Um produtor de Horizon: Zero Dawn comenta críticas ao lançamento do PC

Horizon Zero Dawn, Guerrilla Games

Em 10 de março, a Sony Interactive Entertainment anunciou oficialmente o que havia sido divulgado nos últimos meses: Horizon: Zero Dawn chegará ao PC neste inverno após sua estreia em março de 2017, antes era exclusivo para o PS4. A resposta às notícias de alguns jogadores foi criticar a Sony por fazer com que mais usuários possam aproveitar a aventura da Guerrilla Games, algo que um ex-produtor do estúdio não vê com bons olhos.

O usuário do Twitter @THEAP99, que mudou a descrição de seu perfil para “O fim de uma era”, postou um tweet no qual dizia: “Uma ótima maneira de passar meu aniversário”. A mensagem foi acompanhada por um vídeo em que uma sala destruída é vista e em que ele é ouvido chorando. O twittero diz que a Sony “abandonou décadas” e que “tudo foi por nada”.

“O que diabos há de errado com você”, escreveu Sam Sharma quando viu o tweet. Sharma é um ex-produtor da Guerrilla Games e da Ubisoft, e trabalhou em Horizon: Zero Dawn Killzone e as séries Ghost Recon. O desenvolvedor, que agora trabalha em um título sem ter sido anunciado, diz: “Criamos um jogo e gostamos. Agora, mais pessoas podem se divertir. E de que forma isso prejudica a sua diversão?”

“Por favor, sejam gentis consigo mesmos. O prazer do jogo não diminuiu porque outras pessoas podem jogar”, concluiu o desenvolvedor. Nas respostas à mensagem, você pode ver dezenas de pessoas incrédulas antes do vídeo do usuário, mas também outros tweets que criticam o fato de que mais pessoas podem jogar o Horizon.

Estes são os novos tempos, parece que ou os usuários se acostumam a isso ou surtam.

Fonte

143 comments on “Um produtor de Horizon: Zero Dawn comenta críticas ao lançamento do PC

      1. Né, ele chega se pior…fica fazendo vitimismo pq o joguinho do xbox ta sofrendo hate…pqp ele nunca viu os jogos da Nintendo? o quanto de hate que sofre.

    1. Nego depois vem falar que caixista é tóxico, cara, eu tô cagando pra quem vai jogar um determinado jogo, esse novo Ori que é um jogão se sair pra switch também, melhor pra quem tem o portátil, vai poder desfrutar..
      Eu mesmo parei no ps3, meu irmão tem ps4, acabei jogando Last of us, nada de mais, mas se eu pudesse jogar um jogo do ps4 eu ia de Miranha. Mas sonysta só consegue ver o próprio console, se criou essa doença chamada exclusivos que impregnou na maioria deles. Como se fosse um crime um jogo da Sony ir pro PC ou outra coisa.

      1. A Sony já disse que vai reduzir a quantidade de jogos produzidos e eles não se ligaram nessa declaração. É preferível para eles que o jogo de prejuízo e continue exclusivo que venda mais e obviamente tenha mais sequencias.

      2. Eu tenho os 2 consoles, mas como o PS4 eu peguei do meu irmão e já tenho Xone a anos, confesso que mal toco nele mesmo tendo o Miranha e o Gow, só de pensar que preciso deixar o controle carregamento me desanima. Mas é isso tem jogos bons para ambos os lados, mas só um da pitizinho pq deixou de ser exclusivo, é o ego acima do bom senso.

      3. Sabe pq e crime pra eles pergunta agora para qualquer sonysta
        Oq me faz compra um ps ele são limitados mentalmente q acha q exclusivinho e a unica resposta

      4. Justamente; inclusive eu assinei a petição pro Ori ir pro Switch. Não vejo nem o PC nem o Switch como concorrentes do Xbox. Pelo contrário, pra mim o PC hoje faz parte do “ecossistema Xbox” completo e integrado; e o Switch é um console com jogos totalmente diversos e próprios. Só vejo o PS como concorrente do XB hj.

        1. Até porque, se Ori ir para o Switch, a Microsoft e a Moon Studios irão arrecadar dinheiro no Xbox, Pc e Nintendo. Agora que a Moon está criando um game triple AAA, o retorno e dinheiro que Ori irá agregar irá ser excelente para custar o novo projeto que creio eu será caro.

          1. Ecossistema… significa que o que eu jogo no PC está conectado com o que eu jogo no console XB. Eu posso começar um jogo no console e continuar no PC, e vice-versa. As conquistas e configurações são compartilhadas, inclusive. Isso é um ecossistema, completo e integrado.

  1. E o pior é a sony tentando controlar o dano com palavras, dizendo que não existiram mais jogos sendo lançados para outras plataformas. Todo ano ela fala isso e todo ano mais e mais jogos sendo lançados para Windows/Xbox.

    Sony, suas palavras contradizem suas ações.

    Admita logo que o Ps5 esta em crise, pode não ser lançado e ela se tornará de vez uma mera desenvolvedora de jogos que se sujeitará a lançar games pra Windows e Xbox.

      1. Vc acha que a microsoft vai lançar outro videogame além do series x? Do jeito que as coisas estão, daqui um tempo não teremos mais consoles sendo anunciados.

        1. Para a Microsoft não importa lançar ou não um futuro Xbox além do Series X.
          Xbox se tornou um serviço, se o Xbox não vender muito, ela continuará vendendo seus games pra Windows/GamePass/XCloud*(Android/iOS).

          A Sony não tem um sistema pra PC, ela esta fadada a lançar seus games pra Windows e dar dinheiro para a Microsoft.

          Ela já fez parceria com o Azure certo ?? Esta pertinha de abrir as pernas de vez para o serviço Xbox e fechar de vez a PSNow.

          1. Então as duas empresas irão se tornar um serviço. Gamepass do lado do Xbox e PS now do lado da sony.

          2. Só que a Microsoft tem o servidor PROPRIO, tem o Sistema Operacional Proprio, tem a Rede Online Propria.

            A Sony precisa terceirizar tudo, no fim ela terá de recorrer a Microsoft pra TUDO.

            Além de estar virando multiplataforma, terá de comprar e usar serviços da Microsoft para tentar sobreviver no ramo de games. Pois no ramo de TV, Som, Celular ela já faliu.

  2. Pq deixar um jogo que foi eleito o melhor do PlayStation 4 no ano de 2017 parado e pegando poeira se a desenvolvedora pode colocá-lo à venda e lucrar ainda mais? Não só isso, mais pessoas poderão conhecer o jogo e quem sabe, até comprar um PlayStation.

    1. Eu duvido que sequer os donos de Ps4 jogam os exclusivos temporarios deles. Duvido mesmo, porque na minha lista de amigos da PSN poucos possuem os “exclusivos temporarios” e dos poucos que compraram, menos ainda chegaram a zerar esses “exclusivos temporarios”.

      Existe o dono de Ps4 e o Sonysta. Os donos de Ps4 dificilmente zeram os games e os sonystas que eu duvido que tenham Ps4 não jogaram nada de Ps4 e nem de Xbox, por isso tem tempo para ficarem digitando mer4fda na internet

      1. O que é estranho é meus contatos da Live tendem a jogar mais os jogos da Microsoft do que os sonistas jogam os da Sony. E isso não é bom pra Playstation.

        1. Eu também possuo os 2 consoles e percebo exatamente isso.

          E os meus amigos da PSN possuem MENOS jogos comprados, achoa que é porque ter um Ps4 é muito mais caro, os jogos são mais caros, compras limitadas e sem descontos. O pessoal acaba gastando menos com o Ps4 e jogando menos também.

          1. A maioria dos jogos Sony não tem competitivo, isso é simples. Por isso gostam tanto de fortnite, nba2k, madden,Gta, fifa, Minecraft..

          2. Pois é. Ao menos era era PS3 a sony investia nisso. O PS4 enquanto hardware é muito melhor que o PS3, mas a sony enquanto publicadora de jogos, era muito superior no PS3.

          3. A maioria dos jogos Sony não tem competitivo, isso é simples. Por isso gostam tanto de fortnite, nba2k, madden,Gta, fifa, Minecraft..

        2. Tem que ser guerreiro para jogar crackdown 3, state of decay 2 e sea of thieves, parabéns, força aos guerreiros que aguentam mais de meia hora nesses lixos.

  3. Sonho lunático da ovelhinha caixista:
    PS4 não tem mais exclusivo, jogos Sony viraram multiplataforma.

    Realidade:
    PS4 perde seu primeiro exclusivo first-party após quase 7 anos de vida do PS4 e após 3 anos do lançamento do jogo, já com a próxima geração batendo na porta e sequência do game provavelmente logo após.

    Quanto aos dementes que estão chorando a ida de HZD ao PC, devem ser ex-caixistas.

    1. Os perfis que vestem uma mascará para interpretar o personagem estão entrando em colapso, mais nada do que vocês falam fazem sentido.
      Vocês não acreditam nem na propria mentira, mas se recusam a voltarem atras no fanatismo que não faz mais sentido.

      A Sony esta respirando por aparelhos, sua ultima carta na manga é virar multiplataforma.
      É virar multiplataforma ou declarar falencia.
      Creio que personagens que nem vocês preferiam que ela declarassem falencia né ? Ao invés de abrirem as pernas pedindo socorro pra Microsoft.

      1. Só o tempo irá dizer, mas como sabemos da importância da marca PlayStation para a Sony, pode ser essa uma jogada da Sony em mostrar, assim como foi citado na entrevista, de outras pessoas verem do que a PlayStation é capaz de oferecer. Nada melhor que experimentando umas das melhores IPs criadas nessa geração.

        1. Eu acredito que seja questão de gosto, admiro a qualidade dos jogos tanto da Sony quanto da MS, mas também acho besteira ficar fazendo essas coisas por que um jogo saiu para PC, isso é exatamente da oportunidade para outros jogarem o mesmo jogo

          1. Qualidade técnica não é questão de gosto, impossível dizer que HZD, Bloodborne, Uncharted, novo God of War seja ruim, assim como dizer que Gears, Forza ou Halo seja ruim, não tem cabimento. Gosto é uma coisa, o jogo ser bom ou ruim é outra, por exemplo, de Death Stranding eu acho horrível, o jogo ser ruim ou bom é outra coisa. Concordo se a Sony começar a lançar jogos para PC no “day one” ela irá vender muito mais jogos, porém obviamente ela venderá muito menos consoles e serviços como PS+, ela lançando como está fazendo com o HZD, ela não deixa de vender consoles, não deixa de vender cópias para console e ainda pode dar uma sobrevida nas vendas do jogo no PC. Acho que a marca PlayStation e Xbox tem propostas e importância completamente diferente dentro da empresa onde pertencem, a Sony depende muito mais da PlayStation que MS do Xbox, Xbox como sabemos logo estará em qualquer coisa que tenha uma tela, a MS sabe que não tem espaço nem desejo das pessoas (a grande maioria) em ter um console Xbox. A MS sabe que pode ser muito menos arriscado e mais lucrativo investir em serviços que em hardware, tanto que acredito que ela não está nem um pouco preocupada se o XsX venderá pouco ou muito, já para a Sony se PlayStation se der mal é teoricamente 30 a 40% da receita da Sony, ela assim como a Nitendo (essa mais ainda) dependem de manter seu foco em sua experiência dentro do segmento de games como sempre foi, até porque elas sempre estiveram e estão consolidadas como pode ser visto. Seria como comparar o mercado de consoles portáteis com o de consoles de mesa, um não substitui o outro, e o Switch representa bem Isso, compra quem quer um console de mesa, compra quem quer um portátil. E os serviços de stream que estão aí são a mesma coisa, o games que presa por qualidade e experiência de ponta jamais irá substituir console físico por um serviço streaming.

      2. Só o tempo irá dizer, mas como sabemos da importância da marca PlayStation para a Sony, pode ser essa uma jogada da Sony em mostrar, assim como foi citado na entrevista, de outras pessoas verem do que a PlayStation é capaz de oferecer. Nada melhor que experimentando umas das melhores IPs criadas nessa geração.

  4. A essa altura da competição, qual seria a vantagem da Sony em lançar um Ps5 ??
    É a mesma coisa que eu me perguntava com a Nintendo, lançando hardware capado, controle capado e rede online capada. Se for para lançar isso é melhor virar multiplataforma logo.

    A Sony entrará em uma espiral de falencia sem fundo, pedirá ajuda aos bancos para tentar salvar a divisão Playstation se ela tentar bancar um lançamento de um hardware que sabemos que dá prejuízo na venda.

    Lançando seus games pra Windows, as pessoas deixaram de comprar Ps5, o estoque de Ps5 nas loja será grande e a Sony não conseguirá ter retorno com o dinheiro da produção de PS5.

    É bem provavel que a Sony em falencia, ela pedirá misericórdia a Microsoft.
    Por favor Microsoft compre parte da nossa empresa, faça parceria conosco, para que a marca Playstation não suma do mercado.

    1. Isso é o que os fanboys pensam, como se os exclusivos sustentassem a base de ps4 vendidos, quando na verdade só 10 a 20% da base compram realmente pelos exclusivos, os fanboys inconformados estão querendo ver o pior da Sony por conta dessa decisão, mas muito provavelmente vão ver o contrário, o jogo deve vender bastante no PC e a Sony continuará tirando água da fonte que já estava seca. A decisão da Sony com empresa vai render bons frutos pra ela e até futuramente pros consumidores, até esses mais radicais que estão chorando em todo canto da internet, com a grana adquirida de seus jogos em outra plataforma ela continuará fazendo mais jogos para o Playstation e pode arriscar fazer ainda mais e/ou com maior orçamento sem “medo” de prejuízos, comprar mais estúdios, a possibilidade de criação só aumenta com essas novas medidas.

    2. Até esse anúncio do HZD era todo mundo falando que ia de ps5 na próxima geração sem medo, nem precisava saber das especificações do console.
      Que mentalidade bem fraca pra manter um console hein.
      Os jogos dos estúdios da Microsoft saem pra pc, te dão o play anywhere, pra não precisar comprar o mesmo jogo duas vezes, e ainda assim, ta cheio de gente interessada no Series X.
      Só estão confirmando o que sempre falamos, que ter um playstation não tem benefício nenhum.

  5. Fanboy trouxa é fanboy trouxa não importa o assunto, fanboys do xbox também choraram quando isso foi anunciado pela MS, ao invés de jogar querem ficar enchendo o saco.

  6. Depois de ver um chorão no Reclame Aqui histérico com a perda de exclusividade do HZD, cheguei a conclusão que isso aí foi falta de umas cintadas nas costas quando criança.

    1. Sony com 4K falso = “Tudo bem, é upscale, nem da pra perceber”;
      Sony com aumento da Plus: “Tudo bem, é pra dar jogos melhores”;
      Sony sem retro: “Tudo bem, quem quer jogar jogo velho”;
      Sony lança um exclusivo no PC: “EU não quero, sony fez propaganda enganosa, não vou comprar o ps5, quero processar a Sony”

  7. O que é mais ilógico disso é que o fanboy comemora consoles enviados as lojas, achando que tem mais de 100 milhões de ps4 ligados, todos jogando, comprando todos os jogos no lançamento e se divertindo.
    Se fosse um console super limitado, que foi vendido somente 50 unidades no mundo todo, tipo uma Lamborghini ou Bugatti, até dava pra entender, porque o cara pagou pra ser uma dessas 50 pessoas.
    Eu to é gostando da raiva do fanboy que não vê mais nenhum benefício em ter um playstation, como todo mundo sempre falou, que jogo é questão de gosto, e se eu não gosto de nenhum exclusivo da sony, não tem motivo pra ter um playstation.

  8. Concordo com o carinha abaixo a Sony criou a maldição, sempre se achando os reis, mas isso vai acabar logo, com 1ano de ps5 já vai ter hardware desatualizado, vou estar aí pra ver, o jogo está mudando heim, vcs verão logo mais.

  9. É o que eu sempre digo: PC não compete com console e vice-versa. O jogo foi lançado para PC e não para o console Xbox.

    Essas pessoas que falam que agora irão vender o PS pra comprar um PC é só birrinha de criança. A prova disso são os próprios caixistas, que mesmo tendo todos os jogos no PC preferem jogar no console (como eu).

      1. Ah para né Jorge. Tu só quer ver a treta caixista vs sonysta, nem liga pra PC. Toda semana tem jogo grátis no PC, mas tu só informa os do xbox. PC so aparece aqui qndo tem jogo da Sony sendo anunciado pra ele kkk

  10. bom, quem tem o jogo no ps4 já jogou ou pode jogar de boa ainda, mesmo que lance para PC, se lançar para PC mais gente pode jogar o game , claro os donos de PC, e os caras do ps4 que já tem o jogo pode jogar ou continuar jogando isso não muda nada! não sei porque essa briga de exclusividade, porque não faz sentido , o cara que tem xbox pode comprar um ps4 para jogar o jogo! o jogo não tem exclusividade por pessoas qualquer um pode jogar o game! é só comprar a plataforma que o jogo está disponibilizado que vai jogar da mesma forma! por mim eu no xbox pode lançar em qualquer plataforma, desde que o jogo lança pra mim também tá de boa!

  11. Sabe pq os sonystinha tá tudo em colapso e pq agora se vc perguntar pra eles oq me faz compra um PS4 eles não sabem outra resposta além de exclusivinho fato poneys nem tem PS4 nem jogou os exclusivos por isso nem conhece a plataforma

    1. O discurso não muda, com tudo saindo no PC vai acabar o motivo para comprar um ps, assim como o xbox não tem e nunca teve nenhum motivo para comprar, só idiota para pagar comprar xbox, já que os jogos estão todos no pc, até o mendigo pass tem para pc e a xbox live é de graça. Console sem exclusivo é irrelevante.

  12. Entendo o lado da zueira e tal..

    Mas isso é um assunto sério, creio que não tem pra onde correr, esse é o futuro. Por mais que Sony diz que não vai ser todos os jogos indo pro PC, um isso vai acontecer.

    Alguns de nós caixistas passaram pela mesma situação, de dúvida, incerteza e até raiva. Eu até lembro de comentar aqui, dizendo que a Phil Spencer estava fazendo um ótimo trabalho reeducando os caixistas fanáticos e mostrando que esse tipo e coisa era melhor pra empresa e consequentemente traria mais investimento pra fazer jogos. Agora quem passa por isso são os sonistas.

    Não é e nunca foi sobre falência de divisão, sonistas, não é também sobre venda abaixo do esperado, mas sim da evolução de mercado, precisamente da distribuição de conteúdo. Imagina um cenário futuro em qu a Microsoft alcance e venda conteúdo pra bilhões de pessoas no mundo, isso dobraria a receita do Xbox, fazendo eles mais prósperos e mais capaz de trazer jogos melhores. Imagina se o PS continuasse na sua base de 100mi de console vendidos (com menos da metade de assinantes Plus, realidade é essa). Nesse cenário, vocês fanáticos estão “apequenando” uma empresa. Deixem de serem burros.

  13. Entendo que….

    Consoles tem suas vantagens….

    PcMasterRace tem suas desvantagens…

    No fim de tudo… só o Jogador Gamer tem o privilégio de usufruir o seu Game favorito… indiferente se é no Console ou no PcMasterRace

    1. A Sony teve um certo investimento para colocar alguns Exclusivos na Steam

      Se não vender….a Sony vai levar Prejuízo… então seria bom vender

  14. O mais gostoso agora é ver a midia sonysta mais perdida que cego em tiroteio. Aqueles jornalistas, que inclusive chamaram a Microsoft de mentirosa por anunciar Quantum Break no PC, tão passando um paninho com óleo de peroba pra Sony. Deviam criar vergonha na cara e limpar o próprio rabo fedorento.

    1. A midia não sabe se elogiam ou se atacam a sony por causa dos fanboys que visitam os sites deles, bugaram! kkkkkkkkk
      Sony está certa, sonysta é goelinha de internet e não compra exclusivos! Tem mais que se foder mesmo. E não pensem que é como Xbox que tem Xbox Play Anywhere. No PS4 o sistema chama-se: Play Me Fodyware

  15. Sabe uma das coisas que me deixam mais feliz ?
    É saber que do lado verde não tem essas frescuras, enquanto isso os cara se mata por que um Ex-clusivo Não estar mais no catálogo cof cof…, empatia a gente se vê por aqui kkkkk
    Logo logo o bom de guerra vem tb!

  16. O cara aí é bem sensato e apenas disse o óbvio e o que já falamos aqui, e merece ser cuspido na cara de “sonyboys” rsrsrs: “Criamos um jogo e gostamos. Agora, mais pessoas podem se divertir. E de que forma isso prejudica a sua diversão? Por favor, seja gentil consigo mesmo. O prazer de um jogo não diminuiu porque outras pessoas podem jogá-lo“. Mas pra esses fanboys, parece que o prazer acabou; ou seja, no final das contas não é pelo jogo em si, mas pelo nome “only on playstation” na capinha azul rsrsrs Que fracasso!!! A Sony tem que lançar todos seus jogos ao PC, é uma questão de saúde pública, pra acabar com essa doença chamada “sonysmo”. SONYSMO: doença mental contagiosa que faz o gamer ser fanboy de um jogo só porque leva a característica da “exclusividade”; a doença deixa ainda o gamer mimado por achar que somente ele pode ter o jogo, mesmo que nunca o tenha jogado e nunca vá jogá-lo, criando assim em sua mente uma cultura restritiva anormal que afeta o seu meio social negativamente; em casos mais graves a doença também deixa o gamer com “preferência lógica alterada”, influenciando suas escolhas por produtos limitados e sem recursos.

    1. Eles não se importam com a diversão, tão é preocupado com o ego, esse povo que tá chorando em todo canto não tá preocupado com os jogos, e sim com o argumento que se invalidará. Ainda mais esses que passaram a geração inteira “Pra que Xbox se eu posso jogar no PC?” a verdade é que tão se doendo por dentro puramente por causa de idiotice.

      1. O que resta ao PS depois? Sonysta só tem os “exclusivos” da Sony pra se agarrar. Aí está o ponto. O XB tem os exclusivos da Microsoft, a rede online mais segura e estável, os melhores recursos e serviços, etc., que dão sustentação.

    2. Disse tudo, segundo alguns deles se o jogo se torna multiplataforma perde a qualidade/capricho. Só olhar a Microsoft fh4 perdeu qualidade em relação ao fh3? Gears5 perdeu qualidade em relação ao Gears of war 4? E daqui a pouco chega Halo infinite. O negócio é q PS pelo menos aqui não tem um serviço como game pass os caras se apegam a exclusividade para não dizer q fez mal negócio, acabando com a exclusividade dos jogos da Sony vai sobrar falarem de curtidas no Instagram e de pilhas.

  17. Sou caixista, e muito antes disso sempre achei bom que todos os jogos lançados para console tbm saíssem para Pc. Pq se um jogo vira exclusivo de consoles ou de apenas um console, que seja, quando esse console se tornar obsoleto e a empresa daquele console não investir em uma retrocompatibilidade para o seu sucessor, o jogo fica perdido no tempo, sendo possível acessá-lo somente as pessoas que ainda possuím o hadware original, ou se já é possível a emulação daquele console no PC, ou ainda ficar no aguardo de um futuro remaster, os jogos lançados no Pc são a grosso modo eternos, então mesmo sendo caixista e gostando de jogar prioritariamente no Xbox, possuo sempre junto o meu PC (no meu caso um notebook gamer) como um complemento ou uma extensão do meu console, basicamente meu arsenal de jogos

  18. Engraçado que no início da decisão da Microsoft tbm tiveram as mesmas reações, vários fãs de Xbox odiaram a decisão, tanto é que de início a Microsoft até voltou atrás, mas não teve jeito, atualmente, alguns usuários se acostumaram e outros não, com os fãs ferrenhos do PlayStation, vai acontecer a mesma coisa, terão que se acostumar.

    Mas uma coisa é diferente, a Microsoft dizer que vai lançar exclusivos no PC não tinha tanto impacto, vcs podem negar, mas a Microsoft é conhecida basicamente por 3 grandes franquias, Gears, Halo e forza, a Sony nesse quesito, tem muito mais munição se realmente optar em lançar seus exclusivos no pc

  19. O desenvolvedor falou tudo, mais pessoas vão poder jogar o jogo “supremo” pelos sonystas pq tanta arrogância? deve ser pq o único argumento dos sonystas está indo embora, os tão cagando se vão jogar o jogo ou não, eles querem q seja exclusivo e nada mais pra se acharem superior e impor os gostinhos deles, é que nem o burigas disse com a doença chamada sonysmo.

  20. Na minha opinião Windows club, Um produtor de Horizon Zero Dawn não comenta críticas ao lançamento não do PC não. Na minha opinião. Ok Windows club.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *