Monopólio? Iniciada a “luta” por mais distribuidoras de jogos da Plataforma Universal da Microsoft

Gears-of-War-Ultimate-Edition

Preparem a pipoca! O co-fundador da Epic Games, Tim Sweeney, criticou duramente a iniciativa da Plataforma Universal do Windows (UWP) da Microsoft. Segundo ele, essa decisão de construir uma plataforma dentro do sistema do Windows 10 foi o “primeiro passo” para a Microsoft monopolizar a distribuição de aplicativos e comércio. “Em minha opinião, este é o movimento mais agressivo que Microsoft já fez”, disse o executivo ao jornal The Guardian.

Tudo começou após a entrevista de Phil Spencer ao afirmar os planos da Microsoft em fazer com que único jogo rode no PC e no Xbox One, e talvez até em smartphones. A ideia é universalizar a plataforma através do Windows 10.

Sweeny afirmou que os aplicativos universais (UWP) só serão vendidos pela Microsoft e que as outras distribuidoras e desenvolvedoras ficaram de fora, alertando ainda que a Microsoft pretende criar um monopólio e convocou outras empresas para lutarem contra isso.

A Microsoft está se movendo contra toda a indústria de PC. Isso inclui os consumidores (e jogadores, em particular), desenvolvedores de software como a Epic Games, editoras como a EA e Activision e distribuidores como a Valve”, disse Sweeny.

Tim Sweeney que os aplicativos universais aberto para todos

UWP só pode ser adquirido através da Windows Store, limitando usuários que pretendem instalar ou usar outros softwares pra jogar e acessar aplicativos. Além de poder prejudicar usuários, os desenvolvedores que querem criar algo para a plataforma precisam se submeter ao ecossistema “fechado” da UWP, afirmou Sweeney,

A resposta da Microsoft

phil-spencer

A Microsoft rebateu às acusações dizendo que “a Plataforma Universal Windows é um ecossistema totalmente aberto, disponível para todos os desenvolvedores e que pode ser suportado por qualquer loja.” A empresa também disse que é fácil refazer softwares UWP para Android e iOS.

Opinião

Sabemos que os aplicativos universais não são tão fechados assim e podem ser instalados fora da loja. A questão é: a Sony, Nintendo, Google, Apple e a própria Valve têm suas lojas e cobram comissões por isso. Mas a atitude da Microsoft em colocar jogos em sua loja por intermédio do UWP foi considerada um monopólio por Tim.

Ora, o monopólio já existe, a Valve domina os jogos de PCs! Além disso a Sony possuía o monopólio da marca Playstation, algo que só caiu com a inserção do Xbox 360 no mercado e assim existiu concorrência de fato.

Ainda sim, a Apple lucra e fez os desenvolvedores lucrarem com sua loja. Além disso, como a própria Microsoft rebateu, as outras lojas continuarão disponíveis, cada um escolhe onde gastará seu dinheiro. Penso que a volta da Microsoft ao mercado dos PCs pode ser algo bom para a indústria. Fique livre para discordar.

O que você acha sobre isso?

70 comments on “Monopólio? Iniciada a “luta” por mais distribuidoras de jogos da Plataforma Universal da Microsoft

      1. E o monopólio da MS é culpa de quem? Se a Apple não tivesse fechado o sistema dela pra rodar só nas suas próprias maquinas e o Linux pensasse um pouco mais no usuário final isso não teria acontecido… do mesmo jeito o google… conseguiu o monopólio das buscas na Web por oferecer um serviço melhor que os outros..

    1. Oxi, mas o que impede da Valve, a EA ou outra fazerem seus jogos em suas próprias plataformas?
      Você não precisa da Store da Microsoft pra jogar na Steam nem na Origin… Cada qual com seu cada qual kkk

  1. sabe quando agente sabe que deu certo alguma coisa ?? esta ai, já começo o mimimi, faz o seguinte sua mula, vai pro Mac ou pro Linux, e seja feliz, usa quem quer s Microsoft esta facilitando o desenvolvimento de jogos e apps pra todos

  2. Eu acho que antes de tudo a MS deveria criar vergonha e consertar aquela barra de progresso do download, aquilo está assim desde o windows 8! Acho que esse cara ae se referiu mais a questão de só poder baixar os jogos usando a Loja, é um saco mesmo, tomara que voltem a opção de poder baixar pelo site inclusive recoloquem aquela informação “atualizado em” que pra mim foi proposital.

    1. Mas os jogos da loja não é pra ser mais em .exe como antes. Se for assim, ñ tem pq ter a loja. A loja serve pra – entre outras coisas – manter a segurança e consistência do App ou jogo.
      Esse mimimi é sempre com a Microsoft, ninguém enche o saco da Apple ou do Google por esse motivo.

      1. Nesses games de tamanho grande, seria otimo poder baixar um só arquivo, de 5, 10, 20gb por exemplo, usando um gerenciador/acelerador de downloads. Depois vc dava dois cliques, o game instalava, os arquivos seriam extraidos pra pasta (WindowsApps) e pronto. Acredito que como no windows mobile, não iria afetar a questão da segurança.

        1. O que daria pra fazer, é um esquema parecido com o que existe na loja, de vc baixar o App ou jogo pro pc e depois jogar pro smartphone e a loja verifica se esse arquivo é valido ou não. Daí até daria pra distribuir o jogo de outras fontes. Mas nesse caso a Microsoft ainda vai qrer uma participação no cash.

  3. É como eu já disse anteriormente em outro post, pode ser ruim pela questão dos preços para nós usuários. Mas se os desenvolvedores fizerem para Win32 e converterem para UWP (afim de não ser algo muito trabalhoso)… Continuaremos tendo como escolher o menor preço.

  4. Com o tamanho da Microsoft no setor de desktops até um espirro vira pneumonia tripla para a concorrência.
    é o velho ditado “Quem não chora não mama”.
    Agora sejamos sérios, se vai colocar a Microsoft como monopólio, acusa o google e a apple também.
    Contanto que a Microsoft continue permitindo os aplicativos e programas funcionarem normalmente. não vejo problema.

  5. Esse cara tem ações da Valve? Essa reclamação de não querer uma Store melhor só favorece os grandes… (EA, Ubisoft, Steam) Pq pros indies que não tem a mesma visibilidade hoje só conseguem vender pela Steam.. Com a Windows Store eles teriam uma opção a mais.. lançar o jogo na Steam que funciona em qualquer PC e/ou lançar na Store como universal, e ter o jogo disponível em qualquer dispositivo com W10

      1. Não com o Satya Nutella!!
        O maior CEO economizador que a MS já teve… Se for depender do dinheiro, esquece, Nutella não vai dar….
        Como ele diz: Eles tem que vir por vontade própria…. Tem que nos desejar….

        1. Dinheiro em forma de LUCRO, uma loja lucrativa é o que mais atrai um dev, não se o SO é “bonitinho” ou uqe não monopoliza.

          1. Mas isso já acontece com a steam… Eles já lucram bem… Mas só o tempo dirá como isso vai funcionar…

  6. Opinião de fanboy né redator.
    A Microsoft tbm tem monopólio no X Box e tbm não reclamaram, pq isso isso faz parte.
    Agora no PC, isso não é uma realidade e não querem que seja.

          1. Não estava me referindo a monopólio no mercado de games, e sim no sistema (seja Playstation, X Box, IOS, etc), conforme citado pelo redator.
            Cada sistema tem sua loja oficial e unica, consoles da Sony, Nintendo e X Box, assim como Android da Google (nem todo Android vem com loja Play Store, tem o Android AOSP, alem de ser possível instalar lojas de terceiros mesmo no Android que vem oficialmente com a Google Play), e IOS da Apple.
            O redator disse que existe o monopólio da Nintendo, Sony, Google e Apple em seus sistemas e ninguém reclama, por isso citei o X Box, que contradiz a afirmação dele que estão de implicância com a Microsoft, pois no X Box tbm só tem loja da Microsoft e não vejo ninguém questionando isso.

          2. mas cada sistema sempre teve sua loja e nunca ninguém falou nada, ai a Microsoft faz e todo mundo vem pra falar merda

          1. kkkk, ache o que vc quiser… Eu uso, gosto e sempre defendo o windows phone, mas confesso que esse poder que a Microsoft vai ter, quando monopolizar tudo, como o cara da epic games está afirmando, me dá uma sensação ruim. Do mesmo jeito que não gosto do google e do facebook coletando todas as informações sobre mim.

          2. Se vc usa o windows 10 no pc já era, já foi, já sabem até o horário da tua punheta ;-;

  7. Monopólio kkkk se ela tem um sistema próprio pode sim ter uma loja própria. E nada impede de instalar programas .exe loja steam entre outras, mas o que vale hoje é o valor e a praticidade que ela oferece.
    E vai ficar na frente quem oferecer o melhor.

  8. A Windows Store é uma necessidade, isso não tem como negar, principalmente pq o Windows não é usado só por usuários avançados.
    O que o sujeito está questionando é a forma que a Microsoft vai gerenciar a loja.
    Eu particularmente acho que tem que ser assim mesmo, monopólio na loja dela é normal, problema seria se ela bloqueasse as outras lojas e ficasse só a dela.

  9. A questão é MUITO simples, se a Loja da MS der lucro pros devs como a loja da Apple dá, eles não vão se importar com o usuários, com a Steam, com a Epic, com monopólio…vão publicar na loja da MS e f0d@-s& o resto, no fim das contas é APENAS isso que importa e todo mundo sabe disso.

    1. O steam ganha muito dinheiro nos jogos pequenos, ou seja, com centavos. pode parecer pouco, mas quando o mundo todo troca centavos no steam, é isso que a Microsoft quer.

    2. Não é o mesmo que fazem com os usuários do WP? Nada publicam na loja e fodam-se. É muito choro. A Google possui um monopólio imenso em pesquisas (apesar de ter diminuído devido ao Bing) e de publicidade (Facebook idem). A Sony tinha um monopólio muito grande (grande mesmo) nos consoles e diziam que é pela qualidade de blá-blá-blá, ela “merece”, PS é foda, aí chega a Microsoft com o Xbox e tchau esse monopólio. Aí quando a Microsoft propõe algo novo, ela é logo a monopolizadora! Que a Steam, Epic ofereça algo de melhor. Não é isso que falam com o WP?
      Qual o sentido de a Microsoft ter um sistema e não ter sua loja (com jogos)? Google tem (ela manda e desmanda no Android) uma loja, Apple tem sua loja, Linux tem uma loja. Ela não proibindo outras lojas no sistema, não tem o que reclamar, que não teve nenhum sinal quanto tal ação.

      1. Sim é o que fazem com o WP, com o Linux, os devs vão pra onde tem dinheiro e só isso.
        Se eles tiverem um serviço de qualidade semelhante, seguro e mais lucrativo na loja da MS, eles vão publicar lá, simples assim.

        1. Questiono isso. Sempre usam esse argumento com o WP, para que aceite-se calados a falta de apps. Mas aí num novo sistema da Microsoft que em nenhum momento indicou que proibiria outras lojas, faz alarde. Se ele quiser não faça apps com UWP, é direito dele. Faça só com Win32. Ainda fala coisas nada a ver, qual a loja que deixa por padrão o usuário acessar produtos fora da loja (sem contar que já existe navegador para isso)? Quer todos os ganhos para os desenvolvedores? Peça a Google e Apple também.

          1. Também estou achando toda essa historia MUITO exagerada, mas sabe como é, a MS é a “malvada” e as outras são “cool” ou “boazinhas”.

  10. Os usuários de Windows estão um pouco ingênuos nessa… Se acham que os programas tradicionais não terão fim estão muito enganados! No momento em que a ferramenta de portabilidade estiver realmente pronta, é mais do que óbvio, que iniciará um prazo para conversão das aplicações tradicionais em universais. Essa possibilidade está nos termos do contrato assinado por você ao atualizar gratuitamente para a versão 10 do sistema.
    Agora sejamos razoáveis. No início do milênio esse discurso até seria plausível. Atualmente, com a já consagrada forma fechada de divulgação das aplicações, notadamente no iOS, é risível essa declaração. Então porque ninguém se levanta contra a Apple? Meu iPhone 6S sequer permite que eu escolha a ferramenta de busca e outras decisões impostas pela programadora do sistema. Isonomia! Se as outras podem, a Microsoft também tem o direito de futuramente fechar seu sistema. Hoje não uso Windows, mas não descarto essa possibilidade em vista do cross buy.
    A Build desse ano já começou quente! Não perderei!

      1. a questão todo mundo acha que se a ms fazer uma loja é monopolio porque o xbox e dela e os pcs tbm ai meio que td mundo vai ir pra la. so que não eu compro na steam origin e aonde me der na telha contanto que aja opções no mercado não eh monopolio coisa nenhuma

      1. Não é por aí, Rafael. Na década de 90 a Microsoft solucionou diversos problemas correlacionados à execução do Linux, notadamente à plataforma x86 e x64. Quando você usa o Linux, caso ela queira, você terá de pagar esses royalties à Microsoft. Linux é inofensivo, com apenas 1%. Perceba que no Android, uma derivação do Linux, dada sua importância, ela fez questão de cobrar. Então, hoje, plataformas derivadas do Linux são financeiramente pouco rentáveis. Todos, por incrível que pareça, comem na mão dela.
        Agora, apenas considero uma hipocrisia absurda acusarem a Microsoft. Então todas as outras podem, ela não? Boicotam descaradamente o Windows para celulares, e agora que alguém tem a coragem de peitar essa é propor algo em que sua empresa se insira, aí não pode? Xamarin e Marmalade permitem a programação já multiplataforma, esforço mínimo, e mesmo assim não fazem. É coincidência? Aplausos para alguém que está saindo do corner e que , de fato, quer entrar na brincadeira.

          1. Como assim? Android é um subproduto do Linux. Se o Linux representasse algum “perigo” ela cobraria.
            Em servidores, Nadella foi muito mais esperto do que essa postura de boicote ao adversário. Uniu-se à Docker e juntos desenvolveram a estrutura de Unikernel. Então, atualmente em servidores, não importa se você programou para Windows ou Linux, você simplesmente usa Visual Studio ou Docker e compila sua aplicação para o sistema que seu cliente utiliza.
            Sendo o Azure a solução mais completa, o cara quebrou as pernas da concorrência. Resultado: aumento de 170% no último trimestre e 140% no anterior.

        1. sim, eu entendo. Como a microsoft tem muito conhecimento e praticamente começou muita coisa na informática por si só.
          É uma empresa que todos precisam ter respeito, para dizer o mínimo.
          E tem certas prerrogativas para que o linux continue gratis, tanto que algumas distribuições de é cobrado taxas sobre vários parâmetros e patentes.
          Mas o que gostaria de abordar do assunto é o fato de tirar as liberdades que eu sinto que tenho no windows com o conhecimento que tenho atualmente. e se essas liberdades forem retiradas, como eu não as tenho no ecossistema android ou ios. penso que uma boa saida, até porque uso, é o linux.

          1. Concordo! E vislumbro que a parceria com a Docker foi justamente para manter esse espírito. Comercialmente não vislumbro mais essa perspectiva. Todas se aproveitam inicialmente da base do Windows e posteriormente quando atingem maturidade começam uma campanha de degradação da imagem da Microsoft. Apple, Google, Steam e muitas outras. Penso que Nadella está começando a virar esse jogo. Todos os que incluem a Microsoft e o Windows em sua perspectiva de negócios ela está respeitando, vide os acordos firmados ano passado com Unreal, Unity, Marmalade e demais programação multiplataforma, todas terão integração nativa com o Visual Studio, e são concorrentes diretas da Microsoft. Agora quem a coloca para escanteio, ela está começando a reagir. A Microsoft é a principal plataforma de programação empresarial e de entretenimento de jogos eletrônicos. Ele está usando e abusando de sua influência para impor um modelo de negócio em que sua companhia faça parte. Sinceramente? Acho mais do que justo.

    1. Penso que a MS JAMAIS vai PROIBIR programas Win32 no desktop (como o cara da EPIC questiona), não faz o minimo sentido pensar assim, tem programas que simplesmente não podem ser feitos na UWP e outros que não tem a razão se serem “Universais” pois vão rodar apenas e somente em desktops, alem disso ela teria que mudar MUITA coisa dentro do sistema pra “se livrar” desse legado, desde drivers até programas essenciais e atualizações do sistema. Fazer vai prejudicar muita gente, principalmente ela mesma.
      Agora incentivar o uso do UWP para programas mais comuns/populares, isso é obvio que ela fará, até pq esses seriam os maiores beneficiados mesmo.

      1. Bom dia, Francisco. Permitam-me a discórdia? Ela já está fazendo! Windows 10 é um Library OS fruto da equipe Drawbridge, incorporada à equipe Cloud em 2011, cujo diretor era Nadella. Essa é a visão de Nadella sobre o futuro da companhia, compor um sistema universal, que possa estar presente em qualquer ramificação da informática.
        Assista novamente a apresentação do Projeto Centennial na Build 2015. Ela é clara e cristalina “teremos muitas inovações a esse padrão de programação, que não precisam serem todas implementada agora. Tragam suas aplicações e posteriormente implementaremos seus códigos.”
        O processo de conversão de uma aplicação tradicional em universal envolve três fases: 1. Substituição da forma de instalação, de .exe para .appx; 2. Substituição dos códigos de interface gráfica; 3. Substituição da engine de processamento, da win32 para a Windows Core. Note que todo esse processo, não precisam serem todos implementados de uma única vez, mas podem ser realizados progressivamente. Toda e qualquer aplicação pode deixar de ser um win32 e passar a ser uma core aplicação, pois sua dependência é compilada conjuntamente, aprofunda seus estudos em Library OS. É o mesmo princípio atual do Snappy Ubuntu, a conversão de .deb para .snappy.
        O único inconveniente será, de fato, a atualização de drivers e framework. Os framework podem ser reaproveitados e convertidos. Os drivers não. Basta ver o atraso na atualização do Windows 10 para os Lumias da era Nokia.
        Enfim, esse processo de conversão já foi iniciado. Hoje é opcional, futuramente obrigatório. Em sistemas abertos a fornecedora não detém o poder sobre a plataforma, na fechada o domínio é dela. Veja as condições impostas pela Apple no iOS. Compare com a dificuldade da Microsoft em implementar suas ideias no Windows. Não é especulação. São os fatos. Abraço

        1. No futuro, mas bem no futuro mesmo, ela pode vir a substituir o .exe, .msi, etc por .appx, mas num curto prazo é bem difícil, ainda existe muito “legado” por ai, muita gente (empresas, governos) usando XP ainda, muita gente resistente a mudanças. Mudar tão drasticamente certamente traria consequências terríveis pra empresa, ainda mais forçando.
          Sinceramente não vejo o cenário mudando por pelo 3 anos, essa mudança será bem gradativa e mesmo assim nada impede de ela mudar a estrategia se isso acarretar em problemas.

          1. Estamos falando de décadas de programação. Isso não é mudado em 3 anos e mesmo se for possível seria muito rápido, comparando com o tempo de vida que o Windows tem.

          2. Exato, o pessoal está fazendo um alarde por uma coisa que pode não acontecer ou levar muitos anos, muito “choro” sem sentido.

    1. não tive qualquer problema, alias. colocando uma vez não tive mais problemas. fiquei por muito tempo com medo e nunca colocava.
      mas claro, coloquei nubank que é internacional cheio das facilidades

      1. Então eu coloquei um meu da American Express, mas como minha conta é americana na Live, tive que acionar suporte e tudo, deu certo, mas um boleto ajudaria bastante.

        1. sim, um boleto realmente ajudaria, o steam tem esse sistema. o que me fez comprar regulamente creditos. e pensava o mesmo para a ms. mas, fiz um cartão e faço boleto no cartão para uma experiencia. ficava desesperado pensando que se roubarem meu smartphone poderiam pegar os dados do cartão, mas com o nubank não me preocupo muito com isso… por enquanto

  11. “A empresa também disse que é fácil refazer softwares UWP para Android e iOS…”
    Pronto. Morreu qualquer argumento contrário o comentários tentando justificação para um lado ou para outro.

  12. O que era pra ser exclusivo de XBox também tá vindo pra PC e dizem ser monopólio… Tinham é que agradecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *