Carregando...

Xbox responde ao Google: xCloud pede menos internet que Stadia

A expansão dos jogos em nuvem oferece muitas possibilidades, como esquecer os requisitos das especificações de hardware, jogatinas por smartphones em redes 4G e 5G ou executar o cross-play. No entanto, em troca, requer conexão constante com a internet e, além disso, que seja de boa qualidade. Esse conceito tem duas partes: velocidade e estabilidade. Agora que sabemos qual a conexão de internet que a Stadia precisa para funcionar com a máxima qualidade, a Microsoft deu à réplica com novos números de xCloud comparado ao seu novo rival.

Vice-presidente e chefe de jogos em nuvem do Xbox, Kareem Choudhry disse que em testes realizados em torno de seus datacenters Washington, Estados Unidos, estão a alcançar abaixo de 10 ms latências. “Nós vimos mais latência na conexão Bluetooth, conectada a um dispositivo Android”, acrescentou ele em comentários à Eurogamer.

Menos tempo de resposta para diminuir a qualidade da imagem e todos com requisitos de largura de banda menores. O vice-presidente da Microsoft explicou que eles estão tentando fazer o xCloud funcionar com conexões de um único dígito. “Eu acho que algumas demos que temos mostrado até agora caíram para 9, 10 Mbps”, e acrescentou que continuam a trabalhar para ser capaz de “entregar um feed de vídeo muito bom com provavelmente cerca 5-6 [Mbps].” A Stadia precisa de cerca de 30 Mbps para dar o melhor de si, segundo o Google.

Na verdade, Choudhry queria minimizar os números máximos e se concentrou no outro aspecto relevante, a estabilidade. “Tenho notado que a consistência de latência é muito mais importante do que a latência absoluta, quando é muito variável. O cérebro humano é um excelente latência compensador, e se podemos usá-lo como uma vantagem que eu acho que vai ser muito bom”, disse ele. A Microsoft deverá apresentar o XCloud ainda este mês ou só na E3 2019, e assim explicar melhor o que seu próximo serviço para jogadores irá oferecer.

Qual projeto te convence mais no momento, Google Stadia, Xbox xCloud ou qualquer um dos já existentes?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.