SSD do PS5 não trará benefícios em títulos multiplataforma, afirma Ori Dev

Nós já escutamos isso do Digital Foundry, agora é a vez do desenvolvedor de  Ori se manifestar sobre o SSD do Playstation 5. Thomas Mahler, fundador e diretor de criação da Moon Studios, desenvolvedor do Ori, falou sobre como os desenvolvedores de terceiros provavelmente estarão desenvolvendo seus títulos multiplataforma para os consoles da próxima geração.

Como muitos de vocês já devem saber, o próximo PS5 da Sony ostentará um SSD personalizado ultra-rápido, permitindo velocidades de processamento de dados de jogos que se diz serem aproximadamente 100 vezes mais rápidas do que as do PS4, segundo alega a Sony.

A pesar do Xbox Series X ser mais poderoso que o PS5, no papel, o SSD do console da Sony tem vantagem sobre, mas, de acordo com Mahler, não faz sentido para desenvolvedores terceirizados ajustar seus títulos em relação ao SSD da Sony. Em vez disso, o criador do Ori acredita que a maioria dos desenvolvedores de terceiros apenas desenvolverá para velocidade padrão do SSD – por exemplo, o Xbox Series X e PC.

“Eu ficaria chocado se a maioria dos desenvolvedores terceirizados não desenvolvesse apenas seus jogos para o menor denominador comum”, escreveu Mahler nos fóruns da ResetEra. “Quero dizer, há literalmente 0 chances de que os níveis sejam alterados apenas porque o PS5 pode carregá-los mais rapidamente, simplesmente porque é muito caro e muito trabalhoso para fazer isso“.

“O SSD super-rápido do PS5 é bom para a first party, mas não fará sentido econômico ajustar fortemente seus jogos para se adequar a uma plataforma específica. Nos PCs e no Xbox, você terá que trabalhar com o que está lá. Portanto, são 2 plataformas contra 1. O cenário apontado no OP é altamente improvável. ”

Como dito acima, este pensamento não é exclusivo de Mahler já que “a velocidade alta do SSD do PS5 e seus clocks a nível máximo serão usados apenas nos jogos first party”, segundo os especialistas da Digital Foundry.

O que vocês acham? 

160 comments on “SSD do PS5 não trará benefícios em títulos multiplataforma, afirma Ori Dev

      1. Esse pensamento está errado! O poder do Xbox Series X pode sim ser usado para que ele tenha melhores resoluções e performances, já em relação ao SSD, as desenvolvedoras não iriam criar ou dificilmente iriam criar novas versões para o Ps5 só para aproveitar trechos que só usem o SSD. sobre o possível Series S, é bom saber que os 4 teraflops em RDNA 2 que ele pode ter, são mais poderosos que os 4 teraflops GCN do Ps4 Pro

      1. Você está errado, o poder do Xbox Series X pode sim ser usado para que ele tenha melhores resoluções e performances, já em relação ao SSD, as desenvolvedoras não iriam criar ou dificilmente iriam criar novas versões para o Ps5 só para aproveitar trechos que só usem o SSD. sobre o possível Series S, é bom saber que os 4 teraflops em RDNA 2 que ele pode ter, são mais poderosos que os 4 teraflops GCN do Ps4 Pro

      2. Chora esquisito, o SSD extraterrestre do PSSD5 só encarecerá o console capado e não vai apresentar melhora nenhuma nós multis ???????

  1. Nenhuma novidade…

    enquanto isso, tem os antas achando que o Series S vai ser mais fraco que o atual One x… kkkkk

    Teraflops não é tudo, o povo é ignorante demais…. muda arquitetura toda da gpu, processador novo MUITO superior a geração passada, etc etc

    É só ver uma 5700 XT, que tem 3 TFLOPS menos que uma Vega 64, e mesmo assim é bem superior

    Sinceramente não da pra acreditar que tem nego tão burro assim.

      1. A arquitetura nova faz mais com menos. ou seja um console com 4 teraflop com RDNA2 rende mais que o xbox one x de 6 teraflops. O xbox series x tem 12 teraflops com RDNA 2, não teremos gargalo nem na Cpu e nem na Gpu. No xbox one x o gargalo é a Cpu.

          1. Meu irmão é engenheiro de computação, formado no ITA. Questionei-o sobre isso e ele me disse 1 teraflop é 1 teraflop. Agora, me pergunto se os cálculos não são otimizados em RDNA2.

          2. É obvio que muda pois é a ARQUITETURA É DIFERENTE.
            Até citei a 5700 XT que tem MENOS TFLOPS e é MELHOR que a Vega 64…. qual parte ta dificil o povo entender?

          3. Como eu respondi a ele 1 teraflop é sempre 1 teraflop o que muda é como a arquitetura trabalha com ele. Pode pesquisar.

          4. A parte que também o clock e a banda de memória, afeta o desempenho. Na época que jogava World of Warcraft, a minha 6600GT dava pau na 6800 em jogos mais leves e em resoluções menores. Ela tinha um clock e uma banda de memória mais rápida, mas um potencial menor!

          5. 1 teraflop é sempre 1 teraflop o que muda é como a arquitetura trabalha com ele. Um exemplo do dia dia, vc tem que empurrar um carro com os pneus furados a arquitetura do one x é mais forte porém mais burra e tentaria empurrar do jeito que está, já a do serie S faria um remendo e encheria os pneus para poder empurrar, logo ele chegaria antes na oficina.

          6. Certo, só que o que ele disse é o seguinte: 1 teraflop de RDNA 1 é o mesmo 1 teraflop de RDNA 2. Veja bem, placas são bem dispares quando se trata de processar shaders, efeitos de luz e filtros. Mas 1 teraflop de RDNA 1 é 1 teraflop de RDNA 2. Não tem dessa de que um vale mais do que o outro. Agora, vamos esperar pra ver a arquitetura da gpu do pssd5 pra ver como fica essa história. Tudo indica que nem é RDNA 2, disseram que tem elementos da 2, podendo até mesmo ser a RDNA 1.

          7. Como eu respondi a cima, 1 teraflop é sempre 1 teraflop, o que muda é como a arquitetura trabalha com ele, logo a arquitetura nova trabalhará melhor o uso de cada teraflop. Isso é fato a própria AMD já disse que a arquitetura RDNA 2 será 50% mais eficiente que a 1.

      2. o Teraflop só vale quando é a mesma arquitetura, por exemplo um comparativo de teraflop do ps5 e serie x vale por ser a mesma arquitetura, já o one x e o serie x são arquiteturas diferentes.

    1. O ps5 tem hardware para competir com o One X não com o Series X hahahahha.

      sinceramente, não sei como tem sonysta burro ainda achando que o SSD vai resolver a parada do fraco desempenho do ps5

      1. “resolver a parada do fraco desempenho do ps5”

        Se o lunático soubesse ao menos usar uma calculadora saberia que o PS5 é apenas 15% mais fraco. ???

          1. Vamos olhar para os fatos que a realidade nos mostrou:

            PS2 mais fraco WINS
            PS3 complicado WINS
            PS4PRO mais fraco WINS
            PS5 mais fraco W_ _ S

            Hihihi

            Lembrando que o PS4 base é 33% mais poderoso que XflopOne, mas para os babacaixistas era quase igual. Mas se 33% é quase igual, como 15% se tornou muito? ???

            Caixista não sustenta um arjumento. Hihihi

          2. Quase igual nada, ps4 é mais nítido sim em questão de superioridade de performance nos consoles base.

            Todo mundo já sabe disso… Embora a realidade já mostrou que houve correções nisso com Xbox one X e PS4 PRO.

            PS3 era mais fraco que o Xbox 360, só pra te corrigir champs…

          3. Ok. Corrigindo, PS3 mais fraco WINS.

            Ou seja, PlayStation mostrando desde sempre que os JOGOS vendem consoles. Hihihi

          4. Depende mano, depende…

            Esse contexto era válido sim, a quase 20 anos atrás… Estamos em 2020, mudou muita coisa já.

          5. Ps3 tinha um hardware melhor porém era muito difícil de desenvolver logo não conseguiram alcançar todo poder do hardware.

          6. Pequena correção ps3 venceu em vendas por muito pouco, porém eles tiveram muito prejuízo em cima de cada console, logo para sony ps3 foi um desastre.

          7. E o Xbox ganhou em todas as outras coisas.
            Em serviços
            Em servidores
            Em rede
            Em preço
            Em melhor controle
            Em melhor hardware
            Em melhor sistema
            Meu melhor lucro
            Em mais assinantes mesmo vendendo menos kkk como?
            Em jogos mais jogados e vendidos kkkkk buaaaaaaaaa

          8. Vamos analisar cada ponto.

            “Em serviços” Qual serviço vc se refere, gamepass? Porque se for, a PSnow ja existe desde 2013, com streaming do console e por nuvem, coisa que até hoje os caixistas esperam o Xcloud. Ok, está disponível apenas em alguns paises, mas a possibilidade de assinar para usufruir dos jogos instalaveis no PS4 qualquer um pode assinar. Sabe aquele jeitinho que caixista faz pra pegar joguinho de outros países, então.

            “Em servidores” Quais os fantasmas, que não tem jogador?

            “Em rede” Sério mesmo???? Pois a quarentena mostrou que a Live não aguenta um dia normal de PSN, foi a Live começar a sonhar em chegar perto dos números habituais da PSN que a Live começou mostrar a droga que é. Ai ai ai

            “Em preço” Pelo menos alguns de fato são mais baratos que na PSN, afinal de contas tem que cobrar menos mesmo, base muito inferior, flopada e que não compra nada, só aluga por R$1. Mas se a Microsofret é tão boazinha, cadê o equivalente ao PlayStation Hits do XflopOne, que possuem diversos jogos a preço acessível??

            “Em melhor controle” Se melhor é precisar de pilha, não ter bateria própria ou removível e gerar custo extra, não ter touchpad que além de facilitar ao escrever também se torna vários comandos em alguns jogos, não ter alto-falante, não ter botão Share e não ter giroscópio. Nem vou falar do P2 e bluetooth que veio na revisão  S.

            “Em melhor sistema” Que de tanto receber alterações ainda continua inacabado, com propaganda, bagunçado e desnecessário.

            “Meu melhor lucro” Para jogar esses joguinhos padrão mobile eu indico algum smartphone com Android, vai ter jogos muito melhores que XflopOne com custo infinitamente menor.

            “Em mais assinantes mesmo vendendo menos kkk como?” Mais assinantes considerando contas free de Live Silver, PC, Smartphone, Switch, Xflop360 e XflopOne. Tá “serto”!

            “Em jogos mais jogados e vendidos” Tá considerando o multiplataforma Minecraft que vende em todas plataformas ou dos multiplafaormas Xflop, Pc e Switch ou dos Multiplafaormas XflopOne e PC. Número de players virou número de vendas???? ???

            Resumindo, não tem um arjumento que escapa dos fatos.

            Já sabe, guarda o cholo para o dia 11 e 12. Hihihi

          9. Escreveu esse texto todo pra arrumar uma desculpa pra todos eles ?
            Vc leu ?
            Pois passou mais vergonha aínda.
            Deveria reescrever, vamos lá, tenta de novo.
            Fica a dica,
            Xbox game Studio vale 3 x o valor da Sony inteira ok?

          10. Está certo, então et melhor eu comprar um PlayStation para jogar D.S, predador , Erika , gow , days bus, Med Evil, knack, Detroit kkkkkk
            Ficar sem serviço
            Ficar sem segurava
            Ficar sem jogos retrocompativel
            Ficar sem online
            Ficar sem game pass
            Ficar sem recompensa no gp
            Quer argumento?
            Vou comprar um Pc game para jogar os exclusivo da Sony, isso se ela tiver kkkkkk

          11. Se esforça mais e tenha arGumentos! Vc já perdeu a graça. Já não sei se falo debiloidices como vc ou se deixo vc falar sozinho.

          12. Se esforça mais e tenha arGumentos! Vc já perdeu a graça. Já não sei se falo debiloidices como vc ou se deixo vc falar sozinho.

        1. No modo boost ele é 15% mais fraco porém o console n conseguirá usar o modo boost sempre, logo 15% é o minimo quem sabe o quanto é o máximo, só o tempo dirá.

          1. Daí sim, se falarem em poder da nuvem agora na Nova Geração vão tomar flop denovo kkkkk como conseguem passar vergonha duas vezes seguidas?

    2. Anta é você. Se você e mais alguém não percebeu, o primeiro motivo de lançar o series S é pq o one X é muito poderoso pra ser de entrada. Esse series S vai ter um processador melhor que o one X, mas uma placa gráfica pior. Pois no one X isso é muito desbalanceado (usaram praticamente a CPU do one padrão, e de novo colocaram as memórias e a GPU), e como no PC o processador é muito mais requisitado no FULL HD (que será o foco desse console) do que no 4K, esse seria então o segundo motivo da troca.

      1. kkkkk, o Series S nao vai ter Gpu pior que o One X, muito burro cara
        todo o restante que vc falou todo mundo sabe, nao tem novidade nenhuma

        só frizei que o Series S vai ser Melhor que o One X, até coloquei o exemplo da placa de video com menos Tflops que é bem melhor que a outra, justamente por ter arquitetura mais recente, se vc é burro e nao enxerga isso, nao tenho culpa.

          1. Eu entendi que você falou que seria a mesma GPU do Series X, mas na verdade foi ele que falou.

            Será 4TF RDNA 2, é mais do que 6TF GCN.

          2. Isso, agora vc entendeu certo… os 4TFlops do SERIES S vao ser bem melhores que os 6TFlops do ONE X, justamente por ser uma tecnologia e arquitetura melhorada
            Mas tem uns caras aí burros que acha que só por ele ter 4TF já se torna pior que o de 6TF
            Mas é dificil fazer os caras entenderem kkkk

          3. Sim, eu fiz confusão quando fui responder, era pra ter respondido ele, mas foi no seu comentário.

    3. Ainda que sejam ambos 6 teraflops, pro cara migrar do One X pro Series S, precisa enxergar uma melhora.

      Eu discordo de quem diz que o Series X não representa grande avanço em relação ao One S, mas no caso do One X a história é outra, pois jogos como RDR2, Shadow of the Tomb Raider e Gears 5 (todos devidamente jogados por mim) possuem nível gráfico absurdo no console. O Series X seria bem-vindo se acrescentasse os 60 fps (ou, no caso do Gears, o 4K nativo), mas em questão de gráficos seria complicado vendê-lo pra quem já tem o 4K no High/Ultra a 30 fps.

      Se o Series S for no nível de uma RTX 2060 fica complicado dizer pro cara migrar.

      1. O problema é que cada vez mais não terá desenvolvedoras portando seus jogos para o one X, scorn e medium já não virão para o one x, acredito que eles deverão usar alguma tecnologia do SSD.

      2. Vai ir muito mais além cara, ainda colocando RT, o Series X teria 24TF GCN.
        Ms o One X se tivesse o mesmo processador do Series X, conseguiria aguentar muito mais tempo no mercado.

        1. Essa parte do GCN e RDNA não entendo nada, se for 4 vezes o poder do One X em GCN então a diferença é maior que o esperado (que já era enorme).

          1. Mas a questão é: quanto? O Series X é um bom salto, já o S é questionável, e o pessoal que tem um One S hoje em dia está de olho no Series X também.

  2. Nem vai fazer diferença em exclusivos que a Sony pensa na possibilidade de um dia virarem multi. na prática esse SSD “milagroso” só vai servir pra isentões gravarem seus vídeos mostrando que tal jogo carrega 2,7 milissegundos mais rápido no Playstation.

  3. Mano sabe quando isso vai se tornar padrão? O dia que jogos de PC pedirem um SSD dedicado apenas aos jogos. Enquanto puder instalar no mesmo local que o sistema operacional… jamais vai acontecer no PC

  4. Como já vimos, o poderoso Xbsx não suportaria um jogo feito para usufruir da capacidade de velocidade absurda do console concorrente, portanto, graças ao Xbsx, todos os jogos multiplataforma terão a famigerada tela de loading.
    Quem não soube interpretar a matéria comemora, causando constrangimento e vergonha alheia.

    1. O que você está falando não faz sentido. Uma produtora multiplataforma desenvolve para diversas plataformas, diversas configurações, eles buscam um denominador comum, a partir dai desenvolve o jogo. Se o denominado comum for o ssd do ps5, então pode tirar fora os Pc com Hd mecânico, ps4, xbox one, xbox one x. Imagina o tanto que a empresa deixaria de vender por ter tomado está decisão, imagina o prejuízo. Estamos falando de milhões. SSD não dá mais fps, tem varios videos no youtube falando disso. O ssd do series x também é rápido.

    1. Não cansa de passar vergonha, mas já deveria, tem 35 anos na costela e ainda escrevendo cartinha para o papai noel.

      Eu venho falando isso a tempos… Mas segundo você, não sou desenvolvedor.
      Não é apenas código, é designer de níveis, reescrever praticamente o jogo todo!
      1 versão para o PS5, depois reescreve uma versão para PC com NVMe/Series X e ainda tem uma versão de PC com Sata, esse ultimo ficando como recomendação minima, acredito.
      É inviável que nos próximos 5 anos, todos os pc’s comecem a usar NVMe.
      Acha mesmo que as desenvolvedoras vão querer deixar de ganhar essa parte do mercado?
      Isso é mais de 90% do mercado de PC.

    2. ele pensa que antes do PS5 os cara que fazem jogos tinha que ficar procurando a referência de alocação de dados na memória manualmente kkkkkkk

  5. Não precisa ser um gênio pra percebe isso, desde que foi anunciado eu digo, SSD do Ps é apenas o Cell 2.0, não sei quem da Sony teve a brilhante ideia em apostar em SSD ao invés de poder, tem que demitir esse imbecil imediatamente.

    PC/Xbox será o denominador comum e acredito que nem os first da Sony vão usar isso, já pensando em um port mais simples para o PC, acorda sonysta fanático, se isso for usado, vai ser em 3,4 jogos durante a geração toda.

  6. A propria Sony confirmou que vai produzir menos exclusivos de seus estudios e que os prazos de produção vão ser maiores. Ou seja, o super SSD do PS5 não vai servir pra quase nada. Só falta o SSD do XSX ser melhor. Aí eu vou me cagar de rir.

  7. Qual a capacidade gráfica para se usar toda a banda da memória mais 5.5 gbps do SSD? Qual seria o tamanho desses jogos. O que a Sony de fato irá fazer com isso que não possa ser feito com 2.5GBps do series X? Se a Sony fizer algo na prática, o Series X também poderia fazê-lo adicionando um área de transição pouco mais longa. Não irão usar isso todo o tempo, imagine só quanta capacidade gráfica e de processamento seria necessária sem contar o tamanho dos jogos em disco pra se usar 5.5GBps.

    1. O Series X vai mais do que foi apresentado, não chega aos 5.5GBs, mas vai além do que foi apresentado, esperemos Agosto.

    1. Olha…
      Não é assim também não heim.
      O PS4 foi o que foi no começo da geração, por causa das memórias gddr5. Eu lembro bem que fiquei puto quando comprei o meu Xone tijolão e aquele Kinect 2 só servia de enfeite.

    1. Claro cara. Vão deixar de programar pra xbox SX e PC como lider de desenvolvimento pra lançar pra ps5. vc é um genio.
      NENHUM ESTUDIO fara isso. simplesmente pq a conversao depoisn seria um inferno

      1. A entao o que o cara falou só serve para diminuir o poder do ps5? O do xbox não né? Ou seja se não usar o ssd do ps5 não usará a gpu do Xbsx.

        1. ????? as devs japas podem fazer uma versão capada pro Series X pra tentar ajudar o PSSD5 Capadão Overclock Air Fryer Marea Turbo Edition ??????

        2. São coisas totalmente diferentes.

          Configuração gráfica: Vai apertando até onde fica rodável.
          Ou seja, é na parte de otimização do jogo, praticamente fácil.

          Designer de nível: É na parte da criação do jogo.
          Os desenvolvedores não vão perder tempo criando praticamente 3 versões dos jogos.
          Sim, 3 versões: PS5, PC NVMe/XBX e PC SATA.

          Por ultimo e não menos importante, deixo-te está imagem:
          https://i.imgur.com/DYCV43d.jpg

          1. E não é só isso depois a conversão fica ruim pra outras plataformas. Imagina em 2022 com switch 2 ou se o cara quiser portar pra telefone. o cara é burro que nao entende que esse tipo de design so se torna realidade quando praticamente todos usam a mesma coisa. brigar tentando desenvolvimento nesse sentido me lembra muito consoles fracassados com saturn.

    2. Nada haver uma coisa com a outra, se fosse assim o poder do Xbox One X não seria aproveitado em relação ao PS4 PROblema e o PS4 base.

    3. O poder extra do Series X está na GPU, não precisa mexer no designer de nível, é mais ou menos como funciona no PC Low e Ultra settings.

      Minha opinião sincera, é que o Series X só terá mais resolução, alguns pixels a mais, frame rate mais estável, coisa que você só vai ver se colocar lado a lado.
      Os 2 são ótimos consoles, são verdadeiramente salto geracionais.

      1. Definitivavemente, não foi o que disseram. O que disseram: O Series X é mais rápido de tantas formas que a Sony terá problema. Suspeito da capacidade de raytracing to pssd5, a do Series X pode ser muito superior por se tratar de RDNA 2.

  8. Só nos exclusivos que veremos o uso da velocidade do SSD e da força da configuração do XsX.

    Nos multis veremos jogos como o da Ubisoft passando vergonha ,ainda a 30 fps por não saber usar o que tem nas mãos.

  9. Caem as máscaras ?mídia que enaltece o super milagroso ssd sem mesmo ter conhecimento técnico.
    Jornalista e youtubes, o sonho dos de vocês foram pegos de surpresa com xbox xsx
    Tá! Mais que provado que o sonho dos sonysta eram ver ps5 superior ao xsx.
    NUNCA SERÃO!!

  10. Acho que é isso mesmo. Essa diferença de velocidade de carregamento de dados não será totalmente aproveitada nos jogos multi, não faz sentido. Isso é mais do que claro…
    Agora estou curioso para ver se o SSD-I/O pode trazer realmente ganhos de desempenho. Vi alguns relatos de especialistas dizendo que está arquitetura “revolucionária” pode melhorar o desempenho do console, diminuindo a carga na CPU e GPU.
    Ainda acho que o poder bruto maior do Series X fará a diferença…

  11. Óbvio, até sonysta sabe que o ssd vai ser para exclusivos.
    A arquitetura é ótima, mais para otimizar o programadores terão trabalho a mais, coisa que não vão fazer a nao nao ser que a Sony dê um incentivo há mais. $$$

  12. É óbvio, qual o estúdio multiplataforma que vai fazer um jogo pensando no SSD do ps5 e depois ter que se virar nós 30 pro mesmo jogo carregar o mesmo conteúdo num ssd com metade da velocidade e pior, provavelmente os jogos no PC vão exigir apenas um SSD comum de 500mbps, e isso se ainda não ficarem nos HDDs “capando” a evolução nós jogos da nova geração.

  13. “A velocidade alta do SSD do PS5 e seus clocks a nível máximo serão usados apenas nos jogos first party”

    Talvez pois a Sony agora é multi, até para os excrusivos pode dar ruim. Ou os jogos sai em 7 anos aproveitando o SSD ou ela vai dropar o próprio SSD.

    Cara eu vejo o fracasso da Sony de forma muito clara com esse PS5, não estou dizendo que ele não vai vender mas… A Microsoft foi incrível com o Series X e segue incrível amarrando toda e qualquer possibilidade da Sony sair desse desastre bem.

      1. Ou eles usam e gastam mais ou eles não vão usar o ”poder” kkkkk e ainda tem o FATO do console aparentemente não fornecer tecnologias para reduzir os custos dos jogos fazendo eles ficarem ainda mais caros para serem produzidos. Vimos dias atrás pessoas dizendo que a Sony estava com dificuldade de financiar o jogo The Last Of Us II.

        Então? literalmente a Sony está fod**.

  14. A gente vem falando isso a tempos, mas segundo os bitolados sonystianos que aqui residem, não somos desenvolvedores e agora?
    Isso que dá deixar os engenheiros da GV de lado e partir para os engenheiros do NEOGAF.

  15. Outra opinião de funcionários da MS sobre o ps5 huahuahua…pqp…
    Eu não vejo os funcionários da Sony perdendo tempo falando do séries X hahahahah

    Pelo menos não de forma midiática, como esses aí tentam empurrar pra tentar exaltar a própria marca ?

    1. “Eu não vejo os funcionários da Sony perdendo tempo falando do séries X”

      Considerando as diferenças, falar do Series X serviria de propaganda pro rival, então têm que ficar de bico fechado mesmo. Se bem que o Cory Balrog andou fazendo uns comentários… Mas todos eles elogiando. Os mais espertos tão preferindo mudar pra estúdios MicroSoft que só ficar na conversa.

  16. “Eu ficaria chocado se a maioria dos desenvolvedores terceirizados não desenvolvesse apenas seus jogos para o menor denominador comum”, escreveu Mahler nos fóruns da ResetEra.

    Nossa senhora, aquilo lá deve estar alagado de tanto choro, hahaha. Bando de haters do Xbox e paga-pau de Nintendo e Sony, essa turma da ResetEra.

    É bom saber que a minha visão como leigo é respaldada pelo especialista, mas é algo que qualquer um com dois neurônios conseguiria deduzir.

  17. Deixa eu causar flame war aqui: isso significa que os jogos multi vão ser capados pq o ps5 é inferior nos teraflops? Hum… Dá pra se aplicar isso em basicamente qqr coisa…

  18. Bom então o mesmo vale para os teraflops a mais vamos fazer pelo menor denominador comum… ou seja tudo que rodar em um vai rodar no outro…

    1. Exato, mas no series X vai rodar melhor. Melhores gráficos e melhor taxa de quadros. Também sabemos que podemos esperar o que a MS diz, já os sonystas….

      1. Não necessariamente afinal pouquíssimos jogos nessa geração foram otimizados para o Xbox one X … e com relação a acreditar em empresa não acredito em nenhuma das duas afinal o poder oculto na nuvem tai juntamente com uns cancelamentos por parte da Microsoft que empatam com o 4k da Sony e por ai vai

        1. Jogo cancelado bem diferente de hardware capado. Não sei ao certo quantos jogos foram otimizados pro X mas tá longe de serem pouquíssimos. O Red Dead Redemption ficou tão melhor no one X do que no ps4 PROblem.

          1. Bom você esqueceu do poder da nuvem e dos exclusivos que jamais iriam pra pc … mas tudo bem e se você não sabe quantos jogos foram otimizados para o X e citou somente um … acho que são pouquíssimos sim … e quanto ao PS4 pro que diga-se de passagem nem tenho um … só um fat mesmo … acho que tirando os exclusivos são meia dúzia de jogos otimizados também… como deixei claro enxergo os problemas de ambas as plataformas… e nenhuma é perfeita

          2. “… acho que são pouquíssimos sim …” Essa sua foi ótima. Estranhamente TODOS títulos que pesquisei rodam melhores no one X. Eu tenho PC e achava uma pena não ter tipo Gears 2 pra PC na época que eu tinha um x360 também. Nunca ouvi falar da Microsoft trapacear seus consumidores com hardware capado…

          3. De acordo com o Gamesradar 100 jogos haviam sido otimizados em julho de 2019. Hoje, todo título de peso que pesquiso tem versão otimizada e comparações no youtube. Você é um fanboi muito desinformado.
            O poder da nuvem é fato, você está de novo desinformado nessa questão.
            Eu nunca li no site oficial da MS sobre exclusivos que nunca iriam pra PC. Agora, leio sobre a capacidade de 4k do ps4 pro até hoje no site da Sony!

          4. enhanced otimizado? Ou não?
            De acordo com a gamesradar, o xbox one x tinha 100 títulos enhanced em junho de 2019. De lá pra cá, não sei quantos mais, só sei que os títulos de peso que pesquiso sempre ficam melhor no one x.
            O poder da nuvem é fato.
            Quem prometeu que o exclusivos de xbox jamais iriam pra PC? Nunca li isso nas páginas da MS.
            Agora, eu leio até hoje na página da Sony sobre a capacidade de 4k so ps4 pro.

  19. “Eu ficaria chocado se a maioria dos desenvolvedores terceirizados não desenvolvesse apenas seus jogos para o menor denominador comum”

    Isso pra mim traz um ponto curioso: todos muitos dos jogos para Xsx vão sair para o Xone, ou seja, os jogos não serão criados com foco no Xsx.

    É legal que os novos games saiam para gerações anteriores, mas sinceramente, a maioria dos ports que vi ficaram uma porcaria, ainda mais quando você compara com algum game exclusivo da plataforma. Sei que é por pouco tempo, mas… Sei lá. Fico com o pé atrás até eu ver com meus próprios olhos o negócio rodando!

    1. @burigas:disqus O ponto do meu comentário não foi esse… pronto, já editei a palavra “todos”. Acho que agora deve ficar bem mais fácil de entender…

  20. Essa declaração me chamou atenção pra uma pergunta: porquê a Sony decidiu fazer um console com um ultra SSD? Se ligaram na palavra ULTRA? É isso mesmo, porque ultra velocidade? Porque essa disparidade toda entre o console bruto e o SSD, Pra que isso? Se somente evoluir pro SSD já seria um avanço significativo.

    E mais, porque a Sony decidiu seguir esse caminho sabendo que a maioria dos devs não vão priorizar o SSD pra multiplataformas?

    Minha resposta pra isso pode não ser tão precisa pela falta de conhecimento técnico de hardware. Mas o que aparenta é que a Sony começou um projeto de console padrão. Vendo que o concorrente ultrapassou os limites, a Sony pode ter feito uma pequena mudança no planejamento pra não “perder de goleada”. No fim das contas conseguiram diminuir a distância no que acabou virando uma disputa de Poder Vs. Velocidade, entre Xbox e PS.

    Agora uma pergunta sincera pra quem entende, é possível fazer essa evolução de velocidade no SSD no meio de um projeto? Se sim, é uma teoria que pode ser discutida.

  21. Naquela parte da sala onde a várias estátuas na demo da unreal engine 5, só foi possível carregar todas ao mesmos tempo com a arquitetura e ssd do ps5, isso segundo o desenvolvedor,se fosse no tartaruga séries x ainda tava carregando ou com pop in!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *