Windows 10 Mobile: o que já aprendemos no primeiro dia da BUILD 2017

logo-wp10-outro

A BUILD 2017 é uma conferência anual para os desenvolvedores e uma forma da Microsoft mostrar suas novidades para serem exploradas por essa classe de trabalhadores. Este é um dos eventos mais importantes do ano para a Redmond, inclusive por anteceder a Redstone 3, próxima grande atualização do Windows 10 que será lançada no mês de setembro.

Hoje, o evento foi focado na nuvem, só amanhã que veremos as novidades para o software que chegarão com a Redstone 3, o que foi uma pena, pois estávamos muito ansioso. Contudo, vimos  muitas coisas interessantes para a Cortana e Azure e que vamos abordar no Windows Club.

A Microsoft já confirmou que lançará uma nova categoria de dispositivos telefônicos com uma forma diferenciada dos smartphones atuais. Ocorre que, aí surge o principal problema, ainda não está certo sobre qual sistema estes novos dispositivos irão rodar, apesarem de serem telefones, o Windows 10 em ARM surgiu forte como uma segunda opção.

Windows 10 Mobile, cadê você?

Voltando ao palco da BUIL 2017, a Microsoft apresentou um novo app Azure para Android e iOS, mas não ficou imediatamente claro se este app estaria disponível para a Windows 10 e Windows 10 Mobile. Isso causou o maior reboliço, como se ainda não estivéssemos acostumados. Contudo, Etienne Margraff confirmou no Twitter que saíra um app Universal (UWP).

O aplicativo Azure permite que você facilmente fique de olho em suas máquinas virtuais e aplicativos web e até a capacidade para corrigir problemas comuns a partir do telefone.

Foi estranho não ver a Microsoft exibir Lumia ou o HP Elite X3 como nos eventos anteriores. Sim, a esmagadora maioria dos seus clientes Azure usam smartphones com iOS ou Android, mas isso não deixa de ser estranho, até para a Microsoft.

Hoje foi o primeiro passo, amanhã o Windows 10 Mobile poderá ficar em segundo plano nos dispositivos móveis com as supostas novidades da Redstone 3. Os dispositivos com Windows 10 completo em ARM estão batendo na nossa porta, e amanhã é realmente esperado que o futuro dos dispositivos telefônicos da Microsoft tenham seu caminho revelado.

97 comments on “Windows 10 Mobile: o que já aprendemos no primeiro dia da BUILD 2017

  1. Sobre o Azure Mobile, ele falou que estaria disponível em breve Windows 10, não disse nada sobre o Windows 10 Mobile.

    Ser UWP não significa que estará nos dois sistemas.

    E é só isso que você tem pra falar do Windows 10 Mobile? É, morreu mesmo. Em nenhum momento eles usaram o W10M para demonstrar alguma coisa.

      1. sorte minha não, sorte dos caras lá no windowsteam, windowscentral, onmsft etc que estão chorando pq a MS só lançou o app pra ios/android

        1. Título no Windows Team.
          “Azure vai ganhar aplicativo para smartphone Android, iOS e Windows”

          Então, eu vejo ali brilhando o nome “Windows”. Oh, será? Será ou não será?
          Não, não será, tenho certeza…
          Entro e é verdade. Terá para Windows também. kkkkk

          1. Você não me respondeu. Quem disse que Windows nunca rodará em smartphones, que é um sistema feio e que o Chrome OS é melhor que ele?

    1. Amanhã é a parte triste, o velório. Quando enterramos e choramos bastante mas sabendo que… além de termos o comentário deletado, teremos um futuro e que não adianta lutar contra. Sei que meu 930 não será atualizado pois a equipe do mobile que hoje consta com 4 estagiários , não irá ciar uma versão pro bichinho.

      Ó céus, ó vida.

  2. Não há como dizer que W10M vem sendo sumariamente ignorado. É como se ele nem existisse. WUP já não trata de W10M a muito tempo.

    1. Bem, a Redstone 3 está confirmada para o Windows 10 Mobile até agora.

      Nós estamos falando dos próximos dispositivos, seu aparelho ontem mesmo recebeu uma atualização.

      1. Vamos negociar? Tenho uma película e case, ambus da Gorilla Shiel. Podemos fechar por R$ 900,00 com frete por minha conta. De brinde ainda te envio uma dock do continuum.

    2. Fez burrada, com um pouco mais pegava um 950xl novo. Ainda podia vender o 950 pifado pra recuperar alguma coisa.
      Ps: Aparelho de 2015…. Normal estar saindo de cena. Eu comprei o meu em Dezembro, estou no mesmo barco,mas consciente disso. Fazer mimimi com isso é infantilidade.

      1. Paguei consciente. Sabia o que estava fazendo. Gosto muito do aparelho e ele é realmente muito bom. O que me decepciona é a falta de consideração da MS para com seu público consumidor de dispositivos móveis.

  3. O evento foi focado em cloud e cortana e o pessoal chorando pq mostrou o funcionamento de tudo no ios, é la que a maioria dos interessados esta e ali que a Microsoft tem que mostrar o funcionamento da plataforma….e difícil de entender? tem umas pessoas que comenta cada merda que doi os olhos

  4. Quando é evento da Apple, e o Tim Cook utiliza uma Surface, o Mundo acaba, mas quando é da Microsoft e Utilizam um Iphone…..

  5. Fiquei sabendo que usaram mais iPhone e Mac do que outra coisa é na hora de falar sobre o APP azure eles só falaram de lançar para Android e iOS, pessoal caiu de pau neles aí foram no Twitter dizer que vai ter uma versão universal! Se isso for verdade PQP. ESSA Microsoft está de sacanagem.

    1. Se ela desse importância pro próprio sistema não precisaria de se retratar no Twitter.

      Além de mentirosa não sabe instruir direito seus funcionários a mentir

          1. Na moral, é muita sacanagem! Enquanto isso a Google não lança um app para Windows. Melhor coisa é o pessoal pular para o iOS ou Android.

  6. Com a Microsoft a história sempre fica para depois, só amanhã, só depois de amanhã, só em dezembro, ano que vem a coisa vem, espera que até o meio do ano que vem vai chegar. Vivemos sempre esperando o futuro que nunca chega. Nadella maldito.

  7. Todos Nadella e Nadelle.

    MS vai matar o xbox, mobile no presente pensando no futuro. Como seria om mostrarem coisas pra mim ter HOJE, atualizações HOJE. Tudo bem que deve pensar no futuro mas não com o foco assim. Daqui a pouco nem Cloud eles vão pensar mais.

  8. Uma verdade que esse tal Windows 10 ARM nunca vai chegar para o público, já esta claro que somente o mercado corporativo terá acesso ao um “Surface Phone”, para nós só resta Android e IOS mesmo kkk

      1. Espero que pelo menos o Lumia 950XL seja elegivel pra usar esse sistema ARM. Nao penso em trocar de smartphone pelo proximos anos kkkk

    1. Vai ser assim, vão esperar popularizar no Android e iOS ai quando for depois irão lançar em UWP somente para o desktop, tablets que tem windows completo e se quiserem até pro Xbox huhehuehue mobile está descartado kkk

  9. Eu to com meu Lumia 730. Pretendo continuar com ele ate quando der, mas um dia pretendo comprar um Nokia com Android quando for possivel. E ter os dois celulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *