Carregando...

Inevitável: o Android poderá ser substituído pelo Windows 10 em alguns modelos

Inevitável: o Android poderá ser substituído pelo Windows 10 em alguns modelos

Zenfone-2-Windows-10

Antes de tudo, para que não haja confusão, nós não estamos falando do Windows Phone ou Windows 10 Mobile nesta matéria.

Já pensou em rodar Windows num celular? Muita gente pensa nisso, inclusive já ate conseguiram, com ajuda de um usuário do XDA (sempre eles!) rodar o Windows 7 num Zenfone 2. Mas como isso foi possível? No vídeo abaixo foi ensinado. Veja alguns comandos de terminal sendo executados e uma conexão a uma máquina virtual, ainda que em rede local.

Depois, o criador do procedimento, ycavan, acessou o site do XDA pelo Chrome e tudo roda sem problemas aparentes na interface Basic do Windows 7. Até dá para jogar Campo Minado!

O que o Zenfone 2 tem de especial?

Simples, o processador do Zenfone 2 (modelo ZE551) é um Atom Z3560, que é feito pela Intel e tem arquitetura x86. Como o Windows 7 pede de 16 a 20 GB livres para ser instalado, o usuário precisará de um cartão de memória com pelo menos 32 GB se não quiser ter problemas.

Apesar da instalação ter sido feita com o Windows 7, ycavan afirma que é possível ter sucesso até com as versões 8 e 10  (vídeo acima) do sistema.

Mas e se fosse ao contrário?

android-fail

Já pensou se o Windows 10 rodasse bem nos processadores ARM? Não precisasse da Intel? Vocês acham que sera inevitável a substituição do Android pelo Windows 10 pelos hackers?

Bem, após a atualização de codinome Redstone 3, a Microsoft finalmente vai liberar o “Windows 10 for ARM” e rodará inicialmente no Snapdragon 835. Um hardware de smartphone poderá ser usado como um PC – sem gabiarras. Logo, conseguir converter Android para o Windows 10 será um pulo.

Mas seria viável?

xiaomi-mi5-montagem

Bem, usar um emulador do Android é bem simples no Windows 10 desktop, não tem complicações. Além disso, a Microsoft deverá mostrar uma nova roupagem do Windows 10 que se adaptar a todos os tipos de tela na Redstone 3. O Windows roda praticamente tudo em termos de software, logo é bem possível vermos “hackers” ou não convertendo smartphones em “Celular PC“.

A Microsoft já tentou fazer isso com a Xiaomi com o Windows Phone,  mas o projeto parou no tempo. Com o Windows 10 completo, sistema com uma proposta e conteúdo mais robusto que um mero smartphone, poderá fazer muito mais sentido essa ideia de troca.

CShell e NEON

steam-neon

A Microsoft está desenvolvendo uma nova roupagem para o Windows 10 com a próxima atualização de recursos, codinome Redstone 3, que chegará em setembro. Além de novas animações e efeitos translúcidos, o sistema será adaptado a telas menores, do tamanho de um smartphone, por exemplo.

A Microsoft tem adaptado o seu sistema a muito tempo para que tudo funcione em todos os tamanhos de tela, mesmo que elas sejam sensíveis ao toques e agora com a CShell, vamos ter uma interface única para todos os tamanhos de tela. Veremos isso na BUILD 2017, dia 10 deste mês.

O que vocês acham?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.