Carregando...

Vazamento da Microsoft revela que o Windows 10X chegará aos notebooks

A Microsoft publicou acidentalmente um documento de design interno para o seu próximo sistema operacional Windows 10X. Identificado pelo WalkingCat, o documento foi disponibilizado brevemente na web hoje e fornece mais detalhes sobre os planos da Microsoft com o Windows 10X. A gigante do software originalmente revelou o Windows 10X como o sistema operacional do novo hardware Surface Neo da empresa, mas também será executado em dispositivos de tela dupla semelhantes.

Até agora, a Microsoft confirmou oficialmente que o Windows 10X estará disponível em dispositivos dobráveis ​​e de duas telas, com ajustes no menu Iniciar e na barra de tarefas, mas é claro que a empresa agora tem ambições de trazer essas alterações ao hardware tradicional dos notebooks. “Para dobráveis, a barra de tarefas será o mesmo modelo base com uma série de ‘alavancas’ que podem ser puxadas para criar algumas alternativas no modelo”, explica o documento.

No Windows 10X, a Microsoft agora se refere ao Menu Iniciar como o Launcher, que enfatiza mais a pesquisa local: “A pesquisa é perfeitamente integrada aos resultados da Web, aplicativos disponíveis e arquivos específicos no seu dispositivo”, revela o documento. “O conteúdo recomendado é atualizado dinamicamente com base nos aplicativos, arquivos e sites mais usados ​​e usados ​​recentemente.”

O Windows 10X também aprimora a experiência de autenticação de reconhecimento facial do Windows Hello. “Quando a tela é ligada, você é imediatamente levado a um estado de autenticação; ao contrário do Windows 10, onde você primeiro precisa levantar a cortina antes de autenticar ”, revela o documento do Windows 10X. “Ao acordar o dispositivo, o Windows Hello Face reconhece instantaneamente o usuário e passa imediatamente para a área de trabalho.”

Em outras partes do documento vazado, a Microsoft também menciona um “Modern File Explorer“. A empresa trabalha há muito tempo em uma versão mais moderna do Universal Windows App (UWP) do tradicional Explorador de Arquivos e parece que isso finalmente será lançado com o Windows 10X. Provavelmente será fácil de usar e simplificado para acessar documentos armazenados no Office 365, OneDrive e outros serviços em nuvem.

A Microsoft também está simplificando a Central de Ações (centro de notificação) e as Configurações Rápidas no Windows 10X. Isso tornará mais rápido o acesso às configurações críticas do dispositivo e dará prioridade à exibição de configurações importantes, como a duração da bateria. O Windows 10X também oferece suporte à personalização aqui, mas Wi-Fi, dados de celular, Bluetooth, modo avião, bloqueio de rotação e projeção são configurações rápidas padrão.

No lado do Office, parece que a Microsoft está priorizando as versões Win32 tradicionais do Office e as versões da Web do PWA do Office.com para Windows 10X ao invés do UWP. Provavelmente, veremos um investimento significativo nas versões web do Office no próximo ano antes que o Windows 10X será lançado no Surface Neo para o final de 2020.

A Microsoft retirou sua documentação do Windows 10X da internet antes que pudéssemos conseguir mais detalhes.

Usaria o Windows 10X no seu notebook?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.