Xbox Series X e Playstation 5: a repercussão na mídia sobre os seus últimos vazamentos

Quanto todos achavam que o ano estava terminado em termos de notícias, eis que algumas bombas saíram e mudaram tudo! Temos um suposto desenho de como será a próxima geração, onde a Microsoft irá apostar em um monstro poderoso com o Xbox Series X e a Sony tentará equilibrar o preço e o hardware com o Playstation 5.

Parece que a empresa japonesa irá repetir a estratégia que deu certo com o Playstation 4 e lançar um console que custa 400 dólares. Ela não deverá seguir o Playstation 3 com seus 600 dólares que deram prejuízos amargados por vários anos. A Microsoft, por sua vez, vai chegar com o poder… mas até quanto o Xbox Series X é poderoso? Neste artigo vamos comentar a reação da mídia e sobre dados que os outros sites não repassaram.

Se você ainda está um pouco perdido, então recomendo que leia antes a nossa matéria sobre os vazamentos recentes. Fomos o primeiro site nacional a repassar isso.

Tom Warren, editor do The Verge, comentou a este respeito:

Dados interessantes vazam aqui para PS5 e Xbox Series X. Obviamente, não conta a história toda, mas apontam para os objetivos da Sony e da Microsoft.

A confiança das informações

Então é isso, essas são as informações mais confiáveis até então para a próxima geração. Claro que não é tudo, mas realmente estão sendo vistas como “rascunhos” para o que virá a seguir. Abaixo, vamos repassar algumas menções que o Digital Foundry falou sobre os vazamentos:

… No entanto, tendo examinado a situação e verificado independentemente a fonte, a evidência esmagadora é que os dados realmente se originam da AMD… Meu entendimento é que esses dados foram armazenados pela primeira vez no GitHub cerca de seis a sete meses atrás …Embora isso possa sugerir que os dados de teste não refletem as especificações atuais de console de última geração, é importante lembrar que o desenvolvimento de um microprocessador com a complexidade de que estamos falando aqui tende a ser um esforço de vários anos. Testar e validar um chip para garantir que ele atenda às metas de desempenho e que seja aprovado na depuração é um processo demorado – e é improvável fazer alterações na arquitetura do chip neste momento.

Ou seja, o Digital Foundry acredita que os dados foram realmente vazados da própria AMD pelo GitHub (que é da Microsoft, diga-se de passagem). Podem parecer antigos (seis ou sete meses atrás), mas a verdade é que todo esse trabalho leva anos de estudos e testes, então muita coisa já está pronta há meses e não pode ser mudada. Normalmente, já no meio do ano começam a fabricar os novos consoles. Ambos os consoles estão em estágio avançado a essa altura do campeonato.

A retrocompatibilidade polêmica

Quanto a retrocompatibilidade do Playstation 5, ainda é um mistério se terá e como funcionará. Uma pequena preocupação para os fãs do Playstation com esse vazamento é a possível abordagem de retrocompatibilidade da Sony está implementando através do downclock da APU.

Isso pode significar que, diferentemente da abordagem da Microsoft, não veremos jogos de gerações anteriores se beneficiando do poder total do novo processador. Vimos muitos títulos aprimorados no Xbox One X devido ao sombreamento aprimorado e à resolução nativa de 4K, graças à vantagem da tecnologia mais recente.

Será uma oportunidade perdida se os jogos PS4 não chegarem ao PS5 ou se chegarem sem tirar benefícios do poder da nova máquina. Enquanto isso, a Microsoft já confirmou que os jogos atuais do Xbox One rodarão melhores no Xbox Series X, além de títulos do Xbox 360 e Xbox original.

O poder exagerado

O Xbox Series X teria 3584 shaders, que seriam traduzidos para um processador com 56 unidades de computação ativas. Enquanto o Playstation 5 teria 36 unidades de computação. É uma diferença bastante significativa. Se confirmado o número 56 para o console da Microsoft, é um monstro maior do que o Digital Foundry sonhava que fosse. Contudo, o site faz um alerta, qual será o preço de tudo isso? Tenha em mente que, até o momento, poder do Series X ainda é incalculável.

Playstation 5 terá Ray Tracing fake?

Este é uma pergunta que está circulando na web. De acordo com este rumor, o Xbox Series X terá hardware dedicado para o Ray Tracing – aquele recurso que, a grosso modo, deixa os gráficos mais realistas e que deve ser um dos pontos principais para a próxima geração. Contudo, devemos lembrar que em outubro a Sony confirmou que o PS5 terá Ray Tracing por hardware, então vamos ter que confiar nas palavras da Sony aqui ou aguardar mais vazamento para entendermos isso.

Pouco se sabe sobre os próximos consoles Xbox

De acordo com o Digital Foundry:

Também vale ressaltar que o vazamento é escasso em detalhes concretos em termos do Xbox de última geração – há dicas sobre os dois designs de processador para os Xbox Lockhart e Anaconda, mas nada maciçamente conclusivo sobre o que os separa. De fato, entendo que não há absolutamente nenhum detalhe para o Xbox Lockhart mais barato, além de um potencial codinome para o processador (Sparkman – novamente, isso não está confirmado). De fato, o pouco que podemos captar sobre o Series X desse vazamento que sugere um console top de linha, com preço premium, que praticamente exige algum tipo de companheiro estável e mais barato no mercado de massa – e, com isso em mente, é curioso que nada de substancial nesse processador vazou.

A parte mais misteriosa é do Xbox Series X, o Digital Foundry não sabe até onde o poder do console pode ir e não entende como a Microsoft está escondendo tudo isso a essa altura do campeonato, principalmente o suposto Xbox Lockhart que seria um “Xbox Series S” mais barato, enquanto o Xbox Series X, por ser muito mais poderoso, é possível que seja mais caro.

Parece que a Microsoft não quer saber de TV, TV, TV dessa vez. Ela apenas criou uma caixa preta altamente poderosa para jogos com qualidade monstra e talvez um outro console barato para acompanhá-lo. A Sony quer repetir o que fez com o PS4, e se afastar do PS3, só não pode esquecer que a era do Don Mattrick já passou. A briga vai ser boa dessa vez.

135 comments on “Xbox Series X e Playstation 5: a repercussão na mídia sobre os seus últimos vazamentos

  1. Caixista com o pulmão cheio de frustração por ter levado rolada do Playstation em todas as gerações, agora que acreditar que o frigobar com grelha vai conseguir superar o ps5.?????????? Só podem está de brincadeira né!

    1. brincadeira de mal gosto é ler um comentário tão babaca quanto o seu, O Xbox será o console mais poderoso da próxima geração, aceita que dói menos

    2. A privada vai tomar uma surra de poder pelo jeito, mas vc não precisa se preocupar, está duas gerações atrasado por ser mendigo ???????

          1. Se divertir é o que importa.! Esta é a essência dos games..! Nunca esqueça disso..! Enquanto caixista e sonistas estão se matando, o pessoal da Nintendo está se divertindo muito..! Esse pessoal sabe o que é um bom Game..!!!

          2. Concordo plenamente, estou me matando msmo, só q é de rir, poneysada sofre horrores comigo aqui no WC ????? mas apoio seu pensamento, o importante é se divertir ?✌️

  2. e importante ter concorrência , e e idiotice como consumidor querer que a concorrência deixe de existir , isso interfere direto no preço final para o consumidor e faz com que as empresas corra atras e nos de mais conteúdo , espero ver o melhor dessas empresas nessa próxima geração ! …por enquanto vou de Xbox ..pois os serviços funcionam 100% aqui no Brasil

  3. Rumor bastante verossímil. O ponto chave agora é preço. Eu espero 499$ para o novo Xbox, o que seria um preço bastante aceitável para tanto poder.

    1. Agora você viu a importância do Game Pass para nosso país? Imagina comprar um novo console e logo de cara não precisar se preocupar com jogos? Agora, imagina pagar caro em um console e ter que gastar 250 reais em jogos? Essa é a grande diferença do Xbox meu jovem, você vai se divertir, pagando pouco. Todo sonystinha gosta de dizer que compra jogos, duvido que gastam 1000 a 2000 reais em jogos todos os anos, como muitos ai dá parecer. Vamos a conta de padaria.

      Metro Exodus – 200
      DMC 5 – 200
      The Outer Worlds – 250
      Gears 5/Death Stranding – 250
      Bruxa de Blair – 130
      Untitled Goose Game – 49
      Crackdown 3/ Days Gone – 200
      Outer Wilds – 76
      My Friend Pedro – 76 > Não tem no console dos 100 milhões, tamanha relevância
      Void Bastards – 78 > Não tem no console dos 100 milhões, tamanha relevância
      Pes 2020 – 200
      Life is Strange 2 -62
      World War Z – 150
      Rage 2 – 230
      Remnant: From the Ashes – 122
      Bloodstained: Ritual of the Night – 150

      Esses foram os que eu lembrei, ou seja, 2.423

      1. Pow esquece meu amado the witcher 3, comecei a jgr e sugou minha alma o negócio, já se tornou meu jogo fav de todos os tempos (que antes era skyrim, the Witcher 3 e um skyrim MUITO melhorado basicamente)

      2. Pow esquece meu amado the witcher 3, comecei a jgr e sugou minha alma o negócio, já se tornou meu jogo fav de todos os tempos (que antes era skyrim, the Witcher 3 e um skyrim MUITO melhorado basicamente)

  4. Feliz ano novo caixistas. Grande abraco a todos e 2020 será épico.
    Feliz ano novo sonhystas. Mudem para o lado verde e não passem vergonha em 2020.
    Que Deus abençoe a todos independente da plataforma.

  5. Sony anuncia PS5 mais fraco por 500 dólares.
    Microsoft sobe no palco e Phil diz apenas uma palavra: 400 dólares.

    Pronto, matou a Clony. Foi isso que ela fez com a Sega, seria interessante ver a Microsoft vingando a Sega.

  6. Vim do futuro para dizer que Xbox SX sera melhor que Ryzen 7 3700x + Rx 5700xt + 16gb Ddr4 + Ssd Nvme de 1tb por $499!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. olha ai o Fracassado retardado caixista, se Xbox SX for bom mesmo pode ter certeza que comprarei primeiro que os caixista frustado e com certeza primeiro que vc!

          1. Só se for soldar o acarajé no vatapá ?????

            Não fique pirtolinha comigo, eu sou assim msmo, só fico feliz quando os outros mordem ???? Feliz Ano Novo pra vc e sua família ?✌️

          2. Olha lá em cima amigo, postei um comparativo, tomará que você repensa o que a Microsoft está fazendo para nós consumidor, que este ano de 2020, abra sua mente e veja o lado da luz(Xbox) vs o lado da escuridão(Sony) anti-consumidor.

  7. Boa noite e feliz ano novo

    Forza Horizon 3 para Pc com todas as DLCs de 419 reais por 85 reais só hoje e amanhã! Daria uma senhora de uma news Jorge! Porque é o jogo completo mais as 4 DLCs

  8. A Microsoft está com a faca e o queijo na mão pra acabar com sua principal concorrente (não desejo isso, sério! ); pra isso basta anunciar o Xbox Series X por 399 dólares. Pq o XB já é melhor em tudo: jogos vindo aí aos montes, poder, rede online, recursos, serviços.
    Estou com a impressão que os jogos que rodarão no próximo XB estarão (quase) uma geração a frente da concorrente, repetindo talvez uma diferença até maior do que foi entre XB original e PS2?
    Xbox Series X, jogue uma geração a frente.

          1. Comentário editado (vê ali ao Lado data de publicação), estava da forma q falei por isso questionei se ele não tinha se confundido

      1. Nós usuários não perdemos nada. A Microsoft pode não ter vencido em vendas, mas nós vencemos como consumidores. Do lado azul, a Sony venceu, mas os sonistas perderam.

  9. Veja o que ganhamos ano passado, lançamentos 2019, fora o resto. Veja o quanto o sonystas gastou vs o caixista.

    Metro Exodus – R$ 200
    DMC 5 – R$ 200
    The Outer Worlds – R$ 250
    Gears 5/Death Stranding – R$ 250
    Bruxa de Blair – R$ 130
    Untitled Goose Game – R$ 49
    Crackdown 3/ Days Gone – R$ 200
    Outer Wilds – R$ 76 > Chegou depois no console dos 100 milhões, tamanha relevância
    My Friend Pedro – R$ 76 > Não tem no console dos 100 milhões, tamanha relevância
    Void Bastards – R$ 78 > Não tem no console dos 100 milhões, tamanha relevância
    Pes 2020 – R$ 200
    Life is Strange 2 -R$ 62
    World War Z – R$ 150
    Rage 2 – R$ 230
    Remnant: From the Ashes – R$ 122
    Bloodstained: Ritual of the Night- R$ 150

    Esses foram os que eu lembrei, ou seja, R$ 2.423

    Viva o Game Pass amigos.

      1. Não e nem de valer nada, mas pelo menos “eu”, comprei um console da nova geração sabendo que vai ter que gastar uma grana para os jogos…
        Fico surpreso com o povo que compra Switch e depois reclama dos preço dos jogos….compra a porra do console sem nem ver o preço dos jogos?

  10. O melhor é ver esses virgens, que nunca viram uma buceta na vida, brigando por vídeo game, esses fakes do Phil Spencer então ? PQP Nem perderam a fimose kkkkk

  11. O negócio é esperar para ver…
    Na minha opinião não adianta nada economizar com o ps5 se ele não tiver a retrocompatibilidade… Oque você vai gastar comprando os jogos tudo de novo , vai se equiparar com a diferença dos preços …
    Sem contar que a game pass né…
    Daí o tento de jogo que eu tenho na minha conta do PlayStation não vai servir de nada pro ps5 ?
    Há não tô de boa

  12. Lokhart cortina de fumaça
    Séries X lançado a $399
    A prejuizo se equilibra nos serviços
    É a pá de cal
    Fecha o caixão e acendam velas

  13. A Sony tá muito quieta, provavelmente porque a maior parte destes rumores são verdade. Só não sabia que a retro do PS5 ia ser capada. É aquele tipo de situação que o barato vai sair caro.

  14. Tem uma coisa que ninguém falou até agora ref a proxima geração;

    Pensando nos novos consoles e seu Hardware e o tamanho do salto entre as gerações eu me questiono como ficará a situação para o lado da NINTENDO, Pois o console deles já é muito mais fraco que a atual geração, e como a chegada da proxima geração o abismo será muito maior dificultando um possivel porte dos games para esse console, a NINTENDO já deve ter notado o quanto ela ficou pra trás e tbm deverá apresentar algo nesse ano para enfrentar a concorrência.

  15. Retrô sem aproveitar o hardware atual?!….” o novo já nasce velho”…próxima geração microsoft vai que vai…melhor hardware, a retro com certeza vai ser o que foi no one…não esqueço até hoje o susto que tive quando fui rejogar o fallout 3 no X, puta que pariu…parecia outro jogo.

    E antes que a poneizada falem de jogos…não esqueçam que todos os estúdios adquiridos estão a pleno vapor…muita coisa boa vem ai.

    Pena que novamente chegarei tarde nessa nova geração, pois devido o tempo escasso ainda tenho muita coisa para jogar no X até lá, bom que já vou separando uma grana nesse tempo.

  16. Na minha opinião sincera a diferença é realmente grande se confirmar os 12 do Xbox e os 9.2 do PS5, mas não sei se inicialmente veremos tanta diferença assim. Talvez com o passar do tempo sim, e acho que é isso que a MS quer, um console que a longo prazo vai se mostrar melhor que o concorrente, mantendo uma qualidade e performance excelente até o fim da geração. Então pensando nisso não duvido que ele seja um pouco mais caro, então ai que acho que deveria entrar o Lockhart com um preço bem mais acessível e rodando todos os jogos da próxima geração de forma bem aceitável. E quem sabe não aproveitam o streaming que já está se iniciando pra dar um boost no Lockhart pra quem tem acesso a uma boa internet pra ter gráficos tão bons quanto os outros? Mas de qualquer forma espero ver logo as informações oficiais de cada console, já que rumor só fica nisso, a base de especulações mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *