Com receio do “Monopólio”, Sweeney da Epic forneceu ideias para UWP ser aberto

windows-10-unificacao

Depois que Phil Spencer escancarou a estratégia da Microsoft quando ao mercado de consoles e PCs, nem todo mundo ficou contente. Tim Sweeney, cofundador da Epic Games, afirmou que a Redmond quer criar um monopólio com sua “Plataforma Universal” que roda aplicativos universais (UWP).

O medo é que o novo padrão de desenvolvimento de aplicativos do Windows seja apenas distribuído pela Microsoft na Windows Store, e dessa forma todos dependam dela para vender seus softwares. Padrão este que funcionará nos PCs e Xbox One, um único jogo para toda a plataforma.

A Microsoft rebateu dizendo:

A “Plataforma Universal Windows” é um ecossistema totalmente aberto, disponível para todos os desenvolvedores e que pode ser suportado por qualquer loja.

A “solução” proposta por Sweeney para combater o suposto futuro monopólio é a seguinte:

Gostaria que a Microsoft permitisse que os aplicativos universais (UWP) fossem criados e ofertados da mesma forma que os aplicativos Win32, sem a necessidade da empresa aprovar cada aplicativo ou que os desenvolvedores se registrem na Microsoft. Ele também gostaria que os aplicativos universais (UWP) estivessem disponíveis em qualquer loja para download, tais como Steam, Finalmente, ele quer que a Microsoft seja clara com o futuro do Windows sobre o termo “ plataforma aberta”.

Bem, o certo é que os aplicativos universais já começaram a repercutir na industria. Vamos aguardar a resposta da Microsoft sobre o caso.

Será que a Microsoft vai criar um monopólio? Ela deve abrir totalmente os aplicativos universais?

Fonte: VentureBeat

58 comments on “Com receio do “Monopólio”, Sweeney da Epic forneceu ideias para UWP ser aberto

    1. Por isso que a Microsoft entrou no jogo.

      Monopólios:

      Dispositivos móveis > Android
      PCs > Steam
      Sony e o PS2 tinha monopólio que o Xbox derrubou
      iPad e tablets com Android agora sucumbem ao 2 em 1 com Windows 10.

      A Microsoft só tá contribuindo para mais opções.

        1. cara, ps4 não tem nada de mais além dos exclusivos, que cada dia que passa vem acabando e com o apps universais tende a cair ainda mais… o XBOX que tem vantagens sobre o PS4… pq ele é mais do que um VG… o hard do ps4 é pouco superior, mas se for possivel upar o xbox one ai o ps4 vai ter o que??? gosto é gosto, mas o xbox é melhor que o ps4 pelo conjunto da obra… e futuramente será melhor em todos os pontos…

          1. Bem, eu não ligo muito para o que o Xbox vai se tornar, não faz sentido comprar um Xbox ONE se eu poderia jogar seus exclusivos no PC, então, o PS4 é o melhor, minha opinião.

          2. nesse ponto vc tem razão… desde que vc tenha um PC bom o suficiente para rodar todos os jogos… mas a grande maioria não tem um PC gamer em casa, e muitos não querem a dor de cabeça que é montar um pc gamer… no final os títulos são praticamente os mesmos… ai fica no gosto do freguês mas pela utilização que eh muito maior no xbox one e ainda mais com a futura unificação das lojas, além da probabilidade de termos muito mais jogos portados do PC para o xbox (com grande possibilidade de baixar o preço dos jogos) acho que o xbox sai na vantagem…. mas também é minha opinião… fora que to puto com a sony pq veio com essa palhaçada de vender ps4 a 4k… to tão puto que abandonei o PS…. ridículo o que ela fez…

          3. Até porque não faz sentido um console precisar de um componente externo para complementar na sua potencia, vc compra um console pq quer gastar menos na maioria das vezes, logo não faz sentido algum comprar um dispositivo externo para incrememtar o Xbox One, PS4 aonda tem vantagens. Ah, e eu não sou fanboy ta kkkkkkk

          4. logico que faz sentido brother… se vc conhece a qualidade dos jogos nos pcs e dos vgs sabe que faz sentido… e não vou ficar discutindo isso aqui…

          5. Ah ta, eu vou comprar um console, mas eu também vou precisar comprar um componente externo para poder jogar os jogos atuais, ah por favor.

          6. não vai precisar rapaz… o componente externo é para jogar os jogos com maior qualidade… por favor vc…

          7. E PS4 a 4 mil hj é só ilusão, pois vc encontra muito mais baratos em lojas pela internet, como Americanas e Extra.

          8. sim… mas mesmo assim, ela riu da cara dos brasileiros ao estabelecer o preço de 4k quando o dolar estava 2 reais brother… foi ridículo… hoje vc encontra o ps4 mais barato mas ainda assim o xbone tah mais barato… e o desrespeito foi no lançamento mesmo… foi ridículo e eu só perdoo a sony se no próximo ps ela se redima e faça o preço no brasil abaixo do preço do resto do mundo… como não vai acontecer então sem perdão…

  1. Quer que esteja na steam, soh pq ele quer,neh?? Legal que todo mundo pode fazer monopólio, qdo eh com a ms não pode. E outra, se a ms abre geral igual exe de win32, vira bagunça de pirataria e vírus..ai vão dizer que é inseguro.

    1. Eu acho, não sei… Mas eu acho que é basicamente porque elas não vendem apps pra PC, e o Mac que ninguém liga pra desenvolver jogos de peso por exemplo, pelo menos grande parte dos devs.

  2. ele levantou uma questão interessante.
    não precisa tudo ficar na loja da microsoft. pode ser nas diversas lojas que existem na internet. o que não concordo é que ele queira que os programas não passem pelo crivo da microsoft. se a apple e o alphabet(google) cria um ambiente sadio para seus dispositivos, por que não a microsoft. sendo carimbado como universal…
    mas não vejo problema em varios programas continuarem rodando fora do universal, sendo 86x ou 64x

    1. Até por amigo, alguns apps universais não funciona tãp bem como aqueles com ‘instaladores padrão’. Pelo menos no meu PC kkkkk 😛

    2. O sistema já está aberto desde a segunda atualização, Thereshold 2 em Novembro de 2015. Configurações >> Segurança >> Desenvolvedor >> Habilitar outras fontes de sua confiança. Apenas não é padrão do sistema. O mesmo procedimento pode ser realizado no Android. Tim está desatualizado!

    3. Rafael, assim, você está certo. Mas tenta usar Win32 no lugar de x86-64. UWP e aplicativos Win32 podem rodar nessas plataformas, mas não expressam o que você quis dizer.

      E da mesma forma que você pode fazer um app no Win32 para você, também é possível com UWP, ele vai ficar local e instalado no seu PC/Mobile… ^^

    1. já que no windows o sistema gera uma área para cada app ou programa usar o necessário do sistema “sandbox” (desde o windows8,1 acho) está mais difícil para vírus. mas não impossível.

  3. Resumindo, ele não quer a Windows Store.
    Eu como consumidor acho ótimo ter uma loja unica e oficial, mesmo sendo analista, prefiro mil vezes procurar o que quero numa loja do que em sites na rede, imagina então usuários comuns.
    Se isso for ruim, vai ser pros desenvolvedores, pros usuários será ótimo.

      1. Marcio, postei em outro local mas falo aqui novamente. No contrato de Desenvolvedor da MS, ela só cobra de transações que são feitas pela própria Loja. Por exemplo, você pode colocar crédito na sua carteira Steam e com ele comprar os jogos. Se a Steam colocasse a loja dela na Loja da MS, ela poderia ganhar a mesma coisa se não usar o sistema de transações monetárias da MS…

        1. Exatamente! Isso difere essencialmente da Apple que cobra por todas as transações, já que não permite outra forma de transação que não seja a gerenciada por ela mesma.
          Francisco, há mais. O conceito de loja virtual da Microsoft também difere, pois é mais um Shopping Virtual do que uma Store, cada empresa pode ter seu próprio espaço e gerenciar de forma independente sua comercialização; na Apple todas as suas ações precisam ser previamente aprovadas, o que restringe a liberdade de mercado. No fundo, considero mais uma tentativa de boicote a uma plataforma que tem tudo para ter sucesso enquanto ela ainda não ascendeu.

      2. “Ele também gostaria que os aplicativos universais (UWP) estivessem disponíveis em qualquer loja para download, tais como Steam”
        Ele quer os exclusivos da Microsoft na Steam também?? porque não pede pra Sony lançar Uncharted 4 na Steam, a Nintendo pra colocar o Mario na Steam??

        Conteúdo Exclusivo tem que ser só na loja do windows mesmo.

        1. Roberto, a questão não é essa. O que ele esta tentando defender é que os atuais órgãos de certificação internacional já são competentes, sendo desnecessária qualquer intervenção na fornecedora da plataforma.
          Está comprovado que esse modelo não é seguro. A web não é um ambiente seguro, pois depois que qualquer instituição recebe seu certificado suas criações não precisam ser previamente certificadas, e qualquer atualização também não é previamente verificada. Esse modelo ruiu, diversos sites conceituados de comercialização de softwares já foram vitimas de criações que continham malware e adware em suas distribuições. O mais famoso foi do download.com, porém não foi o único.
          A Microsoft já realizou a abertura necessária para o sistema em Novembro, quando possibilitou a mesma abertura disponível no Android e no Mac Os – OSX, é o usuário que deve ir ao painel de configurações e ser o responsável por habilitar a instalação de executáveis distintos da loja, os três sistemas já fazem isso. Também não vislumbro monopólio, pois qualquer usuário já detém a autonomia de consumo, ele já pode consumir aplicações exclusivamente pelo canal da Microsoft, o que lhe garante a certeza de produtos testados e aprovados e livres de pragas, ou outras lojas, as quais não lhe conferem tal certeza. Na prática, mais de 97% dos usuários continuam a apenas consumir aplicações advindas das lojas oficiais. Bem, mas isso é assunto para uma outra análise.

  4. A necessidade dos consumidores atuais não importa? A quase totalidade dos consumidores não possuem um nível avançado para determinar a fonte de onde receberão suas aplicações. Quem pode certificar a autenticidade de um site? Mesmo sites de compras de app famosos já distribuíram malware, lembram do download.com?
    Adeque-se à atual realidade do mercado. Uma forma mais inteligente de postulação seria requerer a gratuidade do Visual Studio independente de sua versão, já que a retribuição da Microsoft viria dos resultados da loja; a Xamarin poderia ser uma assinatura anual acessível, $50,00.

  5. Deixa eu fazer uma pergunta de noob?! A Microsoft ganha alguma coisa (dinheiro) com os jogos não produzidos pela Microsoft que necessitam do ambiente Windows pra se instalar e jogar? Porque pela minha visão seria assim:

    Se eu tenho um ambiente que todos lucram desenvolvendo aplicativos 64x, 86x ou apps, para as pessoas usarem eu quero a minha parte do lucro! ?

    Acho que penas eles estão meio que fazendo isso!!! Sei la!! ?

    1. Ela não tem, a menos que não se use uma tecnologia dela… Tipo o Xbox Live SDK, que exige uma licença salgadinha. rsrsrs

      Mas ainda é passível de discussão. ^^
      Boa parte de jogos para Windows 7 abaixo não tem retorno financeiro para MS, principalmente por que boa parte dos SOs instalados são/eram pirateados. Ela ganhava com a atração de desenvolvedores para a plataforma, que por sua vez compravam o SO.

      Mas também sou leigo. Estou colocando apenas um ponto de vista.

  6. Também entendo que se a Microsoft esta meio que forçando com a loja deles é para que realmente tenha um aumento grande e variado de apps e games em sua loja. Assim a suposta falta de aplicativos iria por agua abaixo e além disso seria a loja mais completa superando com facilidade as lojas das rivais… Opinião minha claro!

  7. Por que ele propõe isso tudo a Google que possui o monopólio nos mobiles?

    [APLICATIVOS SEM NECESSIDADE DE APROVAÇÃO]
    Sério, só pode tá de brincadeira quando diz “sem a necessidade de a empresa aprovar cada aplicativo”. Como definir quais aplicativos tem a ‘necessidade’ de aprovação? Quais aplicativos seriam esses? De jogos? Pede para a Microsoft definir o que é uma plataforma aberta, mas não define quais aplicativos seriam esses. Isso torna uma loja bastante insegura, mas quem liga para a segurança dos usuários!

    [DESENVOLVEDORES DECIDEM SE PODEM SE REGISTRAR OU NÃO]
    Essa proposta é uma piada, ainda querem a não obrigatoriedade do registro dos desenvolvedores. Até porque não sendo obrigado, com certeza ainda teria muita gente se registraria. Quer desenvolver usando os recursos do UWP, pague por tal. Se não ver grande futuro nisso, que acho difícil, não se registre, “ninguém é obrigado a nada”. O que se pode exigir é diminuição do valor para registro, gratuidade das ferramentas talvez ou um valor bastante acessível aos desenvolvedores, até os pequenos.

    [LOJAS QUE NÃO SÃO DA MICROSOFT]
    Já a questão de os apps estarem em outras lojas, até que poderia, mas acho que a Microsoft não faria isso, ao menos agora, que precisa que SUA loja cresça não só em aplicativos, mas também seu lucro com ela. Imagine criarem um app UWP e não publicarem na loja da Microsoft, pôr SOMENTE na Steam (um Snapchat da vida)! Principalmente agora. Acho que não dá. Ademais, nada impede a criação de apps não universais (o Windows não perdeu essa possibilidade), caso não queira pagar a licença, não queira publicar na Windows Store ou qualquer outro motivo.

    Para aqueles que falam de monopólio, basta ver que já há um, a Steam, tanto é que só citam a Steam. É importante que a Microsoft faça isso, para criar REALMENTE uma concorrente.

    1. tem varias concorrente da steam. mas o crescimento foi óbvio.
      se o explorer e o firefox não fossem tão ruins. o google nem teria tentado fazer o chrome.
      o que quero dizer, é que o steam não é perfeito e a algum tempo precisamos de inovação. alem de fazer a Valve se tocar que precisa reformular sua loja e seu formato. ta parado como o windows 8,1 mobile.
      atualmente o steam é seu próprio concorrente, se o steam machine com linux, tivesse todos os jogos do windows, eu já teria montado uma maquina só para jogar tranquilamente.

      1. Eu sei que a Steam tem concorrente (por isso digitei: “É importante que a Microsoft faça isso, para criar REALMENTE uma concorrente.”), mas a notícia fala de uma preocupação de Phil e Tim com um possível monopólio da Microsoft. Mas aí eles se esquecem (ou se fazem de esquecidos) que já se vive um monopólio, e não parecem nem aí para tal. Isso parece mais não querer se adaptar, tentando promover um boicote ou um oba-oba do que uma preocupação com um “POSSÍVEL” monopólio QUE JÁ EXISTE. Não sou gamer, não conheço com proximidade esse mundo, mas com certeza um novo concorrente fará a Valve se mexer (se não houver boicote ou algo do tipo).

        Eu discordo da ideia de ruindade do Explorer e Firefox (ou Opera) foi que motivou a Google a fazer o Chrome (Explorer era ruinzinho mesmo rsrs). Eu mesmo estava muito satisfeito com o Firefox e só fiz uso do Chrome devido a grande quantidade de publicidade que a Google fez (baixei até o Canary). Acho que ela se aproveitou e muito de sua popularidade do nome Google. Usei por bom tempo (mas não deixei de usar o Firefox), mas depois me cansei de não mudar o visual (chegou na versão 23, não me lembro ao certo, e parecia a mesma coisa), daquela barra imensa com o nome Google em cima. Uso agora o Edge, mas falta muita coisa, mas pelo menos até agora não me cansei.

  8. Pessoal, parem de ser malucos. Vou explicar pra vocês o que o co-fundador quis dizer já que a matéria não deixa claro:

    1- A questão de não precisar da aprovação da MS é porque dessa forma ela tem poder de ditar conteúdo, não é questão de liberar hacks e pirataria.

    2- Ter que registrar na MS é ruim porque PC não eh um console nem celular, é uma plataforma livre. E limitar minha habilidade de programar com a UWP apenas se tiver conta deixa o sistema bem mais fechado.

    3- Steam só é monopólio no PC porque ninguém mais tinha tentado com sucesso uma loja de jogos virtual. Mas ela não exige que os jogos sejam vendidos só nela, ela pode ser a maioria das vendas online mas não procura monopolizar.

    4- vocês estão esquecendo que essa loja está matando mods, aplicativos com overlay, framerate regulável (g-sync, freesync), SLI, entre outros. Essa idéia não pode ser aceita de maneira alguma! É um retrocesso pro ecossistema de PC!

    1. tá… mas não tá escrito em nenhum lugar que eles terão de vender os jogos só na loja da MS… o cara tá viajando… já tem jogos na steam e na loja da MS ao mesmo tempo… quem quiser pode fazer dessa forma… tão é de mimimi…

      1. José, você não entende o que significa o UWP, se VC quiser usar isso tem que ficar preso a loja da Microsoft. E os jogos que você viu nas duas plataformas não são first parties, todos os jogos da Microsoft irão ficar presos à store e a tecnologia infante do UWP. Procure se informar.

        1. mas quem disse que eles só precisaram fazer jogos UWP??? eh isso que estou falando… não existe contrato de exclusividade cara… agora, quer usar a UWP mas não quer se submeter as regras da MS?? ai já é d mais neh brother??

        2. tah… pera ai, deixa eu ver se eu entendi o que vc quer dizer…. vc falou que a plataforma UWP vai fazer os desenvolvedores ficarem preso na loja da MS…. ai falei que não… que elas não tem contrato de exclusividade ao produzir conteúdo UWP… ai citei o caso do tomb raider… que saiu na loja da MS e saiu no steam… ai vc veio me falar que não é first partie… beleza… ai, me corrija se eu estiver errado, com first parties vc quer dizer aquelas empresas que são subsidiárias da empresa principal (e por subsiriária entende-se aquelas que em regra tem mais de 50%, as vezes com 100% das ações, na posse da empresa principal) mas que criam exclusivos para a subsidiária, certo? tah… vc quer que essas empresas tenham liberdade de disponibilizar um jogo na concorrente??? qual o nexo disso brother se elas produzem com exclusividade??? mesmo uma second partie que são as que criam exclusivos por meio de contrato eu já acharia estranho essa vontade de publicar em uma loja da concorrente, já que tem um contrato de exclusividade… a unica que teria nexo o q vc tá falando seriam as third parties que criam sob encomenda mas sem exclusividade mas ai volta a minha fala… elas não tem contrato de exclusividade, se elas quiserem produzem tanto para loja da MS com um UWP quanto para as demais lojas como para a steam… de novo, a MS não ta fazendo nada de mais e isso eh puro mimimi das empresas que querem se beneficiar da unificação mas não querem obedecer os termos da MS…

    2. 1- Ela tem que que aprovar sim a loja é dela não sua ou de outras pessoas e quem usa é o consumidor e la não pode ter nada falso ou com hack ou vírus entre outras coisas maliciosas!

      2- Registrar na Ms faz quem quer usar a loja dela!

      3- Steam monopoliza sim, e tem outras plataformas de games como Origin da EA, ela nao exige que vendam só na plataforma dela e nem a MS!

      4- O fatos de ainda não ter suporte para essas tecnologias não significa que não terão em um futuro próximo!

      Retrocesso é uma forma de se pensar no que você disse!!!

      1. 1- O problema eh que do jeito que está a MS pode barrar conteúdo que ela não goste,independente de hack ou nao como faz o google na play store.

        2- Nao. Registrar na MS todo mundo que quiser usar o UWP. A loja não é opcional se quiser usar o UWP. O que nos leva a….

        3- A Steam não monopoliza, se ela é o maior provedor de conteúdo digital, a culpa é juntamente de empresas como a Microsoft que só querem correr atrás do próprio rabo ao invés de inovar. Já a MS monopoliza sim, quando os jogos com a UWP só podem ser vendidos na windows store.

        4- Pelo próprio conceito do UWP várias coisas não vão funcionar por padrão, como mods e overlay pois eles dependem de se ter um arquivo executável para associar.

        E bônus: não estou sendo hater da Microsoft, falo como desenvolvedor de jogos e mods. E isso é claramente um retrocesso. A MS nunca se importou com os games no PC, e quando mostra algum interesse, é monopólio e tentativa de transformar isso ele em um console. Procurem se informar antes de falar …

  9. “O medo é que o novo padrão de desenvolvimento de aplicativos do Windows seja apenas distribuído pela Microsoft na Windows Store”

    VAI SE FODER SEU FELA DA PUTA! O PRODUTO É DELA, A IDEIA FOI DELA, E ELA FAZ O QUE QUISER COM ELA!

    Colocar no Steam? Pra quê?! Pra roda em MAC e Linux?! Olha aqui pro teu Rabo _|_ palhaço!

    Dizer que vai gerar “monopólio”, de certos monopólios, felas da puta como esses não reclamam…

    VAI TER MONOPÓLIO SIM, E SE NÃO GOSTAR, VAI TER EXIGÊNCIA DE JOGOS FEITOS SOMENTE EM DIRECTX 12 QUE AÍ SIM SÓ RODA NO WINDOWS/XBOX. E foda-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *