Sea of Thieves fez o que parecia impossível, já que as vendas não contam com o Game Pass

sea-of-thieves-barco

O que falavam do Sea of Thieves antes de testarem o jogo eram coisas bem absurdas, e vamos ser sinceros, a maioria aqui achava que o jogo seria um “flop“, ou seja, um fracasso de público. A Rare possui vários clássicos, então por qual razão não trazê-los de volta? Investir em um novo IP? Sem gráficos realistas? A Rare ficou louca… era o que muitos achava. Outros falavam que duzentos reais era muito caro para um jogo desse nível, e que teríamos mais um “flop“.

Sea of Thieves é um sucesso com ou sem o Xbox Game Pass, segundo os dados mais recentes da Microsoft, mas antes vamos separar algumas coisas.

A Microsoft está sob o comando de um gênio indiano, Satya Nadella, que tem feito a empresa ser altamente valorizada em curto espaço de tempo, e muitas analistas acreditam que a Redmond seja a primeira empresa da história a valer um trilhão de dólares. Uma das estratégias polêmicas, mas que tem dado certo, é transformar produtos em serviços, por exemplo, o Windows 10 e o Office são serviços. O mesmo é o Xbox, que deixou de ser apenas uma máquina e se aliou aos serviços. Nos aspectos dos jogos, Fortnite e PUBG são alguns dos vários jogos que são serviços e Sea Of Thieves chega com essa filosofia para se aliar ao Game Pass.

Quando alguém joga via no Game Pass ou comprando o jogo, acredita, não faz diferença para a Microsoft. A empresa quer que você jogue com seus produtos ou com sua nuvem, apenas isso. Serviços são as “meninas dos olhos” da Redmond, e se mais de dois milhões de jogadores usassem o Game Pass para jogar Sea of Thieves, isso seria um êxito. Contudo, este não foi o caso.

O chefe do marketing da divisão Xbox afirmou que Sea of Thieves é o novo IP mais que foi vendido mais rapidamente nesta geração, e pode até parecer óbvio, mas só para deixar claro, o número das vendas não incluem os dados do Xbox Game Pass. Logo, foi um grande feito e uma bela volta da Rare. Sea of Thieves não precisou do Game Pass para ser sucesso, mas como dito acima, se precisasse não seria mal.

Sea of Thieves fez o que parecia impossível

steam-windows-10

Muitos achavam que a Microsoft nunca poderia assumir o lugar do Steam, e vamos concordar que isso parece ser impossível a médio prazo caso ela não compre a Valve. Contudo, Sea of Thieves deu uma ponta de esperança. Vamos ser sinceros, Forza ou Gears Of War não conquistaram o público dos PCs, mas o novo jogo da Rare fez com que pensássemos que a compra do PUBG ou da Valve pode ser dispensável pela Microsoft.

Quem acompanha as transmissões do Twitch e do Youtube dos populares produtores de conteúdo viram que gostaram inicialmente do jogo e o público amou suas transmissões. Muitos espectadores babaram e quebravam a cara ao ir no Steam e não encontravam o título. Nós vimos quando ele superou God Of War na Amazon e tudo aquilo foi com a propaganda “boca a boca” da atenção que o jogo provocou. Foi com Sea of Thieves que muitos jogadores do PC cadastraram seu cartão de crédito na Microsoft Store e descobriram o Game Pass. No Twitch, não vemos Forza (ou qualquer outro jogo de corrida) ou Gears como populares, mas Sea of Thieves ganhou nome e espaço que a Microsoft não possuía, nem que a Sony ou a Nintendo sonham em possuir com seus jogos.

O melhor de tudo é que o pior já passou, e que a base do jogo é divertida e sem concorrentes, uma experiência única e não fruto de uma cópia. Caso o pessoal canse do game, basta adicionar um novo conteúdo com o pedido da comunidade e pronto, possivelmente o jogo volta ao topo e mais gente usa os serviços da Microsoft, seja o Windows 10, Xbox Live ou Game Pass.

Sea of Thieves é um tesouro que deverá adotar a política de Maquiavel: “o bom se dar aos poucos e para sempre será lembrado“. Agora é só a Rare ir adicionando conteúdo gratuito rotineiramente que poderá perpetuar seu sucesso por mais tempo, a fórmula já foi aprovada. Enquanto muitos achavam que os IP consagrados iriam conquistar um grande público do PC, parece que foi aquele jogo “flopado” que calou a boca de muitos, e esperamos que a Microsoft continuem nos surpreendendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *