Carregando...

Xbox xCloud chega ao iPhone, mas a Apple limita a experiência no iOS

O streaming de jogos usando o serviço xCloud da Microsoft continua sua expansão. A primeira versão para iOS (iPhone e iPad) acabou de chegar, mas atualmente é muito limitada por conta da própria Apple. O xCloud, serviço de streaming de games da Microsoft, está disponível no Preview no Android há vários meses.

Agora, a Microsoft acaba de anunciar a chegada do xCloud no iPad e iPhone, mas a experiência atualmente é muito limitada devido a uma política restritiva da Apple. Se você quiser testar o xCloud no seu iPhone ou iPad, ainda precisará ser paciente. Por enquanto, a primeira fase do Preview foi lançada apenas para 10.000 pessoas que foram eleitas em solo americano, canadense ou no Reino Unido para testar o serviço.

A Microsoft diz que essa limitação se deve a uma política da App Store, e faz sentido; A Apple é notoriamente exigente com suas regras da App Store. Ao contrário do Android, a prévia do iOS é estritamente limitada a 10.000 usuários através do programa TestFlight da Apple. Por fim, a Microsoft limitou essa prévia inicial apenas aos EUA, Reino Unido e Canadá.

Outra ressalva, a maior questão gritante é que, pelo menos por enquanto, há apenas um jogo disponível – Halo: The Master Chief Collection.

Apesar de todas as restrições, a Microsoft diz que rapidamente preencheu vagas para o programa de testes, e não é difícil entender o porquê. Enquanto os celulares Android superam os da Apple em todo o mundo, os iPhones e iPads têm uma presença massiva nos países ocidentais. Havia um desejo reprimido do xCloud chegar para os fãs do Xbox que têm um iPad ou iPhone.

Além disso, o recurso Xbox Console Streaming ainda não está disponível no iPhone ou iPad. O Windows Club continuará acompanhando toda a situação e esperamos que expanda para o Brasil.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.