Prós e contras das estratégias do Xbox e Playstation para a próxima geração

Foto conceito.

Faltam cerca de seis meses para a E3 2020,e devemos contemplar uma nova geração de consoles. Entretanto, dessa vez, as coisas não serão como antes. Enquanto a Microsoft teve um início de geração desastrosos com o Xbox One lá em 2013, a Sony com seu Playstation conseguiu se dar bem. Por conta disso, é esperado que a japonesa mantenha seu plano antigo e a inovação partirá da Microsoft, que tentará recuperar território.

Na semana passada, fontes da Kotaku afirmaram o que todos nós já suspeitamos, a Sony usará o modelo geracional tradicional de consoles, e novos jogos first party do Playstation 5 não funcionarão no Playstation 4, enquanto a Microsoft deverá optar pelo “modelo do iPhone”, consagrado em outras áreas da tecnologia, mas ainda experimental na indústria dos consoles.

Os jogos Halo Infinite e The Last of US II, que serão lançados no próximo ano, devem mostrar na prática como isso funcionará para o consumidor. Enquanto a Microsoft lançará Halo Infinite junto com o Project Scarlett, mas que rodará em toda a família de consoles Xbox One, The Last of US II deverá ser lançado antes do lançamento do Playstation 5. Qual a razão da Sony não lançar seu grande jogo junto com seu próximo console? Não seria melhor esperar mais alguns poucos meses até a data de lançamento do PS5? Bem, ao que tudo indica o lançamento do PS5 será apenas com jogos exclusivos para tal máquina e assim forçar – e a palavra é essa – a comprarem um novo console, caso queiram os novos jogos da Sony.

Entender a Microsoft não é complicado

A Microsoft mudou muito com a inclusão do novo CEO Satya Nadella, e isso teve impacto em todas as divisões de forma positiva. O valor de mercado da empresa mais que dobrou e tudo isso se deu a nuvem e a aposta em serviços. Atualmente, até o próprio Windows 10 é um serviço. Não teremos um Windows 11, 12… Será a mesma coisa com o Xbox.

Ocorre que, antes a cada novo Windows, a Microsoft iniciava uma nova luta para fazer com que seus usuários atualizassem seu sistema operacional, mas agora não mais. Como dito acima, Windows 10 é um serviço. Aplicando esta tática aos consoles, as vendas do hardware são importante, mas não tanto quanto a venda de jogos e serviços, o que dá dinheiro é o movimento do cartão de crédito dos consumidores.

A Sony ela iniciará a próxima geração a partir do zero, enquanto a Microsoft – se é que para ela será uma nova geração – começar com cerca dos supostos 50 milhões de consoles do Xbox One.

Para ficar fácil de entender isso é só comparar com o iPhone, o smartphone de mais sucesso do mundo e que posicionou a Apple para estar entre as 4 mais ricas do planeta. A Microsoft deverá lançar vários modelos de Xbox, e você comprará aquele que mais se agradar, e caso você não compre, Phil Spencer já disse que está tudo bem. Você não será obrigado a mudar de console. Se você for feliz com um Xbox One Fat, a Microsoft não quer te obrigar a comprar um possivelmente caro Xbox Anaconda. Continuem jogando, assinando Xbox Game Pass, Live, etc… Ter clientes que jogam é mais importante do que números brutos de vendas de consoles.

Imagine se a Microsoft tivesse feito isso no Xbox 360, com seus mais de 80 milhões de jogadores, com uma fidelização com serviços como xbox Game Pass, planos como Xbox All Access ou variedade de consoles como o mais recente Xbox One S All-Digital que roubou a cena na Black Friday do Reino Unido. Se prestarmos atenção, até o Xbox One X pode ter sido um teste de mercado para que a Microsoft entendesse qual a melhor estratégia para a próxima geração, provando uma faixa entre poder e preço.

Prós para o Xbox One

  • Mais confiabilidade para os consumidores que terão seus consoles recebendo mais jogos, ao menos da Xbox Game Studios.
  • Já começa com uma base grande e clientes fidelizados.
  • Muitas escolhas, vários preços, a gosto do freguês.

Prós para o Playstation

  • Com a obrigatoriedade, muitas pessoas devem comprar PS5 se quiserem continuar pegando os lançamentos da Sony e isso pode impulsionar as vendas. Pode ser bom para a Sony.

Contras para o Xbox

  • As vendas dos novos Xbox poderão ser prejudicadas, pois as pessoas não sintam tanta urgência em trocar de geração, mas parece que é algo que não preocupa a Microsoft.

Contras para o Playstation

  • Exige dos consumidores mais gastos para aproveitar novos jogos.
  • Começa do zero, uma nova guerra e terá que convencer jogadores a migrarem para o PS5, inclusive os do PS4.
  • Única máquina, e possivelmente não será barata – principalmente no nosso Brasil.

Atualmente, de acordo com os rumores e declarações das empresas, é basicamente essas estratégias que veremos daqui há alguns meses. Vai ser uma briga das boas, um grande duelo.

97 comments on “Prós e contras das estratégias do Xbox e Playstation para a próxima geração

  1. Galera os jogos que são dados na Gold fica pra gente ou e só por um mês? Pq eu tenho Bf1 que foi dado na Gold a bastante tempo atrás e consigo jogar ele ainda e também o Forza 6

  2. “Ter clientes que jogam é mais importante do que números brutos de vendas de consoles”
    Não é bem assim que a turminha de 1 neurônio pensa

  3. Outro pro do Xbox 2020 é que os volantes, guitarras, fightstick, arcade fight, manches, controles, etc todos serão compatíveis do Xbox One no Xbox 2020

  4. Era oque eu mais temia então.. a Sony vai de fato insistir nesse modelo tradicional.. será que ela não percebe que o público e o mercado não é o mesmo de 10 anos atrás? Meu Deus eu que sou apenas um cliente percebo como as coisas estão mudando e rápido, e a Sony com milhões de dólares investidos em pesquisas de mkt e público não percebeu? Se a MS seguir firme nessa estratégia vai atropelar a Sony

    1. Fica difícil da Sony mudar de postura, no PS now quem comprou jogos está perdendo a licença de jogos q ela comprou.
      Antes pensava q ela não mudava por falta de vontade agora vejo q é por falta de competência mesmo.

    2. Fica difícil da Sony mudar de postura, no PS now quem comprou jogos está perdendo a licença de jogos q ela comprou.
      Antes pensava q ela não mudava por falta de vontade agora vejo q é por falta de competência mesmo.

    3. Ainda bem que ela vai insistir no “modelo tradicional”. Por isso eu vou pegar um ps5 e depois o ps5 pro.

      Eu quero jogar de qualidade, com foco em single player. Sony está indo no caminho certo e as vendas provam isso.

      XBOX para me convencer na próxima geração teria que investir em campanhas, em RPG etc. Porque se é para “focar em multiplayer” então um PC em 1080p144hz é muito superior e não custa muito caro.

        1. Eu estou sabendo sobre essas PROMESSAS. Por isso eu digo que XBOX é um console de “futuro”, de “promessas”.

          Blz. Vou aguardar CONCRETIZAR ok? Não vou mais colocar meu dinheiro em promessas. Sony é REALIDADE e certeza: ps5 virá com vários jogo SINGLE PLAYER, rpg etc.

          Se XBOX vier assim, eu compro.

  5. Um ponto positivo pra M$ é a compatibilidade total com os acessórios do One, por exemplo, se no Scarlett a M$ resolver aderir a bateria no controle, ainda se terá a disposição, as opções da pilha no controle do One.

    A Retrocompatibilidade é outro ponto positivo pra M$, enquanto no lado azul isso é uma incerteza, no lado Verde já é uma certeza presente ainda nesta geração, aqueles que investiram, comprando diversos jogos e Dlc’s e ainda está lá na fila pra se jogar, não irá perder nada ao migrar para a nova geração.

    1. Retro está confirmada no ps5…. entre ps4 e ps5.

      Ps3 não faz sentido ter. Muito antigo. Deu neh. Entre duas gerações já está mais que suficiente. Se quiser focar em JOGO VELHO, montar um PC barato que é melhor.

      1. Queria muito vê o que vcs falariam se a Sony anunciasse retrô de alguns jogos do ps2 até ps4, queria vê se o God of War 1,2 e 3 ficassem disponíveis pra jogar no ps5.

        1. Eu não jogaria. Muito datados. Não consigo nem jogar todos os games bons que existem hoje, imagina ficar perdendo tempo com jogo de 2007?

          E jogos multi no PC é muito melhor jogar esses velhos aí. Aliás, PC para jogo VELHO é excelente. Isso tenho que reconhecer. Qualquer PC barato hoje roda MUITO MELHOR que qualquer console esses jogos VELHOS.

          Console é para jogos mais atuais. Assim que vejo.

          1. Não vejo assim, prefiro ter tudo em um único lugar que no caso seria o console, seria muito mais cômodo e prático e sem falar que me economizaria um dinheiro que n posso gastar, ter a chance de jogar novamente esses grandiosos título GoW 1 e 2(Não se encontra nada como eles hj em dia) acredito que seria muito bem aceito por milhões de sonystas, mano ter a chance de jogar novamente o especular Driver 2 não tem preço kkkkkkk mas ai vai de cada um, cada um tem sua opinião e é assim que é bom rss

          2. Vc tem tanto tempo para jogar assim que consegue dar conta dos jogos da geração a ponto de sobrar tempo para jogar um game de 2007?

            Sinceramente o único game antigo que não achei datado é Crysis 1 do PC. E a trilogia Bioschok, mas ela recebeu remaster neh.

            Eu não curto jogo velho assim. Passou. E acho que proposta de console não é para isso.

            PC existe para isso….. e serve MUITO BEM para isso.

        2. Eu tentei jogar T2w no PC. Não consegui. Motivo: Existe o TW3. Depois que joga ele não dá para ver graça alguma em Tw2……

          Mas, NA ÉPOCA, deve ter sido um grande jogo.

        1. Remaster vale a pena. Imagina comprar um Bloodborne feito para o hardware do ps5? Maravilha.

          Jogos multi também. Alguns mais top tomara que façam remaster. Remake também de alguns.

          1. Mas a poneysada não comprou Bloodborne nem pra essa geração, como vai comprar pra próxima?? ??????

        2. A franquia metro vc prefere a versão remaster? Ou o original? Por favor neh. A resposta é evidente.

          Quem compra um novo hardware quer jogar pelo menos os games mais top aproveitando o novo hardware…. O resto não precisa. Pode ser retro. Mas alguns de maior destaque sim.

          Bioshock vc prefere jogar a versão original ou remaster em 1080p60??? Para neh.

    2. Esses dois pontos citados por vc são espetaculares e acredito que a MS acertou, meu bolso e carteira agradecem kkkkkkk A questão da retrô é muito foda, os jogos inesquecíveis iram continuar sendo inesquecíveis como por exemplo o Castlevania SOTN, Mass Efect, Fable… Eu só preciso comprar um console que vou ter a minha disposição jogos antigos que marcaram minha adolescência e jogos novos que iram marcar minha adultes kkkkkkkkk eu como consumidor e jogador agradeço e muito essa oportunidade.

  6. “Começa do zero, uma nova guerra e terá que convencer jogadores a migrarem para o PS5, inclusive os do PS4.”

    Do zero com uma base de jogadores que está muito na frente da concorrência?

    Sobre “convencer a pegar um ps5” espera Horizon 2 ou algum jogo de nível semelhante que pessoal vai comprar.

    Próxima geração farei a mesma coisa que fiz nessa. Ps5 e depois um ps5 pro.

    Acho fundamental ter um PRO no meio da geração para dar oportunidade de upgrade no console para quem quiser.

    1. acho q as empresas tem duas opções,ou encurtam a geração pra 5 anos ou ficam lançando versões upgrade dos consoles,sinceramente prefiro a primeira desde que tenha retrocompatibilidade.

  7. Só sei que PC na próxima geração a princípio não. Uma RTX 2080 não segura 4K60 com gráfico tudo no máximo. Imagina gastar 8 mil numa máquina para isso?

    Aí para “bater de frente” com um One X e ps4 pro em termos de IMERSÃO, teria que ligar o PC numa tela 4K. Não adianta “monitor gamer”, qualidade muito inferior a de uma TV desse tipo. Pergunto: qual a praticidade de ligar um PC numa TV? Nenhuma. Console vc controla o sistema inteiro, do começo ao fim, por meio de um controle apenas. Vai para a praia, pega o console, mete debaixo do braço.

    E sem risco de se dar de cara com jogos mal otimizados, tipo trilogia Bioshock que trava e sai da partida a cada 5 minutos, mesmo no PC da Xuxa. Ou Batman que, mesmo no PC da Xuxa, fica a 24 fps em vários momentos.

  8. Enfim citaram o que venho dizendo. O modelo de negócio das empresas mudaram. A Apple foi uma escola neste sentido. Mesmo que não perdure, ainda assim é um exemplo.

    Estou vendo o movimento das empresas de outros setores e segmentos e vejo que estão acelerando o processo de converção de negócios. Principalmente no que se refere à assinaturas.

    A Sony tem apenas uma carta para jogar. A MS veio com uma mão cheia. Julgando por probabilidades, Sony vai levar ré. Esse erro a MS cometeu. Estranho é ver a Sony não enxergar isso.

  9. O tio phill realmente acha que XBOX vai concorrer com a proposta 144 hz, 240 hz dos PCs??????

    Se o foco é multiplayer, se single player não é prioridade mais, ADEUS CONSOLES. É isso que o tio phill quer?

  10. Nossa agora eu compro um Xbox pra rodar o Halo Infinity kkkkkkk #sqn vou comprar PS5 pra jogar jogos fodas, gráficos fodas, e não jogar capados no PS4. Vou ter os dois!

        1. PS5 com preço competitivo só na gringa, aqui no Brasil a gente sabe bem como a Çouni trabalha, só a gente relembrar de PS3 à R$7.000,00 e PS4 à R$4.000,00 (com VR à 3.000,00) pra gente ter uma ideia, e com essa configuração do PS5, poneysada pode se preparar q vai vir uma paulada ????

  11. Compre um XBOX para “correr e atirar”.

    REALIDADE: na STEAM tem MIL JOGOS indies assim. E podendo jogar a 144 hz que para multiplayer é o caminho.

    Tio phill não viu isso ainda????????

    Console não concorre com a proposta de PC, tio phill!!!!! ACORDA!

  12. Resumindo o Scarlett vem com jogos meia boca para poder rodar de boa no one, caso contrário será super capado? Já o ps5 vem com exclusivos grandiosos feitos só para o ps5 e com gráficos no talo.
    Xbox continuará com seus joguinhos meia boca cartunizado para poder despachar a um real na mendigopass.

        1. Ano passado foi bom de + ver GOW estraçalhando o joguinho da R* nas premiações, e esse ano DS já está ganhando, mas é começo ainda, tem muitos prêmios em jogo.

          # Fica Phil !

          1. Cobre da MS para fazer jogos de qualidade, assim a sua dor e desespero vão diminuir, pq a SONY vai continuar entregando jogos épicos e memoráveis todos os anos, e não adianta vc gritar, espernear e dizer que é filminho.

          2. “Jogos épicos e memoráveis todos os anos”. Na minha geração os caras só queriam porrar os outros nos contras dos fliperamas em pés sujos ou bares com mesas de sinuca, cachaceiros e fedor de cigarro. A geração de hoje só quer saber de filminho com beijo de amor entre a donzela em perigo e o mocinho destemido. Puta que pariu.

          3. Continue lá no bar bebendo e se drogando, eu estou falando de jogos em consoles, não aguentou e mudou de assunto.

          4. Jogos épicos e memoráveis:

            – Gays Bug Fone 71
            – Érica Traveka 69
            – GaydiEvil 67
            – Concreto de Gonorréia 75
            – Urina Simulator FLOPADA 82 MULTI

            ????????

          5. Lembro do barbudo desempregado fracassado batendo na mesa no goty do gow e o xcomecapim,o cara que nem falar direito sabe,falando dos “10 xbox one ligados no dolby atmos” kkkkk ta la no youtube,quase 400k de view kkkkk viraram piada nacional os fracassados

          6. GOW estraçalhou o “joguinho” da Rockstar com menos notas, menos vendas, menos qualidade técnica, menos tudo ??????? no mínimo estranho ????

          1. Aliás, o dia que “vendas” fizer um console ser melhor você terá razão; caso contrário, continuará no mundo encantado da Poneilândia sofrendo de “sonysmo”.

    1. Fora os excessos desse comentário, concordo que possivelmente a Sony poderá focar em extrair mais do console em termos de potência e gráficos.

      Negócio é saber o preço dos consoles.

    2. Fora os excessos desse comentário, concordo que possivelmente a Sony poderá focar em extrair mais do console em termos de potência e gráficos.

      Negócio é saber o preço dos consoles.

  13. A MS pensa em todos do mundo inteiro rico e pobres, já a Sony ta pouco se fudendo(América do Sul é um exemplo), a sony acha que todos tem bala na agulha pra comprar un console novo assim no day one, a gente aqui do Brasil é uns dos que mais se fodem com as roubalheiras aqui, quem n lembra dos valores do ps3 e ps4, vou de Xbox com toda ctz, não vou de day one pq minhas condições em fim de ano é complicado(tenho 2 filhos), não vou tbm day one pq as coisas aqui no Brasil os caras costumam superfaturar principalmente em lançamentos, mas é isso ai cada um tem sua opinião e a minha é Xbox.

  14. Na minha opinião Windows club, Prós e não contras das estratégias do Xbox e Playstation para a próxima geração sim. Na minha opinião. Ok Windows club.

  15. Sinceramente, não entendo a estratégia da Microsoft. Parece o que a Nintendo fez, já são três gerações lançando hardware bem abaixo da concorrência e se mantendo competitiva. A Nintendo cometeu erros graves com o Nintendo 64, GameCube e WiiU, mas inovou com o Wii e com o Switch. Como tem uma quantidade enorme de franquias exclusivas e propriedades intelectuais rendendo muito, funciona. Dá pra viver de Halo, Forza e GOW, ou será que os multiplataforma rendem o suficiente pra manter o console relevante? Não se fideliza jogador casual, depender de serviços implica em disputar público com quem joga no smartphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *