Xbox Series X|S roda jogos PS2 que nem o PS5 consegue

O PlayStation 5 não pode, de fato, rodar os títulos do PlayStation 2 ao não quer que tais títulos sejam portado para PlayStation 4, como Jak & Daxter e Grand Theft Auto 3. Porém, o Xbox Series X|S pode jogar títulos retro do PlayStation de forma incrivelmente satisfatória.

A Modern Vintage Gamer vem mostrando como a nova máquina da Microsoft é versátil há algumas semanas, e esses vídeos do PS2 são particularmente impressionantes. Eles estão usando um aplicativo de emulação de código aberto chamado RetroArch, que é executado como um cliente da Plataforma Universal do Windows por meio do ambiente de desenvolvimento do console.

Não é perfeito – existem alguns problemas visuais e de áudio, como você esperaria de emulação amador como esta – mas é bom o suficiente para nos fazer questionar por que diabos a Sony não lançou seu próprio emulador. Obviamente, os problemas de licenciamento tornam a revenda de títulos retrô uma verdadeira dor de cabeça.

No entanto, é uma indicação impressionante de quão poderoso o Xbox Series S pode ser usado com emulação, e em teoria o Xbox Series X seria capaz de rodar esses jogos também muito bem. Para saber tudo sobre o RetroArch nós comentamos neste link.

207 comments on “Xbox Series X|S roda jogos PS2 que nem o PS5 consegue

      1. Amigo se aquilo fosse retro estaria funcionando normalmente (rodando nativamente) mas daí tu precisa fazer mutreta pra rodar jogo antigo a Sony não fez retro, a Sony fez um desserviço chamado de Retro.

      1. Obs: como jogo velho eu me refiro a aqueles que você não encontra literalmente em grande quantidade e que foram lançados a anos atrás e que a produtora não fabrica

        1. Ou seja não é pirataria se o jogo não vende mais, emulação de jogo antigo vai ser pirataria pq? Por exemplo a Nintendo tá vendendo Zelda Majora’s Mask ainda né? Ata, vlw. Eu entendi. É pirataria sim Irae

          1. n interessa filho, ainda tem no mercado de usados

            não tem problema piratear jogos, só não seja hipócrita quanto a isso

          2. Mano mas se a produtora parou de vender em grandes quantidade, como você vai justificar isso? Se o cara não puder comprar? Vai ser considerado Pirataria de toda forma?

          3. Pra mim a pirataria é justificada quando o jogo não é mais vendido digitalmente hoje em dia. Por exemplo, jogos de Virtual Boy.

          4. continua sendo ilegal, não estamos falando de questão moral aqui, mas de questão legal

            legalmente falando, está dentro do direito da empresa deixar um jogo inacessível

          5. Ok mas se o cara quiser ter o jogo e não puder obter? Ele vai ficar querendo então né? Okay segundo seu pensamento está certo.

          6. Eu disse que você está certo segundo o que pensas. Nunca disse que você estava errado, só estou “concordando” com a lógica apresentada. 😛

          7. “está dentro do direito da empresa deixar um jogo inacessível” Vai tomar no cu cara olha a merda que você tá defendendo

  1. roda através de um emulador alternativo, conhecido também como “pirataria”

    ora ora, se não são vocês os paladinos da justiça pagando pau pra isso

  2. Eu não mexo com isso não……uma porque não me interesso nem um tiquinho por god of war e outra porque me parece coisa pirata……por mais que digam que não há riscos….eu não gostaria de levar ban de graça.

  3. a real é que todo caixista é sonysta por dentro

    quando funcionário da SONY INTERACTIVE ENTERTAINMENT vai pra algum estúdio da microsoft vocês pulam de alegria

    quando algum jogo do playstation vai pro xbox vocês pulam de alegria

    quando algum console do playstation fica emulável no xbox vocês pulam de alegria

    venham para a melhor plataforma e parem de sofrer

    1. Não tenho como falar pelos outros, mas no meu caso é engraçado ver as narrativas dos sonystas caindo por terra e ver eles se contorcendo mentalmente para se agarrar a coisas cada vez mais esdruxulas… Eu só não apoiaria o “fim” do PlayStation, imagina um bando de débil em massa vindo para o Xbox…

    2. A real é que quem mais sofre são os sonystas, tentando a todo custo enfiar jogos de narrativa repetida nas pessoas e achando que elas tem obrigação de gostar. Como o Strife falou mais abaixo, é melhor essa cambada de débil ficar por aí mesmo pagando 350 reais em jogo, enfiando o dedo no c* e dizendo que é bom!

      1. lamento muito pelo seu retardadamento, te privaram de oxigênio quando era bebê? kkkkkk

        nunca paguei mais que 200 reais em um jogo, a vasta maioria fica menos de 100 reais em 1 ano, só paga caro quem quer

        “aiin mas eu n kero espera, geimipess tem day 1”

        entre esperar 1 ano pra jogar god of war ragnarok e jogar crackdown 4 day 1 eu prefiro esperar, abraços

        aliás, qual o problema em esperar? vocês caixistas estão esperando os jogos que o phil prometeu desde 2014

        1. Não preciso esperar um ano pra jogar um game no lançamento, basta que eu esteja com minha assinatura ativa e eu jogo a qualquer tempo. Continua com o dedo no c* e gritando asneiras que é engraçado de ver o desespero e a inveja.

        2. Resumo: Você joga os ezcrusivos da Sony 1 ano depois do lançamento

          Realidade: Eu jogo a maioria dos exclusivos da Microsoft no day one pelo gamepass e compro alguns jogos no lançamento como Cyberpunk 2077 por exemplo

          Realidade: Eu vou passar o mês de dezembro inteiro jogando Cyberpunk 2077

          Realidade: Você passara o mês de dezembro jogando jogos velhos, sem amigos na psn e chorando em site de Xbox

          https://uploads.disquscdn.com/images/e3825bcfe384a0440445f28d5a7709c0ab56bf6d75c90b16c4940436a85ce43d.jpg

        3. Ainda bem que você é um dos que não paga preço full por jogos como Knack, Sakura Warriors, Little Big Planet, Godzilla, Gravity Rush, Resogun, Hatoful Boyfriend (namoro de pombo), Natsuiro High School: Seishun Hakusho (tirar foto de calcinha)….

    3. A gente pula de alegria porque a gente sabe que vocês morre de ódio quando isso acontece…

      O cara do twitter quebrando o PS4 dele no mesmo dia que o Horizon Zero Dawn foi anunciado pro Microsoft Windows PC que o diga…

      https://criticalhits.com.br/games/fa-revoltado-quebra-o-ps4-dele-apos-horizon-zero-dawn-ser-anunciado-para-pc/

    4. Sim, óbvio, afinal a maioria tem ou teve play.
      Oque é mais relevante pra wuem gosta de jogos.
      No play so jogaria hzd 2 no play dd alguem conhecido.
      De resto nem perco meu tempo.

  4. Eu teria vergonha de falar que o meu Serie X de R$ 5.000,00 roda GOW 2 DO pS2, por meios ilegais, ainda mais com o gamepass ai para combater a pirataria.

    1. Para de usar crack tiozão.

      Só joga pirata quem quer, nessa Black Friday mesmo tem The Witcher 3 por 42 conto, ou três meses de Ultimate por 1 real.

      Mas EMULAÇÃO, é um mundo completamente diferente. O PS2 deixou de ser produzido a quase 10 anos. Não existem mais consoles, nem acessórios, nem jogos sendo produzidos. Entrou no banco de dados da história dos videogames, e só tentam impedir o avanço desse cenário maravilhoso que PRESERVA o legado dos videogames porque são pilantras e mercenários.

      O mais engraçado, é que as empresas tentam impedir a emulação, mas colocar os GOW do PS2/PSP na loja do PS5 pra comprar, nada né? Safados.

    2. Não é ilegal desde que você tenha o jogo. Além do mais, você não é obrigado a baixar o emulador, é uma opção que tem ali e também acho que não vai durar tanto tempo até a MS tirar da loja.

    3. Pirataria é comprar jogo lançamento offline de ps4 no mercado livre e vir aqui falar que game pass está matando a industria, rodar jogo antigo não é pirataria…uma vez que esses consoles não são mais fabricados e etc…

          1. Opa sim com muito prazer 12 meses ainda 300 jogos por 40contos por mes e ai ja pagou os 250 do remaster speida bugs man miles morales kkkkkkkl vcs seguram a industria hein nao vai deixar ela falir kkk

  5. Apenas para curiosidade… sai desta de emular, pirataria… muito por causa das conquistas… Não volto mais … tanto jogo bom.. Não tenho tempo para jogar nem os legais….

  6. Quando penso em PS2 o jogo que me vêm a cabeça é God of War. Me diverti bastante com ele… Jogão.
    Atualmente sou contra qualquer meio ilegal de jogar… Então dispenso essa opção.
    Saudações Colosso

      1. Inclusive pra quem quer jogar Nintendo eu recomendo Everdrive. É pirataria do mesmo jeito, mas pelo menos você foge dos especuladores.

  7. O cara paga 5k em um Console next gen pra rodar um software ilegal pra rodar jogo de ps2.. e tem gente q acha isso bom 😂😂😂😂.. dps acham ruim quando o pessoal do Pc chama o Xbox de “Pc junior” 😂😂😂😂

  8. Chegaram os paladinos contraa pirataria que jogaram ps2 piratão 20 anos atrás comprando cd no camelo..agora choram pq da pra jogar no navegador e querem moralizar uma pratica que a industria aprendeu a evitar nos consoles seguintes. Canavial de rola pra vcs..
    esses jogos de ps2 já são propriedade publicas de tanto q foram pirateados

    1. Nem todos aqui usaram / usam produtos piratas, sua comparação esta de forma erronea. De fato no Brasil a pirataria comeu solta, mas não é por isso que TODO MUNDO usou algum produto pirata. Fora que quem usou/usa algum tipo de produto que nao tenha licença deve saber que isso é errado sim, e isso é CRIME

    2. Eu já piratei sim, mas hoje existem tantas vias legais pra você fazer as coisas que eu não vejo necessidade de fazer isso mais (estou falando de pirataria em geral)

      1. Bomba: xbox series x roda emulador de nintendo de 1999

        Caixista é isso ai… todo mundo aproveitando bons jogos e ele rezando pra sair algo que nao seja indie na gaimipass

        Console baixa renda

        1. O problema é que, se o emulador estivesse rodando num PlayStation 5. Todos vocês estariam adorando e louvando e xingando o Xbox caso não tivesse mas como é no Xbox é console de baixa renda e etc. :p

  9. Detalhe que o Jorge coloca/traduz como “consegue”.

    Se duvidar até um Core 2 Duo com uma 8600GT emulam PS2 kkkkkkkkkkk

    Só que óbvio, a Sony não vai simplesmente liberar emuladores na sua loja, a menos que sejam oficiais.

        1. Putz, então acho que na época acabei trocando gato por lebre :T

          Comprei esse PC Core 2 Duo lá em 2012 por R$ 1.600 com um monitor de 21″, e achei que era bom negócio… Achei que pelo menos a placa de vídeo era boa, pois a Mobo é uma porcaria em questão de expansão.

  10. Curioso é que toda semana tem noticia de que fulano conseguiu rodar Doom na calculadora, rodou Doom na lavadora, rodou Doom no retrovisor do carro… etc… e eu nunca vi NINGUÉM comentar “AaAaAiiiin isso é inlegaun! ”
    Agora quando é no Xbox tá cheio de formados em direito aí nos comentários. né não irmãos de Xbox? =D

    1. Porque não é ilegal, oras.

      Doom é um jogo de código aberto. A id Software licenciou os códigos de Doom e Quake sob uma licença GNU, que permite ao desenvolvedor ampla liberdade de portar a engine do jogo para qual plataforma desejar.

      Detalhe que eu falei em engine do jogo. Não falei do jogo em si. Se você obteve os WADs sem pagar por eles, você está jogando Doom ilegalmente, mesmo sendo a versão de MS-DOS.

      Muitas das pessoas que portaram Doom pra calculadoras e outras máquinas inverossímeis pagaram pelo jogo e estão rodando ele nessas máquinas a partir de uma engine própria, baseada na original, que utiliza os assets devidamente comprados por elas na Steam ou na GOG.

      O ato de desenvolver um emulador não é pirataria, pois o emulador é um projeto de software como qualquer outro. Só seria ilegal se eu usasse segredos industriais pra criá-lo.

      Jogar jogos via emulador, por outro lado, é pirataria. Se a empresa que publicou o jogo não autorizou a distribuição dele naquela plataforma, sob aquelas condições, trata-se de pirataria. Contratos de publicação estão sendo violados.

      E sim, duvido que a Microsoft vai um dia liberar oficialmente o RetroArch no Xbox One, até porque prejudicaria ela própria caso alguém fizesse um núcleo de Xbox original ou 360.

      1. Então no fim de tudo o que você disse eu só posso concluir uma coisa: Rodar emuladores no PSP é ilegal e não vi nenhum sonystinha reclamar disso. =P

  11. Cara, eu gosto muito de jogar jogos dos anos 90, cresci jogando Mega Drive,Snes,Ps1, depois veio o N64,Fliperama da Capcom e da SNK…

    Nunca vi ninguém reclamando do Playstation 3 destravado na CFW, Roda PS1,PS2, PS3 e PSP, alem dos Emuladores de Snes,MegaDrive,GameBoy,e Fliperama e esse app ai do RetroArch em qualquer ps3 destravado, entendo que o PS3 já é um console antigo, mas Sonysta sempre reclama, e são os primeiros a comemorar uma destravação para o Playstation, dito isso, o Psvita subiu de preço pra caraio por conta do Destravamento…
    Pra min a Pirataria só serve para jogar jogos antigos, como mencionei, por que tem um monte de gente ai, com PS4 destravado baixando todos os Exclusivos de Playstation e dizendo que foi comprado…

  12. Isso é muito interessante. Lembro que na minha época (lá vem papo de velho, kkkk) era praticamente impossível rodar jogo de PS2 em emulador no PC, daí vem a evolução e tudo roda emulador de PS2 agora. Lembro que fiquei maravilhado rodando emulador do Dreamcast no PC, quantos jogos me divertiram assim. Agora esse emulador aí, tenho PS2, dá pra comprar PS2 com o leitor ruim a 50 contos, eu devo ter uns 4 enfurnados por aqui, meto um HD externo e pronto.

    Agora, acho que o processinho da dona Sony deve chegar nos devs desse emulador.

    1. Lembro quando saiu o Bleem no Dreamcast.
      Cara os jogos do PS1 emulados rodavam melhor que no PS2.
      Os filtros gráficos eram muito bons.
      A Sony sempre foi preguiçosa neste quesito.
      Bons tempos de Dreamcast.

  13. Não perco mais tempo com emulador em consoles, comprei um emulador de R$20 que tinha para XOne, tinha de tudo era muito bom, mas foi removido da loja, e tbm acaba que nem se joga tanto, pelo menos no meu caso… tanto jogo bom que tenho na minha biblioteca + GP ultimamente, acho desnecessário perder tempo com emulador tendo um Xbox One, ainda mais para quem tem um Series X | S

      1. Eu tô ligado, mas esses gratuitos volta e meia são removidos da loja, eu só paguei um pois ele tinha MT tempo na loja, mas tbm acabou saindo….mesmo assim prefiro jogos do console

  14. Primeiro, a emulação não é perfeita, pois as arquiteturas são distintas, mesmo em pcs tops alguns jogos de ps2 sofrem com atrasos de áudio, bugs visuais. E a Sony vender isso, mancharia a imagem do console. Deixa a MS manchar o já sujo X..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *