WhatsApp será bloqueado temporariamente no Brasil, e nem por Wi-Fi deve funcionar

whatsapp-destacada

A Justiça de São Paulo determinou que o WhatsApp seja bloqueado no Brasil por 48 horas – as operadoras já foram notificadas disso, segundo a Folha.

De acordo com a Folha, a decisão foi da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo e corre em segredo de justiça. A Folha diz que faz parte de uma investigação de “quebra de sigilo de dados”.

O Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou uma nota sobre o caso:

A 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou a operadoras de telefonia móvel o bloqueio do aplicativo WhatsApp, pelo período de 48 horas. O prazo passa a contar a partir da 0 hora seguinte ao recebimento do ofício da Justiça.

A decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. Isso porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento.

Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.

Mas será que vai funcionar por Wi-Fi?

Segundo o UOL, não será possível pois o bloqueio será por IP.

Na última vez que isso quase ocorreu o pessoal migrou em peso para o Telegram.

49 comments on “WhatsApp será bloqueado temporariamente no Brasil, e nem por Wi-Fi deve funcionar

    1. Via VPN (ou proxy) sempre vai funcionar, e isso vale pra qualquer serviço na internet. Via VPN não tem como o tráfego ser analisado, filtrado e restringido. Um dos maiores problemas de administradores de redes corporativas restritas são os inúmeros serviços de proxy’s anônimos, pois através deles funcionários que utilizam a rede corporativa conseguem contornar as imposições dos firewalls das empresas. Há firewalls mais sofisticados que utilizam uma relação externa (alimentada por comunidades) de todos os proxy’s do mundo, e dessa forma eles bloqueiam os IP’s desses serviços. Se você tiver um amigo em outro país, pode até mesmo pedir que ele monte uma VPN para que você se conecte a ela e utilize a internet dele.

          1. E os russos não? Eles sabem usar os dados tão bem quanto os americanos. Só ver os aliados chinas e seus Baidus por aí… Sei que o telegram é criptografado mas não acredito na segurança final de nenhum deles.

          2. Tem duas diferenças, básicas: 1O telegram é encriptado já no seu smartphone e o smartphone da conversa; 2 O sinal não passa pelo USA, a politica da NSA não pode atuar sobre o telegram, mas sim a europa.

          3. Rafael, a lenda é sempre assim. Eu concordo que o Telegram é superior mas tem alguns artigos que questionam a tal criptografia. Em resumo, não confio em nada que trafegue pela rede e muito menos um serviço no qual tanta informação (seja pra qual fim for)é coletada.

            Ou vc acha que se eu começar a mandar mensagens suspeitas de terrorismo pelo Telegram eles não vão filtrar e me achar? E volto a dizer que as políticas dos corruptos russos são tão transponíveis quanto as do Bananal

            Criptografia não irá salvar ninguém pois ninguém sabe quais os órgãos de segurança de lá tem acesso a estas chaves…

            São meus pensamentos.

          4. Não estou dizendo que os russos viraram anjos da noite pro dia. Mas sair do mainstream é sempre melhor.
            Já vi alguma coisa de segurança e como dr.house já dizia: Todos mentem.
            Estou seriamente propenso a sair do telegram se este se tornar popular, como esta ficando.

          5. Inevitável… IoT (Internet das coisas) está aí. Hoje em dia é difícil se proteger dessas sondagens. Uma pena. George Owell explica.

  1. configurei um servidor vpn e meu whatsapp esta normal. Porém ninguém está no whtasapp nem adianta kkkkkk. Mas p/ quem quiser segue um servidor vpn gratis.
    OBS. O W10mobile tem esse recurso nativo não precisa de app da loja

    Livre Tipo VPN: PPTP VPN
    Servidor Hostanme: uk.afreevpn.com
    livre VPN Usuário: afreevpn.com
    livre VPN Senha:

  2. Fico em duvida após ler uma noticia dessa..
    1 – Se o bloqueio ao whats foi via IP, o que as operadoras de celular têm haver com isso?
    2 – Pelo Marco Civil, não deveria haver neutralidade da rede? (ex.: tratar de maneira igual todo o trafego de dados que passa pela internet)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *