Veja como a Microsoft vai poupar o espaço de jogos no Xbox One com inédito sistema inteligente

 

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Recentemente, estávamos falando sobre como a nova build para os insiders do ciclo Alfa com a opção de reduzir o tamanho dos jogos para ocuparem menos espaço no Xbox One e no Xbox One X. Essa informação passou despercebido por muitos, mas não pelo Windows Club.

Contudo, agora temos tudo detalhado pelo Digital Foundry, já que algumas documentações para desenvolvedores explicaram a tecnologia chamada de “Intelligent Delivery” (Entrega Inteligente) do Xbox One.

Para começar, a ideia da Microsoft passa não só pela redução do espaço em disco, mas também pela aceleração dos tempos de carregamento e para isso, a Intelligent Delivery é responsável por entregar apenas as informações descompactadas e a demanda exigidas. De acordo com a documentação do Digital Foundry, Intelligent Delivery foi inicialmente revelado aos desenvolvedores de jogos no evento da Microsoft XFest no início deste ano.

Esta tecnologia tem como princípio cortar os dados e depois atribuir etiquetas. Desta forma, o Xbox One e o Xbox One X localizarão muito mais rapidamente os recursos e elementos que o jogo exige. Isso significa que, além disso, o sistema pode associar várias etiquetas entre si e, por exemplo, detectar dados associados a um idioma ou local específico. Isso faria com que o sistema não baixasse áudios ou textos que não estejam no idioma que um usuário precise.

De acordo com a própria Microsoft, alguns ativos específicos da região, como o áudio, têm um grande impacto, especialmente nos títulos de corrida, de modo que a economia de espaço é enorme nesse caso. Além disso, a Entrega Inteligente baixaria muitos dados do jogo com base na plataforma. O Digital Foundry coloca como exemplo o Far Cry Primal, onde as texturas 4K são benéficas apenas no Xbox One X, logo os donos do Xbox One não precisariam baixá-las. Apenas baixando as texturas necessárias para o Xbox One X, a diferença é notória. Basicamente, não há liberação de dados redundantes.

Com Entrega Inteligente, os desenvolvedores podem cortar e rotular as peças que desejam. Outro exemplo que eles colocam é nos jogos de tiro como Call of Duty ou Battlefield 1, onde o jogador poderia escolher eliminar apenas a campanha e só instalar o multiplayer, pois muitos não ficam jogando a campanha rotineiramente, mas o multiplayer sim. Como os ativos de cada parte do jogo são separados e rotulados, seria fácil habilitar esta opção.

Blue-Ray multi-disco

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Com este sistema, a Microsoft deixa a porta aberta para o Blue Ray de dupla camada ou multidisco no Xbox One e Xbox One X. Com isso, em um disco pode ser carregados os recursos necessários para que o jogo funcione e no outro o resto do jogo adicional. Ao contrário de jogos como Lost Odyssey, você poderia ter toda a base do jogo instalada e jogá-la sem problemas, mas carregar peças adicionais, como multiplayer ou masmorras extras, se você realmente quiser. Também pode ser aplicado a idiomas, que seriam instalados sob demanda em discos adicionais.

A Entrega Inteligente torna isso possível graças à marcação contextual, é uma ferramenta sólida e veremos logo com a chegada do Xbox One X. No entanto, a bola está no telhado dos desenvolvedores, que serão aqueles que têm liberdade absoluta para usá-la ou não.

O que vocês acharam? Inteligente mesmo? Boa ideia?

19 comments on “Veja como a Microsoft vai poupar o espaço de jogos no Xbox One com inédito sistema inteligente

  1. Se eu entendi fica assim: um pessoa que não sabe o inglês mais saber ler o espanhol, nesse caso ele iria baixar só a legenda que lhe convém?

    1. Via de regra quase todos os jogos tem legenda em português, e legenda não e o tipo de arquivo que ocupa espaço em um jogo, ao contrário dos arquivos de áudio. O que o artigo deixa claro e que o sistema so vai instalar os arquivos que somente correspondam as necessidades dos usuários. Vai escutar o audio em português? Então o sistema não instala os arquivos de áudio em inglês, francês, alemão, italiano. Vai jogar somente multiplayer ? Então o sistema não instala a campanha ? Vai jogar no Xbox One S ? Então o sistema não instala texturas em resoluçao 4K.

    2. A ideia é o desenvolvedor marcar os arquivos com tags especificas.. “áudio pt-br”, “texturas 4K”, “legendas espanhol”, “mapas MP”, etc..
      Qnd vc for baixar o jogo o sistema vai ver qual seu sistema (original ou X), seu idioma e vai baixar só o que vc precisa pra rodar o jogo..

  2. Top isso, Microsoft sempre superior. Agora vamos aguardar e ver qual tecnologia desse estilo a Sony vai disponibilizar para os mulambos dos sonistas.

  3. Pra quem, por exemplo, não assina a Gold poderia ser baixado somente os dados da campanha single player de um jogo. E uma proposta extremamente inovadora. Quem jogo Forza, Halo e Forza sabe que a M$ manda bala nas atualizaçoes destes jogos.

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