Carregando...

O programa de retrocompatibilidade do Xbox estará de volta!

A Microsoft lançou surpreendentemente na semana passada um comunicado de imprensa, lembrando-nos de vários pontos-chave que, embora já os conhecêssemos, vale a pena lembrar. Esta nota chega em um momento em que a Sony se complica por ter removido do seu site oficial a capacidade de o Playstation 5 ser retrocompatível.

Mas o cerne da questão é outro. Já sabemos que, através do hardware, todos os jogos serão aprimorados automaticamente e terão melhorias HDR, anisotrópicas e diferentes, para que possam ser jogados nas melhores condições. Ainda teremos melhorias quanto a resolução e taxas de frames.

Na verdade, a parte principal que despertou mais interesse em ler a nota é que a equipe do Xbox reabrirá o programa de retrocompatibilidade. Se você se lembra, esse programa foi encerrado e nenhum aviso foi dado sobre se novos jogos retrocompatíveis, mas as palavras de Jason Ronald dissipam essa dúvida.

A equipe também continua a ouvir os comentários da comunidade sobre títulos adicionais que eles gostariam de ver adicionados ao programa de retrocompatibilidade. Reviver títulos da história geralmente apresenta uma mistura complexa de licenciamento e desafios técnicos, mas a equipe está empenhada em fazer o possível para continuar preservando nosso legado coletivo de jogos.

Parece que o mecanismo será semelhante ao que já experimentamos com o Xbox One e Xbox One X, teremos que esperar que eles sejam adicionados em lotes, a emissão de licenças continua sendo um obstáculo. As palavras acima induzem que jogos do X360 ou Xbox original são alvos para serem revividos – então não perca a esperança se seu jogo favorito ainda não é retrocompatível. Contudo, não esperamos novos jogos até o lançamento do Xbox Series X.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.