Carregando...

Xbox Series X adiciona suporte a HDR e até 120fps em milhares de jogos no lançamento

A retrocompatibilidade é definitivamente pauta do dia, e a Microsoft acaba de divulgar informações preciosas. A Redmond planeja adicionar automaticamente suporte HDR aos jogos em seu próximo console Xbox Series X. Embora os jogos existentes rodem automaticamente melhor no Xbox Series X, a Microsoft também está trabalhando para adicionar suporte HDR e até melhorar as taxas de frames por segundo de 30fps a 60fps ou 60fps a 120fps.

“Em parceria com o Xbox Advanced Technology Group, o Xbox Series X oferece uma nova e inovadora técnica de reconstrução HDR, que permite à plataforma adicionar automaticamente suporte HDR aos jogos”, explica Jason Ronald, diretor de gerenciamento de programas da equipe da plataforma Xbox. “Como essa técnica é tratada pela própria plataforma, ela permite ativar o HDR com impacto zero no desempenho do jogo e também podemos aplicá-la ao Xbox 360 e aos títulos originais do Xbox, desenvolvidos há quase 20 anos, muito antes da existência do HDR. “

Ronald não explica exatamente como a Microsoft vai adicionar HDR aos jogos atuais do Xbox One, mas a empresa, no passado, adicionou suporte HDR a jogos mais antigos como o Mirror’s Edge no Xbox One X. A nova “técnica de reconstrução HDR” da Microsoft é aplicada no nível da plataforma, para que não exija trabalho dos desenvolvedores. A Microsoft pode simplesmente estar aprimorando e processando jogos em HDR, semelhante à maneira como a Apple forçou todo o conteúdo não 4K a 4K HDR para o Apple TV 4K .

A Microsoft também planeja melhorar e preservar alguns jogos mais antigos que rodam no Xbox Series X, aumentando as taxas de quadros. “A equipe de retrocompatibilidade inventou novas técnicas que permitem que ainda mais títulos sejam executados em resoluções e qualidade de imagem mais altas, respeitando a intenção artística e a visão dos criadores originais”, diz Ronald. “Também estamos criando novas classes de inovações, incluindo a capacidade de dobrar a taxa de quadros de um conjunto selecionado de títulos de 30fps a 60fps ou 60fps a 120fps“.

Ronald não revela exatamente como a Microsoft está conseguindo isso e simplesmente promete compartilhar mais informações perto do lançamento. É provável que a Microsoft desbloqueie ainda mais seu emulador de Xbox no Series X, graças ao maior poder nas arquiteturas de CPU e GPU. Isso por si só poderia melhorar as taxas de quadros em certos jogos, permitindo que alguns removessem limites e ultrapassassem as limitações de CPU ou GPU que poderiam ter atrasado os títulos anteriormente.

Juntamente com essas melhorias nos jogos, a Microsoft também revelou que seu recurso de “Quick Resume” (Retomar Rápido) do Xbox Series X pode ser ativado em títulos retrocompatíveis. Quick Resume é um recurso que permite alternar rapidamente entre vários jogos, retomando de onde você saiu, mesmo que você desligue o console ou passe por uma atualização de sistema!

Todas essas melhorias fazem parte do trabalho contínuo da retrocompatibilidade da Microsoft, que permite que jogos do primeiro Xbox, Xbox 360 e Xbox One sejam executados no Xbox Series X. A Microsoft agora planeja exibir alguns de seus planos para a próxima geração de primeira geração em julho e Ronald brinca: “nossas 15 equipes do Xbox Game Studios estão trabalhando duro para criar a maior e melhor linha de exclusivos da história do Xbox”.

 

Fonte

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.