A Sony subestimou a Microsoft na época do lançamento do PS3, de acordo com Phil Harrison

Um dos maiores erros da indústria dos jogos, e a quebra do monopólio Playstation. É disso que vamos falar. A Sony subestimou a Microsoft na época do lançamento do PS3. Quem nos conta isso é o ex-Sony Phil Harrison, atualmente chefe da plataforma de jogos em nuvem Stadia, aos microfones da Edge, como parte da explicação de quais foram as maiores dificuldades nos primeiros anos de vida do terceiro console da multinacional japonesa.

Harrison: “Honestamente, não acho que a Sony estava muito preocupada com a concorrência da Microsoft. Nos escritórios de Tóquio parecia que a Microsoft não existia, enquanto nos Estados Unidos e na Europa era claro que se tornaria um concorrente perigoso. Mas no Japão, ninguém se preocupou com o primeiro Xbox e ninguém se importou com o Xbox 360. Isso criou uma visão distorcida de quão importante e forte o Xbox se tornaria como uma plataforma competitiva.”

Harrison então se lembrou de outro grande problema com o PS3: o preço inicial de 499/$ 599, que reteve suas vendas iniciais. Infelizmente na época a Sony não podia fazer de outra forma, porque construir o console custava muito caro e alguns de seus componentes, especialmente o Blu-ray player, eram difíceis de produzir, a ponto de um preço mais agressivo ter criado um problema com o console.

Finalmente, havia o problema do desenvolvedor. Harrison lembra como o PS3 era realmente difícil de domar. Especialmente no começo, foi um verdadeiro inferno para muitos. As ferramentas de desenvolvimento fornecidas a terceiros simplesmente não eram adequadas e eram muito mais rudimentares do que as fornecidas aos estúdios originais, tanto que, na época, muitos desenvolvedores reclamaram publicamente do PS3, incluindo a Valve, que então felizmente lançou aquela obra-prima do Portal 2.

Muitos dos problemas do PS3 foram resolvidos apenas com a introdução do modelo Slim, mais fácil de produzir e mais barato para os jogadores, e a mudança de atitude da Sony em relação ao online, onde a Microsoft tinha uma grande vantagem.

Para quem não se recorda, a Sony levou cerca de seis a sete anos para alcançar o Xbox 360, e enquanto isso a Microsoft lucrou rios vendendo mais jogos, não perdia tanto com venda de consoles, e com a Xbox Live. A Sony chegou até a cogitar não entrar em uma nova geração de consoles. Em entrevista recente, a japonesa disse que se o PS4 não vendesse bem seria o fim. Parece que ignorar o Xbox 360 mudou definitivamente a história da indústria dos games.

O que vocês acham?

 

Fonte

129 comments on “A Sony subestimou a Microsoft na época do lançamento do PS3, de acordo com Phil Harrison

    1. custo do Sonysta pagar 80 euros, enquanto no ps3 vc comprava 10 jogos com o valor do console o ps5 vc vai comprar apenas 5, só que agora a Sony vai ter problemas pra vender jogos a full price, sonystas serão muito mais seletivos e jogos que já davam prejuízo como foi Dreams medievil, concretie genie passarão a não vender nada, acho até que daqui uns 2 ou 3 anos vamos ver a Sony se livrar de algumas coisas como jogos vr, estúdios de indies e coisas assim que só vão dar custo e se concentrar em exclusivos maiores.

        1. O pior disso é que o PS5 já veio gagado e mesmo com um pro a Sony não vai poder mudar muita coisa de um para outro pois prejudicaria esse console mal acabado que eles estão lançando agora.

          Para ela corrigir esse problema todo só em um eventual Playstation 6.

  1. É o que eu sempre digo

    O PlayStation 3 foi o pior console da Sony e o Xbox 360 foi o melhor console da Microsoft e mesmo assim a Microsoft nunca ganhou da Sony em vendas de consoles

    1. Mas quem lucrou mais foi a Microsoft com o Xbox 360 enquanto a Sony só teve prejuízo com o Ps3 Felipinho. Isso só mostra que Playstation não vende pela qualidade e sim pelo nome.

    2. Nem sempre os que vendem mais são os melhores, por um tempo BEM distante a sony foi a melhor, talvez hoje seja a favorita de algumas pessoas pelo simples fato do fanatismo, eu pesquisei muito antes de escolher o One, seria boa se todas as pessoas antes de comprar qualquer produto fizessem o mesmo, pesquisar pra saber qual é o melhor.

          1. O que mais tem nesse mundo é gado de marca. Quer apostar quanto que o iPhone 12 vai vender um abusrdo mesmo sem ter carregador e fone de ouvido na caixa?

    3. “Para quem não se recorda, a Sony levou cerca de seis a sete anos para alcançar o Xbox 360, e enquanto isso a Microsoft lucrou rios vendendo mais jogos, não perdia tanto com venda de consoles, e com a Xbox Live.”

  2. Pessoal, off: alguém pode ajudar? estou interessado em adquirir o series s, ainda mais agora que o preço baixou. O que me pega mais é o armazenamento do que o 4k, que já não ligo muito. Acho 512 muito pouco, meu one x de 1 tera tá lotado. Só consigo expandir com aquele SSD caríssimo? Será que vai existir outra forma? Outra coisa, aproveitando: a diferença de performance será tão gritante assim? O preço é muito diferente…

    1. Você pode comprar usar um HD externo para armazenar os jogos principalmente os da retro ou que você pouco joga, os da retro funciona direto do HD externo mas os da nova geração terão que ser transferidos do HD externo para o SSD interno para poderem ser executados,

      Você ainda tem o One X? Se tiver não precisa ter pressa para trocar o One X ainda aguenta 2 anos, provavelmente próximo ano os preços vão cair mais

      1. Então, eu tenho o one s. Me serve muito bem, eu não ligo pra 4k. Só estranho a diferença de preço ser tão grande. Se o series S fosse 1 tera, acho que já teria decidido.

    2. Eh o q o Haggar disse embaixo: Use um HD comum como armazenamento, depois quando for jogar, transfere para o SSD do console. Pronto! 😁👊🏼

    3. Vc pode armazenar com um HD/SSD externo normal. Mas se eu fosse vc esperaria, pois pode ser que a Microsoft anuncie um Series S de armazenamento maior. Caso vc já tenha algum HD/SSD externo aí eu já não sei kkkkk

    4. Você jogará os mesmos jogos do XSX, com o mesmo desempenho, mas com resolução menor. Quanto ao armazenamento, sugiro adquirir um HD externo da capacidade que preferir, pois jogos poderão ser armazenados lá, e na hora de jogar poderá transferi-los pro SSD. A diferença é que jogos até a geração atual poderão rodar até pelo HD externo, mas os de nova geração só poderão rodar pelo SSD. Dará pra gerenciar bem isso.

      1. Maravilha, era exatamente essa minha dúvida. Muito obrigado. Qualquer HD externo funcionará? Vi uns aqui na Kabum de 1T por 400/500 reais. Não entendo muito dessas coisas, só jogo mesmo haha

        1. Serve. O importante é ser HD externo. Ou vc faz um investimento milionário pela praticidade que uma expansão SSD de alta velocidade oferece ou vc faz um investimento básico para demorar 10 minutos pra transferir um jogo de muitos giga. Aconselho a não comprar a expansão se vc consegue viver de boas sem ele.

        2. Sim funciona, mas não ele não vai rodar jogo de lá, como falaram aí na frente ele serve pra depois vc transferir pro console economizando o tempo do download… fizeram os
          Testes de velocidade de transferência, eh realmente baixo comparado a download, então vale muito a pena… quanto a pegar um S, por ter um ONE X eu não recomendaria, o séries S apesar de ser um bom negócio para quem tem o fat não eh tão bom pra quem tem o X, mais fraco, e sem leitor, a vantagem são as novas tecnologias, mas como os jogos até 2021/2022 vão ser tudo cross gen, pouco dela vai ser devidamente utilizada até lá… mas decida aí brother, eu tenho o one X também é vou esperar um pouco pra pegar o série X

  3. Pessoal, off: alguém pode ajudar? estou interessado em adquirir o series s, ainda mais agora que o preço baixou. O que me pega mais é o armazenamento do que o 4k, que já não ligo muito. Acho 512 muito pouco, meu one x de 1 tera tá lotado. Só consigo expandir com aquele SSD caríssimo? Será que vai existir outra forma? Outra coisa, aproveitando: a diferença de performance será tão gritante assim? O preço é muito diferente…

  4. “Para quem não se recorda, a Sony levou cerca de seis a sete anos para alcançar o Xbox 360, e enquanto isso a Microsoft lucrou rios vendendo mais jogos, não perdia tanto com venda de consoles, e com a Xbox Live.” Declaração de um ex-funcionário da Sony, mas de acordo com os analistas da internet foi o PS3 que ganhou a geração, sei…

    1. Ganhou em vendas de consoles por 1 milhão de cópias mais que o 360. Porém, sem esquecer que houve um corte drástico de preço do PS3 em vários mercados do meio para o final da geração.

