O Windows Central fez uma excelente análise prévia do ASUS NovaGo, um dos primeiros PCs com Windows 10 com processador ARM. Na propaganda da... ASUS NovaGo: seu notebook agora é um smartphone

asus-novago

O Windows Central fez uma excelente análise prévia do ASUS NovaGo, um dos primeiros PCs com Windows 10 com processador ARM.

Na propaganda da Microsoft e da Qualcomm é dito que “o melhor dos smartphones chegaram aos PCs” e agora os “PCs estarão sempre conectados”. Aguarde essas duas frases em suas mentes.

O ASUS NovaGo indica mais uma grande aventura na ASUS – uma empresa que esteve entre as primeiras em uma série de inovações bem recebidas, do ultrabook ao 2-em-1 para o netbook, e até mesmo na indústria móvel.

Foi dito “indústria móvel” por um propósito, porque os dois dispositivos anunciados com Snapdragon no evento anual da Qualcomm – o outro foi o destacável HP Envy x2 são essencialmente smartphones com o Windows 10 S. Eles podem parecerem notebooks por fora, e no caso do Asus NovaGo, é um conversível, mas eles oferecem todos os benefícios do seu smartphone médio. Internamente são smartphones.

Os principais benefícios do Windows 10 nos PCs ARM se reduz a três características principais:

  • Instant on – Como o seu smartphone, os PCs ‘sempre conectados’ não hibernam;
  • Novamente, como um smartphone, não é necessário que a rede Wi-Fi ou LTE se desconecte com o Windows 10 no ARM; esses PCs receberão notificações, alertas e dados sem nunca se desconectarem.
  • Duração da bateria – Alguns smartphones conseguem um dia de vida útil da bateria, mas um PC ‘sempre conectado’ é pelo menos quatro vezes maior que um smartphone, o que significa a adição de baterias maiores para o mesmo hardware. Então, ficar uma semana inteira sem recarregar provavelmente não está fora de questão.

A Intel fez avanços na eficiência térmica, mas nada se aproxima do ARM agora. Apesar das vantagens da vida útil da bateria inerentes aos chips Intel Core da 8ª geração – temos agora cerca de mais de 20 horas de duração da bateria em hardware realmente high-end – nada que a Intel construa hoje se aproxima da eficiência térmica de um chip ARM. Adicione LTE e o potencial de aplicativos e serviços sempre atualizados (a atualização em plano de fundo acontece sempre, não apenas quando o computador está conectado ao Wi-Fi) e a proposição é bastante atraente.

Asus NovaGo: Especificações

Ficará disponível no “início do próximo ano” a partir de US $ 599 para o modelo de 4GB/64GB. Veja como são as especificações:

  • Windows 10 S (atualizável para Windows 10 Pro)
  • Qualcomm Snapdragon 835 @ 2.6GHz
  • Adreno 540 GPU @ 710MHz
  • Tela 13.3 Full HD (1920 x 1080) LCD
    4GB/8GB 1866MHz LPDDR4x RAM ($599/$799)
  • 64GB/256GB UFS 2.0 ($599/$799)
  • Câmera HD (1280×720) 802.11ac Wi-Fi (2×2 MIMO)
  • GPS Snapdragon X16 modem (1Gbps DL / 150Mbps UL, 4×4 MIMO)
  • 52Whr LiPo battery (22 houras max.)
  • Windows Hello por impressão digital
  • 2 USB-A, 1 HDMI, 1 audio jack
  • Entrada para chip nanoSIM
  • Suporta cartão microSD
  • 12.44 in. x 8.7 in. x 0.59 in 3.06

ASUS NovaGo Snapdragon

Aqui é onde as coisas ficam interessantes. O NovaGo executa um Snapdragon 835 SoC em 2.6Ghz, cerca de 5.8% maior do que a velocidade de clock mais rápida encontrada em um telefone Android com o mesmo silício.

Dado o tamanho maior do corpo de um notebook, o chip com 10nm tem mais espaço térmico. A Qualcomm e a Microsoft estão trabalhando na otimização do Windows no ARM há um ano e as empresas dizem que os usuários provavelmente não notarão uma grande diferença de desempenho ao executar aplicativos do Win32; a principal diferença é que, na inicialização inicial, o aplicativo emulado é compilado e mantido na memória, então é necessário esperar algum tempo de carregamento adicional.

A Qualcomm também está confiante de que a sua GPU Adreno 540 poderá manter um certo desempenho aceitável ao jogar games ou se engajar em outras atividades intensivas, uma vez que a saída térmica é muito menor do que os componentes HD Graphics da Intel.

A mudança também dar espaço para uma bateria maior e traz consigo outros sensores significativos, como o GPS, o que ajudará a localizar mais rapidamente do laptop ao usar aplicativos de mapeamento.

Além disso, o Windows 10 S se comportará da maneira como um smartphone se comporta – da forma como o iOS, o Android e o Windows 10 Mobile foram criados – para atualizar constantemente e de forma inteligente os aplicativos e serviços em segundo plano, de modo que tudo sejam sempre atualizado e sincronizado.

O NovaGo não é o melhor laptop da ASUS, mas representa uma nova e excitante era na computação móvel. Não há dúvida de que, com a Qualcomm se tornando mais envolvida na história do Windows 10 e ajudando a empurrar as ideias desses laptops, destacáveis e conversíveis para o mundo da onipresente conectividade, é um bom momento para o ecossistema da Microsoft.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!