Carregando...

Xbox Series X será o único com Ray Tracing em tempo real, segundo ex-dev do PlayStation

Uma vez conhecidas as especificações técnicas do Xbox Series X e do PlayStation 5, na ausência de jogos que mostrem o tamanho da diferença de desempenho entre os dois, resta confiar na palavra dos desenvolvedores que já foram capazes de trabalhar com esses consoles. Alguns afirmam que o poder do console da Microsoft é realmente muito grande, um ex-desenvolvedor da Sony garante que também será o único console de última geração que suporta o Ray Tracing em tempo real.

“A grande diferença realmente é a quantidade de UC (unidades de computação), que é bem grande quando você começa a observar o Ray Tracing em tempo real e coisas assim”, diz Chris Grannell, ex-desenvolvedor do Killzone, durante uma palestra no Podcast RDX (via ThisGenGaming).” Onde o PS5 pode ter problemas é um daqueles grandes jogos de terceiros em mundo aberto”.

Pouco depois, Grannel vai ainda mais longe e garante que apenas o Xbox Series X será capaz de oferecer suporte ao Ray Tracing em tempo real. O principal motivo para isso, segundo o desenvolvedor, seria precisamente essa vantagem nas UCs. “Existe apenas um console de nova geração capaz de executar o Ray Tracing em tempo real. Essa é uma afirmação um tanto controversa … mas Cerny a omitiu e não falou sobre isso … tudo se resume a UCs, consistência, o que há no hardware.”

Se lembrarmos das especificações do Xbox Seriex X e PlayStation 5, o novo console da Sony possui 36 UCs, 16 a menos do que o console da Microsoft, que tem incríveis 52 UCs. Quantitativamente, o Xbox Series X tem quase 30% mais unidades de computação. Cabe lembrar que o Ray Tracing é utilizado para dar mais realismo ao jogo com truques com a iluminação, é o mesmo que filmes como Hulk ou Os Vingadores utilizam nos cinemas.

O que vocês acham?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.