Xbox, PlayStation e Nintendo estão sob investigação por serviços online “injustos”

Xbox, PlayStation e Nintendo podem ter ficado juntas no The Game Awards em dezembro passado para celebrar os videogames, mas agora elas estão juntas como parte de uma investigação do governo. Dirigida pela Autoridade de Concorrência e Mercados do governo do Reino Unido, a investigação está focada em descobrir se as três empresas estão ou não cometendo práticas desleais com seus serviços on-line.

O alvo nesta investigação é o uso de contratos de adesão na Xbox Live, PlayStation Plus e Nintendo Switch Online. A CMA está atualmente decidindo se as políticas de renovação automática impostas pelo Xbox, PlayStation e Nintendo dão aos consumidores uma informação suficiente antes de cobrar mais dinheiro.

Um alvo-chave durante esta investigação será o número mensal de jogos que oferecem aos consumidores como parte de sua assinatura. Embora a Nintendo apenas acrescente à biblioteca de títulos da NES e a Xbox Live consistentemente tenha quatro jogos por mês, a recente redução de jogos da Sony tem sido um ponto de disputa para assinaturas on-line.

Abaixo, os três pontos principais da investigação:

Os termos do contrato são injustos? – os termos das empresas dão a eles ampla liberdade para mudar a qualidade do negócio, por exemplo, reduzindo o número de jogos incluídos ou aumentando o preço?

Como é fácil cancelar ou obter um reembolso?
– Existem fatores que dificultam o cancelamento do contrato ou a devolução do dinheiro?

Quão justo é o processo de renovação automática? – os clientes são claramente informados de que sua associação será cancelada, eles são regularmente lembrados de que estão em um contrato de roll-over antes que novos pagamentos sejam feitos e a renovação automática seja definida como a opção padrão?

Enquanto o CMA é claro para afirmar que eles ainda não decidiram se estas empresas quebraram a lei de proteção do consumidor. No entanto, se a CMA decidir que as empresas estão violando isso, elas podem tomar medidas sérias.

 

O que vocês acham?

Fonte

50 comments on “Xbox, PlayStation e Nintendo estão sob investigação por serviços online “injustos”

  1. Acho que estão investigando a ms pra não falar que só a sony ferra seus clientes justamente na Europa aonde a sony vende muitos consoles por conta de seu exclusivo fifa.

    1. Olha a ovevinha, beeee. Quer dizer que é justo a Microsoft cobrar pra jogar jogos gratuitos online? Que dizer de cobrar pra desfrutar do chat hein?

    2. Que pena que o mais poderoso console de TODOS OS TEMPOS, não tem fifa para vender né? ops, até tem e o pior, o aluga no EA Acess e nem assim o povo europeu compra essa bomba? kkkkkkkkkkkk

  2. A PS Plus está injusta porque diminuiu o número de games mensais mas não diminuiu o valor da anuidade. E olha que a PS Plus é a única criada com a finalidade de aluguel de games, mas só no PS4 obrigou os players a assinar a PS Plus pra liberar o multiplayer online. Quero mais games na PS Plus ou redução do valor da anuidade.

    1. Já ouvi falar que a PS Plus diminuiu pra entregar 2 jogos de qualidade ao invés de 4 jogos medianos. Apenas ouvi falar. Acompanho todo mês e os jogos são interessantes, mas um preço mais camarada não faz mal pra mim.

      1. Acho que na verdade isso aconteceu porque vão descontinuar a ps now dos ps3 e vista, e como dois dos quatro jogos grátis eram pra esses consoles eles preferiram retirar dois jogos a ter que entregar mais dois de ps4. Mas posso estar errado, já que não tenho um console da sony.

    1. Sério? e essa onde da live cair toda semana não tem mais fim e vc acha isto bom? estranho que falam tanto que a psn caia, mas a live pode cair toda semana que não tem problema certo? pode continuar caindo que ela é boa correto?

  3. A assinatura da Nintendo Online é a mais barata de todas e oferece bons games de NES, e parece que games de SNES estão a caminho. Tenho a impressão de que a Nintendo contará sua história de games através da Nintendo Online lançando games de NES, depois Game Boy e SNES, N64 e Game Boy Color, e depois Gamecube e Gameboy Advance e além. Estou satisfeito com o que a Nintendo Online oferece.

    1. Se tiver
      Vice project doom
      Shadow of the ninja
      Shatherhand de Nes tá bom.
      Eu acho um Console legal apesar de não pirar tanto em Mário e zelda, mas jogar com Retroarch deve ser dahora

  4. O pior de todos é a Microsoft, não permite online grátis em jogos de graça que nem a Sony e ultimamente só anda dando jogos refugos na live, mas caixista não critica, é tudo da mesma massa retardada “você paga para jogar online, jogos são apenas brinde”

    1. Concordo que jogos ruins na live e crítico isso tb.
      E vc reclama da Sony ??
      Ou ela só da jogão ???
      Qto a gratuidade no online de jogos free acho legal a ideia da Sony que mantém seus jogadores pois a maioria jogam esse jogos mesmo.
      Mas aí o mendigo eh o caixista.
      E o fato de terem diminuído o número de jogos ???
      Vc reclama ou reclamou ???
      Ou arrumou argumentos ???
      Eu não canso de falar que só o fato de vcs frequentarem os fóruns e grupos de Xbox já eh sinal de que a Microsoft está no caminho certo

      1. Esse negócio de pagar pra jogar deveria acabar em ambas, é uma puta picaretagem..
        Eu pago a porra da psn so por conta de 1 jogo que eu ja comprei (dead by daylight), e sendo que nem existem servidores dedicados pro dbd. Isso de qualidade do “serviço” não faz sentido… como uma coisa que so tem como função criar uma camada a mais entre você e o seu destino pode ser bom? Vo nem comentar os flops que ambas dão todo mês, que te meses que da até preguiça…

    2. Certa vez, recentemente, escrevi que não faz sentido essa cobrança, nem mesmo em jogos comprados.. você compra seu jogo e não pode joga-lo?

      Ovelhada veio toda nervosa dizendo que paga pra não jogar contra cheater (como se fosse função do cliente prover segurança ao sistema deles), pelos jogos (flops) de cada mês e acredite se quiser, pelo chat com os amigos..

      eu sempre digo isso aqui e isso so reforça minha frase:
      caixista = piada pronta

      1. Ô, dá pra perceber na hora de onde sai argumentos assim… Sério, não precisa nem olhar no perfil dos caras. Falam de sonysta que aceita tudo que a Sony dá pra eles, mas nunca vi reclamarem e nem cobrar de nada da MS. Tenta falar pro shit e aliados que é ruim da parte da ms eles cobrarem Gold em f2p. É block na hora, ou então, a massa vem te chamar de sonysta ou caixista chorão. Sempre falando o script que o pastor prega pra eles.

    3. Pelo jeito você e um hater assumido mesmo, ou não conhece nada de consoles.
      O nintendo é uma piada paga e não tem nada de mais, o da Sony e Xbox ainda dão títulos grátis 4 o Xbox e 2 a Sony, o que acaba valendo no fim são as promoções pra quem assina o serviço.
      Cara você apanha de “caixista” no colegio só pode, nunca via tanto odio a ponto de cegar totalmente uma pessoa, evolua como pessoa rapaz, isso que você faz não faz bem nem pra você, se liberte desse odió em seu coração.

    4. “você paga para jogar online, jogos são apenas brinde”

      De fato a live gold é um serviço que você paga pra ter direito a usar os servidores da microsoft, isso desde o início no começo da década de 2000. Os jogos de brinde e descontos vieram anos depois. Você pode não gostar da frase, mas é isso mesmo o que acontece. Tanto que no site oficial da microsoft esses jogos são considerados grátis

  5. Há um tempo atrás a Microsoft havia colocado a opção de cancelar a renovação automática de seus serviços inclusive a do EA Access pela própria loja no Xbox One indo em assinaturas… Porém essa opção foi retirada e com isso ficou somente as opções de cancelamento via conta acessada pela loja num navegador de Internet ou pelo atendimento chat ou telefone… Claro que eu sei o porque de a Microsoft fazer isso mas ainda assim é algo que não concordo.

  6. Os jogos digitais pra consoles deveriam permitir reembolso automático via sistema, e ter critérios mais claros e para o jogador.

    Com a mídia física, por mais que o varejista possa não aceitar trocar o jogo, pelo menos você pode revender ou trocar nos usados. E quanto a mídia digital, em caso de uma compra ruim? Uma maneira de contornar isso seria possibilitar mais demos dos jogos, porque aí o jogador experimenta pelo menos alguns minutos pra saber qual é a proposta do jogo.

  7. Vai ser desafiador medir isso. Será que a Netflix vale o conteúdo que apresenta? Será que o Spotify tem que ter aquela mensalidade? Todas tem respostas sem um parâmetro muito claro. Tenho Live e Game Pass e sempre me avisam da renovação, aumento ou cobrança, tudo com clareza. A renovação automática está desativada pra mim, pois tem mês que aperta.

  8. Eu tenho basicamente duas reclamações da live
    1 – Renovação Recorrente/Automática

    Já debati em varios grupos que tem fanboy louco que defende tudo o que empresa faz, inclusive quando faz errado.
    Vejo essa renovação automática como abusiva e mais, vejo como má fé da empresa.
    Já falei isso em diversos grupos da Facebook e de WhatsApp e tem otario que eh tão cego que defende.
    E eu não falo por mim, pois tenho total controle no cartão de credito e já aconteceu comigo de renovar e eu entrar em contato e estornar na hora, sem questionamento.
    Mas falo por quem é desligado e não confere extratos e tal, ou um filho que usa dos pais desligados.
    Na minha visão eh uma prática abusiva e DE MÁ FÉ SIM.
    Vale lembrar que essa renovação recorrente só da pra ser retirada no site da Microsoft, o que reforça o que digo.
    Sou caixista mas não sou trouxa.
    Poderiam no mínimo, no mínimo colocarem a pergunta depois de assinar: “Deseja renovação automática?”
    Pronto, problema resolvido e com algo justo.

    2 – Jogos somente à vista (Na loja)
    Antes de falarem que eu posso comprar gift já deixo claro que sei bem disso.
    Estou falando pela praticidade e credibilidade de comprar direto na loja e parcelar, até pq vivemos no Brasil.

    Esses pontos são uns dos poucos que tenho a me queixar da empresa

    1. 1 – A renovação automática também existe na PSN, não é algo exclusivo da Live. Você pode desativá-la pelo site da Microsoft, mas, de fato, o ideal é que ela perguntasse na hora de renovar, até pra vc não ser pego de surpresa.

      2 – Seria bom que houvesse parcelamento de compras igual a Steam. Imagino que não tenha isso porque os gringos praticamente não usam parcelamento, eles pagam tudo à vista ou em 1x, isso é meio que uma prática brasileira. A Valve percebeu isso e colocou essa opção aqui, seria legal se as outras empresas também fizessem o mesmo.

      1. Ah mano nem comparo muito com a porra de PSN pq minha plataforma eh Xbox e quero que a PsN se foda.
        Acredito que tanto a assinatura recorrente quanto às compras sem parcelamento existem pq ninguém reclama mesmo pois a Microsoft costuma atender o que o cliente pede.
        Acho que eh um pouco de culpa da galera mesmo.
        Eu mesmonunca reclamei
        Vou ver um jeito de fazer isso e vou encher eles
        Mas o pior a se fazer é comparar com concorrente.
        A galera tem a mania de tudo comparar com PlayStation

  9. No XBOX tá errado exigir Gold em games como Fortnite. A MS precisa resolver isso aí porque em todas as outras plataformas dá pra jogar FREE.

  10. Única coisa que acredito ser injusto é você assinar esses serviços e ter que ir cancelar a renovação automática. Deveria ser ao contrário. Mas pelo que vejo toda Compania tem isso: você adquire um serviço, e se não cancelar a renovação, se lascou!

  11. que a Sony não tem uma infraestrutura que se compare a microsoft todos sabem afinal a PSN vive caindo ..mas a Google não e Fraca na area de Servers, pode dar um Racha!

  12. Cobrar pra jogar online eu SEMPRE ACHEI ERRADO, a MS quem começou com essa palhaçada, vide que no ps3 o online era de graça.

    ai as pessoas vem justificar por numero de jogos ofertados, estranho que até março onde a sony dava 6 jogos ninguém falava sobre numero de jogos, nem sonystas falavam, mas como virou a “unica vantagem” que o xbox possui, por um passe de mágica o numero de jogos agora é muito importante para os caixistas. a qualidade não importa, desde que deem mais jogos.

    mas pagar para abrir chat (party) jogar jogos “gratis” eles acham que é certo, se bobear até para mandar msg o xbox tem que pagar live gold e as ovelhas massa de manobra batem palma para isto, realmente por isso o xbox e os caixistas estão se phodendo cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *