia.
      Socialismo, comunismo, capitalismo seria então formas de fazer políticas falida.
      Mas isto é impossível, dentro destas formas de politicas o capitalismos é que deu certo, e manda quem produz mais ou enriquece mais no caso de hoje, EUA.
      Bolsonaro está com umas estratégias bem legais, parceria com EUA e Israel, vale a pena conferir o trabalho dele, me surpreendeu.
      O PT fez acordo com Cuba, Venezuela entre outros países sem importância para um país como nosso, e ainda financiou sem ter dinheiro em caixa, isto foi uma das causas do pais se encontrar no estado que esta.

          1. Vou guardar bem este Post seu… Voltamos a falar em 2020. Se bem que duvido muito que estará disposto a assumir o que está escrito aqui.

          1. Ele é muito fraco como parlamentar, ganha ha mais de 25 anos pra influenciar pouco na sociedade como retorno

          2. Nenhum meu amigo. O sistema político brasileiro é podre. Tão podre que se Jesus Cristo se candidatasse haveria de fazer coligações, alianças políticas com o “casta” de políticos profissionais que dominam há décadas.
            Tudo isto para garantir uma campanha milionária, onde um marqueteiro vai vender uma imagem de um político como se fosse mercadoria. Vai garantir também que ele possa ter o tempo maior de propaganda eleitoral.
            Acha mesmo democrático, um partido ter mais tempo de exposição que outro?
            Pesquise sobre as campanhas eleitorais vencidas por Kassab, Haddad e agora o Dória… Saíram dos 2% de intenção de voto e após a campanha eleitoral ganharam a prefeitura. Milagre? Não! Trabalho de marketing em um jogo de cartas marcadas.

          3. A solução seria uma reforma politica de verdade. Onde as regras para a escolha dos cargos do executivo, legislativo e judiciário mudassem para uma forma mais justa.
            Fim do voto obrigatório.
            Fim das coligações politicas.
            Financiamento publico das campanhas (Os partidos teriam o mesmo valor para gastar nas campanhas politicas)

            Mas como fazer uma mudança desse porte, se isso depende da vontade dos nossos governantes?

          4. Não meu amigo… Esqueci mais uma coisa: Política não pode ser carreira! O Bolsonaro está há mais de 25 anos ocupando cargo político e como de praxe está deixando filhos e parentes nos cargos públicos, seja diretamente pagando toda a campanha no sistema corrupto ou nomenando como fez com o irmão.
            Discurso é uma coisa… Prática é outra diferente.

        1. se analisar os parâmetros do governo socialista político-econômico pré-guerra de Hitler. pode perceber que ele começou um bem absurdo no pais. mas descambou para as asneiras fascistas da época. recebeu uma bolada do capitalismo para segurar a ussr. mas fez “merda”.

          1. Bolsonaro deve muito ao Psol e vice versa.

            Duvido que muitos aqui saberiam de sua existência no parlamento sem esse conflito direto.

            Bolsonaro não rebatará as eleições de 2018, mas é bem provável que seja um forte concorrente em 2022.

            Nas urnas todo esse fervor é diluído, se fosse assim, frouxo seria eleito no Rio de Janeiro, mas (Graças a Deus) não foi bem isso que aconteceu.

          2. é… conversando com os partido ou partidário. não há como não ser a favor de suas ideias, mas a dinâmica e desenvolvimento de cada “grupo” é o que determina o melhor para a sociedade. isso em um mundo utópico.

    3. a dependência do EUA é péssima, até para os EUA.
      por isso as grandes corporações estão nos “tigres asiáticos”.
      eles tem o rigor que não temos sobre estudos e educação. diversas empresas estão investindo em países onde suas políticas e padronizações são respeitados. não podem jogar isso para o alto da noite para o dia.
      os norte americanos tem patentes internacionais. Desde a década de 50, mas a Europa tem uma grande soma de conhecimento e utilização tecnológica. a microsoft tem varias equipes portuguesas por essas patentes.
      se lembrar do piratebay que foi acusado de crime e se rachou em vários países não é muito legal para as empresas, mas acontecerá se for preciso.
      está tão ruim comprar no proprio USA que os americanos estão comprando na dx. hehehe

    4. De que adianta, já somos culturados a idolatrar os produtos americanos e menosprezar a nossa indústria nacional.

      Veja como tratamos uma Apple da vida e como tratamos uma Positivo. Não adianta reclamar disso porque já é uma questão cultural dentro de nosso país! Preferimos o que é de fora e temos síndrome de vira-lata com nosso próprio mercado e produtos justamente por conta disso, e não digo somente na área tecnológica.

      Uma pequena empresa do Ceará fez um tablet low-end que rodava uma versão 4.0 do Android, e queria vendê-lo por R$ 199,00. Sabe o que disseram dessa pobre coitada? Nossa, eu acho que falavam melhor dos produtos paraguaios e Chineses.

      1. Comprei um Positivo AIO daqueles mais caros um pouco que uso no trabalho.
        Estou gosatando. Tem o Windows 10.
        Teve gente que achou que eu deveria comprar de uma melhor marca, mas não sou muito de aceitar opinião de alienados.
        Comprei um notebook há seis anos da Itautec que disseram a mesma coisa. Esse notebook está uma beleza até hoje.
        Da Itautec nem se fala do nome e eu feliz com minha ótima compra.
        Eu valorizo uma marca na medida do possível.

        1. Tentaram te enganar, os itautecs são muito bons, agora AIO eu não pesquisei ainda e não conheço a marca, mas o segredo é ver os componentes que integram a máquina, muitas vezes usam chips, placas e periféricos de marcas muito boas, como asus, intel. etc…

          1. Bom, está funcionando a todo vapor. Ligado ao menos 8 horas por dia, mas tem dias que chega a 10 horas. Vários programas instalados. Perfeito.

    5. E temos matéria prima para isso, preferimos exportar por um preço extremamente barato, e recomprar em forma de produto final muito mais caro e com impostos absurdos em cima.

      Mas, qual será o futuro das empresas multinacionais?
      Não acredito que depois de assumir ele consiga tal feito.

    6. Dependente dos EUA? Isso ja passou faz tempo. O mundo (Brasil incluso) deve até as cuecas a China. Até os EUA. Aliás, principalmente os EUA. É justamente por isso que ele quer implementar medidas de proteção… A dívida americana com a China é GIGANTESCA.

      1. O mercado mundial ainda gira sobre interesses dos EUA, infelizmente.
        A China tá bem danadinha, mas não é algo para se jogar todas as fichas.
        Aquela bolha pode explodir de uma hora pra outra.
        Só que o Brasil virou um merda fedida.
        Tem uma grande riqueza e não sabe aproveitar.
        É corrupção pra tudo que é canto.
        Não sobra um brasileiro realmente justo.

      1. mimimimimimi e choradeira de quem vive ou pretende viver ilegal nos EUA não vai mudar as eleições. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        me diz uma coisa: de onde vc tirou (inventou) este imposto?! use argumentos e não ajumentos por favor.

          1. mais do que sua mãe tem no cú com certeza?! kkkkk
            PS. embora as novas regras do português tenham sidos feitas para pobres, favelados e preguiçosos esquerdistas vc deveria evitar escrever pelo sem ^, fica tão feio quanto seu ajumento.

          2. Nos agradecemos o discurso do nosso palestrante, e agora ele irá se retirar. Obrigado a todos que viram o mico até o final.

          3. olha quem vem ajumentar falando de “pelos” nas axilas…algo totalmente ligado as eleições.

          4. então no seu ajumento “pelos” nas axilas define quem pode argumentar sobre política? deixa de ser retardado. vira homem porque já passou da hora.

          5. Não, significa quem já tem capacidade intelectual, ru acho que criança não entende sobre politica e vc?

          6. entendo o suficiente para perceber que esquerdistas vagabundos estão perdendo seu espaço num mundo capitalista e trabalhador.
            Exemplo:
            “Políticos da extrema direita europeia gostaram da escolha dos eleitores americanos.”
            sem mais e humilhação nível máximo.

          7. Essa regra é antiga, filhão. A regra do acento diferencial é de 1978 e não é facultativo. Môlho é errado, assim como sêco e afins.

          8. não escreve merda. pesquise retarda.
            A forma correta de escrita do nome do filamento que nasce no corpo humano ou no corpo dos animais é pelo,
            sem acento circunflexo. A palavra pêlo passou a estar errada desde a
            entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.
            https://duvidas.dicio.com.br/pelo-ou-pelo/

          9. Vc q está… Não confunda regra com acordo (que só Brasil adotou). Leia um pouco da história da língua. Verá que em 1971 (corrigindo que falei 1978) já existia a discussão. Deixa de ser inclusão que 2009 foi o acordo (que deveria ser adotado em todos países lusófono).

  2. Eu compreendi essa declaração de forma diferente, a Apple vai ter que produzir nos EUA os que venderem lá! provavelmente vai aumentar imposto de importação, oque não implicaria em grandes problemas no caso do Xbox produzido aqui.

  3. Só falta Bolsonaro 2018 para ficar perfeito. mimimimimimi e chorão ilegal nos EUA não vai mudar as eleições. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          1. Com certeza, eu quero saber quais os parâmetros utilizados para sua primeira afirmação, quais questões que foram avaliadas, caso contrario foi só achismo seu ou esquerdismo mesmo, qual não sei dizer.

          2. É pq ele não me representa. Só isso. Ta bom pra você? Ou você quer mais um motivo pra eu não o querer nem como síndico do meu prédio?

          3. Eu entendo seu ponto de vista.
            Também não acredito que o Bolsonaro represente a nós brasileiros em geral.
            Diminuir a idade penal não é solução, do que adianta diminuir se a indústria do crime vai recrutar pessoas ainda mais jovens?
            Castração química? Faz me rir. Não seria mais efetiva uma política de prevenção do estupro? Mas para isso será necessário que se diminua expressivamente o machismo, e esta longe disso.
            Posse de arma? Nem preciso falar.
            Infelizmente é provável sua vitória, até lá espero que algo aconteça e alguém realmente interessante politicamente cresça a ponto de candidatar-se a presidente, é ver para crer.

            Sobre o ponto LGBTQC é provável uma retração para nós.

            Eu acredito que política e religião não deveriam andar juntas.

          4. redução da maioridade penal, pena mais rígidas contra estupro, até a lei recém aprovada do voto com confirmação em papel que reduziria a possibilidade de fraude, posse (diferente de porte) de armas. acho que são leis interessantes.

          5. Redução é meio que um paliativo… Pena mais rígida contra que seria castração química(um cara pode enfiar um cabo de vassoura na mulher e mesmo assim vai ser estupro). Essa de confirmação de voto é interessante, mas posse de arma não é e nunca será interessante.

          6. Castração não seria a punição, seria uma opção a quem pedisse a progressão de pena. Redução não é paliativo bandido não tem idade e por exemplo com pequeno ajuste na legislação de trânsito pessoas dessa idade poderão dirigir, posse sim é importante todos tem o direito de ter uma arma dentro de sua propriedade.

          7. Rapaz, do jeito que o brasil anda acho melhor ninguém ter uma arma nao viu. Mas ok. Entendo seu ponto de vista, mas preciso parar por aqui pq, de qualquer forma eu como lgbt só vou sair perdendo, ele fazendo projetos ou não. Então é isso…

          8. Sim. Quero saber quais ele apresenta e quais ele tenta barrar… Eu até agora não vi nenhum que seja um beneficio pra população. Me diga quais…

          9. Aumentar a segurança não beneficia a população? Combater a impunidade não beneficia a população? Quer tirar mais a mão do estado sobre o mercado não beneficia a população? Querer fazer parcerias com países ricos pra trazer empresas e investimento pra cá não beneficia a população? Aplicar penas mais pesadas a estupradores não beneficia a população feminina?

            Vc anda lendo o quê? Catraca livre? Poha cara, existe a internet inteira pra vc se informar e fica de baboseira ainda?

          10. Sinceramente ele não é capaz nem de beneficiar uma mulher com uma lei que realmente preste, vc acha que ele vai beneficiar o brasil? E outra. Qualquer um pode fazer isso que vc disse, mas quero ver ele me beneficiar…

    1. Nunca digitei 13 nem em microssondas.

      Mas estou preocupado sim com os produtos da Microsoft no nosso país, e quanto esse “sonho” americano pode custar dos nossos bolsos.
      Não tenho político de estimação, penso em mim. Trump de longe é atencioso com o Brasil… e adivinhe… eu sou brasileiro e não um americano desempregado.

      Ele não disse que quer estreitar os laços com o Brasil, muito pelo contrário:

      http://veja.abril.com.br/economia/brasil-rouba-empregos-dos-eua-disse-trump-em-2015/

      1. Aí me manda um link do Veja para provar. Não obrigado. A mídia brasileira funciona igual esse blog: totalmente parcial e tentando convencer que aquilo é verdade absoluta.

        1. Você acredita que aquilo é verdade absoluta se quiser, eu particularmente, gosto da mídia Br, mas não acredito em tudo que dizem… Até porque, fica claro a preferência (em alguns casos como política) de cada site, jornal etc.

      2. O Brasil tem uma parceria com os EUA, nós somos importantes para os Norte Americanos, fique tranquilo que ao menos temos um Presidente que sabe negociar, isso é inegável!

  4. nesta questão, é só separar as empresas. vai ser criada a apple/microsoft rpc. e fim. aquele pingado que iria para o USA. vai fazer falta e o staff do drump vai ter de conversar com os empresários. não há muito o que fazer. O mundo conectado que temos, se apertar o povo sai do pais. ou então quebra. não dá pra bancar dentro dos estados unidos o custo de produção dos bens de consumo e se forem fazer isso, será 100% automatizado/robotizado.

    a Samsung já disse que pretende cortar da produção o material humano que oxida com a respiração e vai trocar o gás em que suas placas são confeccionadas para diminuir o tamanho das soldas.
    o futuro a deus pertence, mas não dá mole pro azar

  5. Geeeente, quem é quem não entendeu que essas maluquices do Trump foram desferidas com a intenção de estruturar o discurso de patriotismo? 1) Expulsar os imigrantes. 2) Construir o muro. 3) Gerar empregos para os americanos. Etc.

    É impossível esse cara ser tão idiota a esse ponto, e se fosse, dificilmente tais decisões não encontrariam comum acordo nas diversas camadas políticas, inclusive dentro da base aliada que discordou de sua candidatura ao ponto de não votar.

  6. Ele também afirmou em um discurso que iria combater mais as empresas estrangeiras, meu Deus, este cara é louco, lembrando que a maioria das tecnologias assimiladas por empresas americanas, é oriunda das empresas estrangeiras. Tirando o Software que quem comanda é a Microsoft no ramo dos computadores, se bem que o Android usa Kernel Linux e o Linus é europeu. Porém, carros mesmo, maioria das tecnologias e avanços vieram de montadoras europeias e japonesas. Auto peças, a modernidade vem mais das empresas europeias… Americanos não destacam em muita coisa, são dependentes de vários países, matéria prima, são totalmente dependentes de vários países. E além do mais, hoje o consumo chinês vem ultrapassando os americanos, daqui uns anos, a China será a bola da vez.

    1. Poisé amigo, o cara ganhou a eleição ONTEM, e hoje já está tomando decisões… Esse é o nível de jornalismo da imprensa brasileira… Sempre desesperada.

    2. Ele tomou (passado) a decisão que encarecerá (futuro).
      A decisão já foi tomada, é óbvio, tanto é que já sabemos. Se ele não cumprir o prometido, aí é outra história que não podemos prever.

      1. Lembrando que isso tem que passar pelo congresso deles, e difícil, pois ele nao pode obrigar uma empresa a ficar em seu pais, o que ele pode fazer e banir produtos das empresas vindo de fora, engraçado que Lula e Dilma fez isso no Brasil, pra que as empresas viesse pro Brasil e desse mais emprego, o mais engraçado e que o cara quer da emprego ao seu povo, pois com uma medida assim, o emprego explodiria nos Estados Unidos , aumento a renda do seu povo.

  7. Viro blog de ciência politica agora? kkkkkkkkkkkkkkkkk vota em lula e dilma e quer se meter na politica de outro pais, aceita a democracia e a escolha do povo americano que ta cansado desses democrática e esse globalistas lixo, então vc prefere uma mulher que já ameaçou a russia de guerra e que defende estrupador.

  8. O que ele disse é somente para produtos vendidos lá, assim como ocorre aqui no Brasil, você acha que a microsoft faz o microsoft ser fabricado no brasil porque?
    até o iphone é fabricado aqui, para de noticia estupida, vai aumentar o iphone e produtos microsoft para americanos, pra nos continua a mesma coisa.

  9. É um discurso populista que provavelmente não vai encontrar muito lugar na prática. Talvez tente uma ou outra mudança visando incentivar a produção local, mas mudar toda a cadeia produtiva para os EUA é inviável e, ao contrário do que a lógica superficial sugere, não garantiria um retorno em massa de empregos ao país.

  10. No caso do iphone é só a apple parar de querer lucrar trocentas vezes o valor daquele celular superestimado que fica tudo bem,rsrsrs

    Zoeiras a parte …esse trump é muito louco, estou com medo e com uma curiosidade mórbida com o governo dele.

    Claro que posso e quero estar errado, afinal, além de louco, ele é empresário , sabe das coisas e tal… Mas sei não,viu

    1. Cara para de acreditar na midia, ate ontem trump tava perdendo de 8%, hoje o cara e eleito, nao sei qual medondo brasileiro denum Presidente norte americano kkkkkk Obama e populista e o que mudou no Brasil ? A nao ser o aumento da gasolina e eletrônicos. Fala ai cara, o que melhorou pro Brasil com Obama? Eu te respondendo, nada, porque o Brasil nao tem uma relação estreita com USA, Brasil faz parte dos Brics, China,India,Russia, não temos nenhuma parceria com os Estados Unidos, tanto que pra tirar um visto pra entrar la, e muito difícil.

      1. Não sei se no seu mundo vc compra eletrônicos em outro dinheiro, mas aqui na terra compramos em dólar…e esse já subiu depois do resultado. Como eu disse, não sei o que vai acontecer, não sei se vai ser bom ou não. Espero que sim,mas tenho o pé atrás

  11. A questão é o consumo nacional, o que Trump quer é gera emprego EUA e eliminar a importação de produtos fabricados na China principalmente.
    No Brasil pouco se falou economicamente e a abertura comercial na campanha toda, Trump é meio imprevisível. Então pode ser que continue na mesma.

    Fora que o malandro tem negócios aqui no Brasil especificamente no Rio de Janeiro hahaha… ?

  12. Dizem por aí que os EUA é um país de primeiro mundo e por isso, são politicamente falando, evoluídos e sabem votar melhor que os brasileiros. Bom, todas a opiniões de pessoas altamente conceituadas, inclusive americanos, estão dizendo que foi um “tiro no pé do Saci” a vitória desse anormal, tanto pros EUA, quanto pro mundo. E ainda vem me falar de Bolsonaro… façam-me o favor, prestem atenção no que estão escrevendo…

    1. Deixa pra lá. A gente só aprende a andar de bicicleta levando alguns tombos. Só aprende se ferrando… Coisas ruins estão por vir, muitas coisas ruins

  13. Esse Trump é um fanfarrão mesmo ao falar que as práticas comerciais favorecem mais o Brasil do que os EUA. Agora vemos que o mundo esta sendo dominado por idiotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *