Carregando...

Rumor: PlayStation 5 é muito mais fraco que o Xbox Series X; veja os números!

Se você acha que por ser final de ano as notícias deram uma trégua, você está errado. Parece que já temos também os dados do Playstation 5 em mãos, de acordo com um Insider da AMD. Foram muitas discussões nas redes sociais e fóruns, vamos trazer tudo para vocês. Aparentemente, temos aqui as armas que a Sony e Microsoft com o Xbox Series X irão utilizar no próximo ano.

Preço e poder marcaram os vitoriosos das últimas gerações. A Sony tinha o monopólio dos consoles com o Playstation 2, mas isso acabou com a chegada do Xbox 360, mais barato e que oferecia melhor desempenho, a empresa japonesa levou cerca de 7 anos – basicamente no final da geração – para acompanhar a Microsoft. Na geração atual, a Microsoft esqueceu essa lição ao lançar um console menos poderoso e com valor maior, e o efeitos nas vendas foram inevitáveis. A Remond recuperou a coroa do poder com o Xbox One X, atualmente o console mais poderoso do mundo.

Phil Spencer afirma que o Xbox Series X será o console mais poderoso, ao menos é isso que ele acredita. Por outro lado a Sony, em momento algum, rebateu tais declarações oficiais do chefe do Xbox. Aparentemente, a Microsoft ficará com o poder de novo, então a Sony perderá a geração? Calma, a japonesa ao saber que não terá tanto poder assim, mas lutará com outra arma perigosa: o preço.

Os rumores sobre os novos consoles da Microsoft e da Sony estão incendiando de novo! Desta vez, um Insider fala que está certo de que o console PlayStation 5 da Sony será significativamente mais fraco que o console Xbox Series X da Microsoft.

De acordo com o insider, o PlayStation 5 terá pelo menos 8 teraflops e um máximo de 9,2 teraflops. Mas o console será oferecido por 399 dólares. O insider não quis revelar mais detalhes. Nem uma palavra sobre a possível retrocompatibilidade e se o PlayStation 5 também suporta totalmente os acessórios do PlayStation 4, por exemplo, como será o caso do console Xbox Series X e dos acessórios Xbox One desde o primeiro dia.

Os 399 dólares, é claro, parecem plausíveis, afinal é o preço inicial de ouro que ajudou a Sony com o PlayStation 4 a mais de 100 milhões de consoles em todo o mundo e mencionamos várias vezes que esse será o valor de referência para um preço básico. Portanto, a Sony parece estar tentando trazer a nova geração com o mesmo preço, enquanto a Microsoft quer conquistar os jogadores com o console mais poderoso.

Os rumores da fonte são apoiados por Albert Penello, um ex-funcionário da Microsoft. Ele também vê o PlayStation 5 como uma atualização para o PlayStation 4 e assume um máximo de 9 teraflops pelo preço de 399 dólares.

Se os rumores estiverem corretos, o Xbox Series X poderá ser oferecido a um preço de 499 dólares. A Sony obviamente começa novamente com o PlayStation 5 por 399 dólares.

Diante, deste cenário a Microsoft pode ainda lutar para oferecer o melhor preço! Como o próprio Digital Foundry falou na semana passada, a Microsoft pode lançar um console mais fraco como o Playstation 5, o Xbox Lockhart, por 299 dólares? Assim, a Microsoft poderia combater o PS5 de ambos os lados – Preço e poder. Primeiro com o console mais poderoso, o Xbox Series X e, uma vez, com o console de última geração mais barato Xbox Lockhart, que ainda não foi anunciado oficialmente e ainda é mencionado apenas em vários rumores. O Xbox Lockhart só será apresentado se a Sony for apelativa no preço do PS5.

Em resumo:

  • Xbox Lockhart, 299 dólares
  • PS5, 8/9.2 teraflops, 399 dólares
  • Xbox Series X, 12 teraflops, 499 dólares

O fato é que as especificações finais ainda não são oficiais. Nem a Microsoft nem a Sony deixam que todos saibam das especificações – a maior parte é um mistério. Tudo é rumor e deve ser recebido com cautela. Visualmente e com as primeiras informações, a Microsoft deixa claro que você só pode obter o melhor desempenho no novo Xbox. Os especialistas em tecnologia da Digital Foundry também estão impressionados e acreditam que a Microsoft instala um hardware melhor do que qualquer coisa que a AMD lançou para a Navi em 2019. Além disso, estão em desenvolvimento novas tecnologias que exploram totalmente o hardware da próxima geração. Com Hellblade 2 e Halo Infinite, a Microsoft já revelou dois vendedores de consoles e já vazou que a Microsoft não perderá nenhum evento sem anunciar algo exclusivo para o Xbox.

O ano de 2020 promete muita emoção e ainda mais surpresas para os jogadores do Xbox! Por hora, estas são as melhores informações que temos para a próxima geração.

O que você achou da estratégia de ambas?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.