  5. Nada que um modelo Ps5Slim daqui 2/3 anos resolva.

    E pode ter certeza, Sony continua viva.

    Ela errou com Ps3Fat mas acertou com Ps3Slim.

    Relaxou com Ps4/Ps4Pro.

    Agora, voltou a errar com o Ps5Fat, mas tem o Ps5Digital pra bater de frente com XboxSeriesS.

    E vai se acertar outra vez daqui 2/3 anos ou até menos, com o Ps5Slim caso exista a possibilidade de viver até lá.
    Pois a Microsoft com seu XboxSeriesX é incomparável ao sucesso.

    Sobre os Consoles da Microsoft existe a possibilidade de ter Slim num futuro próximo??

    Os XboxSeriesS/X já são pequenos. Estão nos limites.

    1. As versões Slims dos consoles são consequencias desejáveis das evoluções tecnológicas, seja no refinamento da produção, na diminuição do processo de produção da CPU E GPU, que por sua vez com menor tamanho geram menos calor, que permite uso de dissipadores e fans menores e etc…e que acaba por permitir diminuir o tamanho dos trambolhos iniciais, e por fim, barateando os custos de produção, de armazenamento/logistica e outros.

    2. Menor eu já não sei, mas acho ainda é possível uma versão requintada do Series X, talvez uma versão sem leitor de discos? O famoso Series V? Kkkkkkkk

  6. Então fico feliz pelo ps4 ter dado certo se não hj não teríamos concorrência e provavelmente não teríamos essa coisa linda q eh o game pass ❤️❤️

    1. Lado bom de ter floppado. A melhor coisa que aconteceu pro WiiU tbm foi isso.
      Infelizmente os usuários de Vita não tiveram o mesmo destino: Sony cagou pra eles.

          1. Eles tinham grana de sobra, ninguém fica pobre cobrando online pra jogar. Só com a Live Gold dos poucos usuários de XONE já valia a pena manter o console pra ter renda passiva eterna.

          2. Empresa depende da votação de acionista, acionista quer dinheiro, se o setor não mostra perspectiva de lucro não consegue investimento pra área simples assim… O CEO n eh absoluto, se a decisão tiver um grande impacto ele precisa levar pros acionistas…e a MS não botava tanta fé no setor de games, o setor do XBOX era tipo um porão lá na MS, mesmo depois do 360 ainda não achavam q iria dar grana, era mais como um azarão ali, mas eles deram um voto de confiança e deram uma grana pra investir, mas n foi suficiente, a Sony colocou muito mais grana, veio pro tudo ou nada, a MS veio meia bomba, deu no que deu… o console era mais fraco, poucos estúdios de firsth p, achavam q seria igual a geração do 360, q os multis iriam preferir o Xbox… n rolou, console mais fraco, a MS queria enfiar o sensor lá goela a baixo dos devs, os devs não embarcaram e ainda escolheram o PS como base dos jogos, aí quando começou a cair quase o setor do XBOX foi vendido… se não fosse o Phil provavelmente hj n teríamos mais XBOX no mercado, o cara deixou de lado aquela ideia de um aparelho multi pra voltado exclusivamente a jogos… o cara ressuscitou um morto, trabalhou feito um louco pra mostrar pros dev q o XBOX tava vivo e para atraí-los, e mesmo assim, até pouco tempo a desconfiança do setor era grande, até o Xbox one X, acho q ali aS mostrou que não iria mais largar o setor e iria investir pesado, depois vieram as quisiçoes de estudios, bicho, agora o setor eh um dos setores estratégicos da MS, a chapa esquentou, agora a Sony infelizmente não tem mais chances de bater a MS, vamos ver qual milagre ela vai fazer pra se manter viva nessa geração… sei q esse começo vai ser muito equilibrado, mas o tempo (dinheiro) tá do lado da MS…

    1. Cresci jogando PS1 e PS2, depois fui pro Xbox 360 e continuo nele ate hoje, agora to migrando pro XSS, o PS3 já ta obsoleto ha anos, ja meu 360 ainda dá um gás.. começamos por ai…

        1. Deus nos livre dos monopólios. Lembro da época do PS2, só foi popular aqui por conta do contrabando e da pirataria, se dependesse de monopólio da Sony era assim até hoje.

  7. Microsoft fez a mesma coisa em 2013 povo não aprendem com os erros dos outros, tipo a Alemanha invadindo a Rússia no inverno, todo mundo sabe que dá merda fazer isso

  8. Desde sempre eu digo isso. Apesar do PS3 ter ficado um pouco a frente em vendas do que o X360, foi um duro golpe para a Sony. Psone e PS2 foram consolidados, era como se fosse o Windows hoje, 90% tinha Playstation. Nessa era do X360, surgiu o Wii, que foi o console que mais vendeu. Uma analogia simples, é como se a Google lançasse um sistema operacional para PCs e rivalizar diretamente com o Windows, isso seria um problemão para a Microsoft, mesmo se o Windows vendesse mais. Assim é o mundo dos consoles hoje, mesmo a Sony vendendo mais, ela perdeu aquele charme da era Psnone e PS2.

    1. Tive PS1 e PS2, joguei muito, muito mais que jogo hoje nessa época. Mas é um tempo que não quero que volte mais. só tive essa oportunidade de jogar muito por conta da pirataria, pois se dependesse da Sony mesmo… Que eu lembro só Nintendo tentou colocar o GameCube (muito mal também) aqui no Brasil, mas é aquilo, contrabando e pirataria prevaleceram. Dólar também, saiu de 1,30 em 2001 e vai pra 4 em 2002…

      1. Eu sou contrário. Jogo muito mais hoje com Game Pass. Nessa época ficava apenas nos clássicos, hoje diversifico mais. Phil está certo quando ele diz que o Game Pass abre novas possibilidades de jogos, até a Plus parece que tem hora que abre novas possibilidades para os sonystas, os cara jogam Fall Guys, game online que eles odeiam, porque deram na plus, mais de 27 milhões jogaram no PS4.

  9. O 360 fez um sucesso absurdo, vendeu muito mais jogos e teve maiores lucros que a concorrência, além de dominar no online mesmo sendo paga e a concorrência gratuita…Pra mim foi o melhor console de todos os tempos.

    1. O processador nem foi tão o culpado, na verdade foi a inesperiencia e desespero da Sony, pois ela não imaginava que a Microsoft ia tacar o 360 pra galera, aí ela teve que correr igual loca pra dar uma resposta, correu tanto que mesmo após lançado surgiram diversos problemas de super aquecimento e afins após o lançamento que só com o slim é que foi solucionado com êxito.

        1. Problema esse causado pela solda BGA de má qualidade usada pela empresa Foxconn que na época era responsável pela fabricação do Xbox 360 e do Ps3 que também sofreu do mesmo problema, diferente de um problema causado por má engenharia, como foi o PS3, que o mesmo só passou a Microsoft depois da mesma ter encerrado a fabricação do console e Sony ter estendido o prazo, ou seja, só assim né!!

          1. Nunca é problema da Microsoft né mais da Sony e né fã boy e isso mesmo os 2 sofreu com vários problemas eu tenho um PS3 aqui de lançamento funcionando CECHA01

          2. Errado, pois todas as empresas tiveram contratempos e ambas tiveram prejuízo, no entanto por motivos diferentes, uma coisa é uma empresa imcopetente produzir um console, outra coisa é uma empresa imcopetente criar um console. Não precisa ser técnico como eu pra vê o que se quer, só pesquisar. E outra, falei que todos deram problemas? Também tenho todos os PS, desde o 1 ao 4 modelos fat, Slim e super slim, assim como os Xbox’s e diversos outros consoles pois tenho coleção.

          3. Quando você começa a pesquisar mais sobre hardware e deixar de ser sego por marca alheia você descobri essas coisas. Hardware Sony só foi bom a muitos anos atrás na época dos anos 90, e mesmo assim deixou a desejar no PS1 primeira versão quando ela usou material plástico na estrutura do leitor óptico o que ocasionava desgaste rápido demais a médio prazo e com isso, muitos usuários daquela época só conseguiam jogar virando o game de cabeça pra baixo, pois só assim o leitor conseguia buscar o foco ideal para lê o CD e funcionar. Tudo isso tá na net, só pesquisar, inclusive tenho um assim na minha coleção que não troquei o leitor ainda pois o console nunca foi aberto. São esses erros que mostram o quanto uma empresa é comprometida com o usuário na questão qualidade. Esse foi só um exemplo, existem diversos outros, de todas as marcas e inclusive Microsoft, a questão é, que defeito, como ele poderia simplesmente ser contornado pra evitar, e aí entra a questão de competência e qualidade. Você pode ser mais inteligente, só pesquisar.

    2. Uma curiosidade.

      A ms construiu o processador do 360 utilizando a tecnologia desenvolvida para o processador do ps3 pago pela sony. No entando a MS fez as alterações que achou necessário. Basicamente o investimento da sony sony reduziu o custo de desenvolvimento do 360.

      Fonte: livro game over a historia dos video games

    1. A Sony sempre ganhou da Microsoft no quesito vendas de consoles…

      A Microsoft sempre ganhou da Sony no quesito hardware mais poderoso, melhor custo benefício, features e agora em jogos…

      Eu não sei você mas eu prefiro a segunda opção

      1. Eu prefiro o console que tem os melhores jogos. Pra mim indiscutível que os jogos do ps são melhores. Veja os jogos que foram lançados no ps e os jogos que foram lançados no Xbox. Olhe exclusivos, exclusivos temporários.

        1. Na minha opinião os melhores jogos são os da Microsoft (questão de gosto)

          Agora o que é fato… o melhor hardware, o melhor custo benefício e as melhores features são da Microsoft/Xbox

    2. O Ps3 perdeu e perdeu feio. Prejuízo bilionário, os jogos não vendiam bem, a Sony viu o Xbox 360 e o Wii ditarem todos os avanços tecnológicos da geração, consumidor recebendo versões cagadas dos jogos, Psn hackeada por meses kkkkkkkk. Para com isso sonyboy.

    3. Vc leu a parte que fala que se o PS4 fracassa-se seria um adeus pra Sony? Ela realmente pode ter vendido cerca de mil consoles a mais que a Microsoft, só que ela saiu tão ferrada da geração que o próximo console dela tinha que ser um Win/Win. Fora o prejuízo absurdo que ela ficou depois daquela geração. Vc realmente acredita que ela ainda ganhou aquela geração?

    4. a sony diz que o PS3 venceu, mas a Sony adora mentir né? PS4 Pro, Jogos Next Gen no PS4. Acho que as vezes a inocência da Microsoft é ser transparente demais…

  10. Não foram humildes o suficiente pra aceitar um concorrente de peso, acharam que seriam lideres absolutos, tai, deu no que deu e hoje a MS tem o console mais poderoso do mundo, 23 estúdios e o melhor ecossistema pra se jogar. Tomou?

    1. Mas com o sucesso enorme do PS2 qualquer empresa não teria humildade nenhuma em entrar numa próxima geração. É parecido com time que entra no campo de “salto alto”, vide seleção brasileira em 2006.

        1. E mesmo assim o primeiro Xbox levou uma lavada do PS2… uma geração inteira contra a Microsoft já havia passado, já tinha passado chão suficiente para a Sony subestimar.

  11. Engraçado que sempre que se sabe de histórias dos japoneses eles são assim, pra eles é como se o Ocidente nunca fosse uma ameaça as suas empresas que estão acima de qualquer coisa, eles tem dificuldade de se posicionar de forma real no mercado e por isso levam tombos como a Sony levou no ps3 e a Nintendo no Wii U, mas nessa geração foi a Ms que levou esse tombo, e o problema embora muitos pensem ter sido apenas o aparelho em si na verdade o abandono das preferencias das thirds foi substancialmente mais decisivo, enquanto no 360 as thirds apoiaram fortemente por ser melhor de desenvolver e ter base o one foi sempre secundário pra elas, e a Ms que nem fazia esforço pra conseguir exclusividades na geração passada nessa teve diversos problemas e enfrentou varias resistencias delas.

    1. É incrível ver como as empresas japonesas não sabem se manter
      Lógica Empresários da Sony: PS2 fez sucesso então o PS3 também vai fazer e nós não precisamos nos preocupar em fazer um bom hardware, PS3 foi um fracasso então nós vamos nos empenhar no PS4, PS4 fez sucesso então vamos confiar na nossa base e lançar o Ps5 sem muita inovação gráfica
      Mesma coisa com a Nintendo, ela fez sucesso no Wii, ficou arrogante e lançou o Wii U, O Wii U fracassou e então eles acertaram em cheio no Swicht, podem marcar minhas palavras; provavelmente o próximo console ou portátil que a Nintendo lançar sem ser um Swicht pro, vai ser um fracasso

      1. O sucesso de uma plataforma ruim depende do nível de gadisse do consumidor.
        Com Vita os gados salvaram? Não. Com XONE os gados salvaram? Não. Com WiiU os gados salvaram? Não. Mas com o PS3 os gados salvaram. E possivelmente com o PS5 os gados salvem tbm. Sonysta é o consumidor mais gado, nunca que um console desinteressante no final de geração ficaria um pouquinho mais vendido que nem na era PS3. O XONE e WiiU se tornaram muito atraentes após uns anos mas era tarde demais, não tinha gado pra salvar o console. Tava todo mundo no clima de “poxa, o XONE e WiiU ficaram mó legais agora mas acho que não vale investir neles agora. Vou esperar o sucessor pq já comprei PS4 e 3DS pra geração atual.”

    1. Acho q na verdade na geração do ps4 x Xbox one quem subestimou foi a MS… veio meia bomba, com ideia de central multimídia, marketing mal feito, pouca ênfase em VG a Sony veio como se fosse vida ou morte, e pelo jeito era, não teve jeito, a Sony varreu o chão com a MS por causa do marketing e de falta de investimento, a MS soh veio corrigir esses defeitos com o tio phill, mas agora o monstro saiu da jaula, nadella acreditou no Phill transformou o setor do Xbox em um proprio, colocou uma cadeira lá em cima do lado da dele pro phill e agora fiii segura q o tubarão sentiu o cheiro de sangue na agua, agora q a MS viu quanta grana ela pode conseguir no setor de games, vai ser difícil segurar, o monstro vem e com força

  12. Essa será a última geração do PS, anotem ai senhores. Aos poneys os meus sinceros sentimentos. Serão anos de agonia e dor. RIP SONY.⚰️

  13. Com Playstation 5 vemos a mesma historia se repetir, a Sony subestimou a Microsoft outra vez e quando viu que a Microsoft não estava parada quis correr atrás mas não conseguiu e vai entregar um produto inferior outra vez.

    Tudo que a Sony faz é tentar inferiorizar a Microsoft e o Xbox para tentar parecer que eles são melhores, isso mostra apenas que eles não são honestos.

    Não quero que a Sony suma do mercado, mas ela vai passar uns gagaços dos bons para aprender a ser melhor.

      1. E ela vai porque a Microsoft pouco se importa com ela, a Xbox esta em uns 5 níveis e esta mirando em posições que a Sony do jeito que esta nunca vai alcançar.

      2. A única coisa que Sony talvez não se ferre nessa geração será em número de consoles vendidos. Pq a plataforma Xbox é atrativa em vários lugares, não só ao XS.

  14. O que salvou a Sony na época do PS3 foram os esforços das desenvolvedoras de jogos. Sem mais!
    Na época tive um 360 e digo que fui feliz com ele, mas com o passar do tempo, os games de ps3 se superaram aí não teve como não voltar… O console da Microsoft virou o preferido da galera do FPS (coisa q nunca fui).

  15. Ps está no mercado desde 1994, fez sucesso e se consolidou no mercado, a MS chegou em 2001 desacreditada com o Xbox Original e o Halo em toda a sua grandeza rivalizando com a Sony e tirando ela do conforto, o 360 foi pra consolidar que de fato que o Xbox nunca foi só uma mera opção ao playstation, o One errou muito (apesar de eu achar que 50 milhões de unidades vendidas de um console não deve ser considerado um flop), mas os Series vão trazer a Microsoft de novo para o topo ou pelo menos pra incomodar bastante a Sony. A Microsoft inovou desde a primeira vez que começou a concorrer e a Sony sempre se viu ameaçada pela concorrência americana, a Gigante de Redmond.

  16. Na minha opinião Jorge, A Sony talvez não subestimou a Microsoft na época do lançamento do PS3 não, de acordo com Phil Harrison. Na minha opinião. Ok Jorge.

  17. Mas a MS acabou se achando tbm no lançamento do One, devido ao sucesso do 360. E errou bastante na época.
    Se nao fosse isso, hoje o mercado seria bem mais dividido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *