Carregando...

SSD do PS5 não trará benefícios em títulos multiplataforma, afirma Ori Dev

Nós já escutamos isso do Digital Foundry, agora é a vez do desenvolvedor de  Ori se manifestar sobre o SSD do Playstation 5. Thomas Mahler, fundador e diretor de criação da Moon Studios, desenvolvedor do Ori, falou sobre como os desenvolvedores de terceiros provavelmente estarão desenvolvendo seus títulos multiplataforma para os consoles da próxima geração.

Como muitos de vocês já devem saber, o próximo PS5 da Sony ostentará um SSD personalizado ultra-rápido, permitindo velocidades de processamento de dados de jogos que se diz serem aproximadamente 100 vezes mais rápidas do que as do PS4, segundo alega a Sony.

A pesar do Xbox Series X ser mais poderoso que o PS5, no papel, o SSD do console da Sony tem vantagem sobre, mas, de acordo com Mahler, não faz sentido para desenvolvedores terceirizados ajustar seus títulos em relação ao SSD da Sony. Em vez disso, o criador do Ori acredita que a maioria dos desenvolvedores de terceiros apenas desenvolverá para velocidade padrão do SSD – por exemplo, o Xbox Series X e PC.

“Eu ficaria chocado se a maioria dos desenvolvedores terceirizados não desenvolvesse apenas seus jogos para o menor denominador comum”, escreveu Mahler nos fóruns da ResetEra. “Quero dizer, há literalmente 0 chances de que os níveis sejam alterados apenas porque o PS5 pode carregá-los mais rapidamente, simplesmente porque é muito caro e muito trabalhoso para fazer isso“.

“O SSD super-rápido do PS5 é bom para a first party, mas não fará sentido econômico ajustar fortemente seus jogos para se adequar a uma plataforma específica. Nos PCs e no Xbox, você terá que trabalhar com o que está lá. Portanto, são 2 plataformas contra 1. O cenário apontado no OP é altamente improvável. ”

Como dito acima, este pensamento não é exclusivo de Mahler já que “a velocidade alta do SSD do PS5 e seus clocks a nível máximo serão usados apenas nos jogos first party”, segundo os especialistas da Digital Foundry.

O que vocês acham? 

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.