Xbox se tornou o refúgio de muitos funcionários da Sony

Nos estúdios que fazem parte do Xbox Game Studios, há muitos talentos. Um desses estúdios, The Initiative, localizado eme Santa Monica, Califórnia, do qual são esperadas grandes coisas, embora eles não tenham se posicionado com nenhum projeto no momento. Hoje é notícia para a chegada de um novo talento ao The Initiative, o diretor de arte da Naughty Dog, Ryan Trowbridge.

Foi o insider Klobrille quem foi responsável por divulgar essa notícia através do Twitter. Seguindo o perfil de Trowbridge no LinkedIn, ele comunica que se juntou a equipe da The Initiative.

Para conhecer melhor Trowbridge, devemos comentar seu currículo, onde o próprio lembra que este diretor de arte esteve envolvido em projetos da Naughty Dog, como o recente Days Gone e o Uncharted 4. Agora, The Initiative tem um novo membro, este diretor de arte que vem da Naughty Dog.

Ontem, noticiamos que um grupo de designers responsáveis por God of War deixaram a Sony para irem para a Microsoft. É um movimento bem peculiar. Sabemos que a empresa de Redmond tem buscado expandir o número de de seus estúdios, mas passos como estes mostram ainda mais agressividade em contratar diversos funcionários de grandes outros estúdios e da concorrência.

E é que a The Initiative se tornou o refúgio de muitos trabalhadores que vieram de diferentes estúdios da Sony. Os estúdios estes que têm uma extensa reputação e currículo bem avaliados pela mídia. No final, parece que a The initiative procura aqueles talentos que têm um perfil para concorrer com jogos da Santa Monica ou da própria Naughty Dog. Provavelmente, teremos um jogo focado em uma campanhas singleplayer e narrativa.

O número de funcionários que trabalhavam para o Playstation e agora estão na Xbox Game Studios parece que não para de aumentar. Outra contratação polêmica foi a caça-talentos do Playstation, Fiona Cherbak, que também foi para a Microsoft.

Escândalos de jornada de trabalho excessiva

God of War, 2018

Naughty Dog, de propriedade da Sony responsável por franquias populares estudar Uncharted e The Last of Us, foi marcada por mais de uma dúzia de funcionários da empresa que relataram séria denúncias ao ambiente de trabalho, onde a crise (as horas de trabalho excessivas) são estabelecido em uma cultura onde os desenvolvedores, chefes e membros da equipe de QA têm uma carga de trabalho tão grande que não é alcançável em um dia de trabalho normal. A Sony está ciente da situação, de acordo com uma das fontes.

Uma longa investigação da CoG Connect reúne depoimentos chocantes desses funcionários que, embora afirmem que em nenhum momento são informados de que a crise é obrigatória , há uma pressão dos colegas para fazê-lo.

As horas de trabalho aumentam especialmente nos últimos meses de um projeto, de acordo com um desses funcionários que falaram anonimamente: “Durante os últimos três a seis meses de um projeto [minhas horas semanais] poderia aumentar gradualmente em torno de 60 ou 70, dependendo de quanto [do projeto] estava em chamas. Algumas pessoas poderiam fazer muito mais do que isso, mas eu acho que era insano.

Alguns desenvolvedores dizem que não se sentem parte do estúdio. A prática é tão estabelecida no estúdio de Santa Monica (Califórnia) que a empresa oferece catering, caravanas de alimentos e almoços e jantares pagos quando você tem que fazer “horas extras”. E isso, apesar de não ser obrigatório, é necessário: “[…] você tem que fazer o trabalho. E a quantidade de trabalho é simplesmente impossível para qualquer um. É simplesmente demais. E se você não atingir os objetivos, você não tem muita escolha. “

Um dos desenvolvedores, que trabalhava na Naught Dog, se queixa de não se sentir parte da empresa a qualquer, dizendo que foi tratado como se não pertencesse à Naughty Dog, apesar das longas horas de trabalho que tinha. “Minha casa era a Naughty Dog e podia passar uma semana sem ver meus pais.”

Um desses afirmam que normalmente trabalham das 10 da manhã às 10 da noite, mas nas últimas sete semanas da Uncharted 4 algumas pessoas tiveram turnos de 24 horas. Os depoimentos são chocantes e muito tristes, é uma exploração que fica cada vez mais fácil de entender a razão pela qual tantos funcionários da Sony estão migrando para a Microsoft.

193 comments on “Xbox se tornou o refúgio de muitos funcionários da Sony

  1. Infelizmente mais uma história triste para os sonystas se emocionarem e chorar. Pena que essa parte do drama eles não ligam, já que esse tipo de abuso acontece a anos e sempre relacionados a Sony.

  2. A Sony nos últimos 2 anos esta em uma decadência sem limites;
    Se em março vimos o horror que foi o desenvolvimento de Anthem na BioWare, os relatos do pessoal da Naughty Dog extrapolou o limite, 24 horas trabalhando sem parar, perderam até o principal Diretor de Arte da empresa, logo a maior mente por trás dos gráficos de Uncharted & TLOU, só mostrando o quão ruim deve ser conviver no mesmo ambiente;
    Espero que a The Initiative acolha todos de bom grado, é o mais novo estúdio de produção AAAA da Microsoft, com um prédio projetado a caber até 800 Funcionários, vem pra ser a Elite do Xbox, podendo até superar os estúdios mais famosos da indústria como Rockstar e Cd Projekt Red;
    Sony vem mostrando cada vez mais que o PS5 não será um console que vale tanto a pena o investimento, os seus próprios estúdios estão em total decadência.

    1. bend studio (days gone) já está contratando para um novo AAA , guerrilha games (killzone e horizon zero down) contratando para novo jogo AAA , santa mônica ( god of war) contratando para novo jogo AAA , Polyphony Digital (gran turismo) trabalhando em novo gran turismo pra nova geração , naught dog (uncharted e the last of us) logo vai entregar the last of us parte 2 e pode estar trabalhando em novo AAA separadamente, Sucker Punch (infamous) está com ghost of tsushima em desenvolvimento , que tbm é outro jogo AAA. Sem falar que existe alguns estúdios que não são da sony mais estão fazendo jogos pro playstation como kojima productios (metal gear) com o death stranding , insomniac (spider man) já está contratando pra novo jogo AAA junto a sony, CyGames – está trabalhando em project awakening, até o momento exclusivo de playstation.. E o cara quer me dizer que os estúdios da sony estão em TOTAL decadência , sabe de nada em fera, tudo o que eu falo é baseado em informações oficiais , seja do próprio estúdio ou seja do LinkedIn.

        1. Comentário completamente inútil , se não tiver nada pra acrescentar a conversa que seja minimamente legível é melhor manter os dedos longe do teclado amigo.

      1. Contra fatos não há argumentos. A Sony vem com tudo para o próximo round. E c eh fera quando coloca aí um combo de aaa prestes a causar de novo coisas na concorrência.

      2. Project Awakening não é Exclusivo do PlayStation;
        Insominiac Games não está trabalhando em outro Exclusivo do PS;
        Bend Studio só pretende lançar mais um jogo em 2022.
        Kojima Productions é independente.

        1. …”Sem falar que existe alguns estúdios que não são da sony mais estão fazendo jogos pro playstation” leu isso fera? sabe interpretar um texto? me mostra ai onde confirma Project Awakening em outra plataforma? Insominiac Games – faça uma pesquisa rápida ai no google amigo (Insominiac Games está contratando) e leia os resultados da pesquisa. ”Bend Studio só pretende lançar mais um jogo em 2022” de onde vc tirou isso cara? faça a mesma pesquisa no google (Bend Studio está contratando) e leia os resultados no site que vc preferir, em nenhum momento eu disse que a Kojima Productions é da sony , eu disse que está fazendo um jogo pra sony , leia meio comentário corretamente que vc vai entender ok

          1. Claro, tem uma matéria recente mesmo da CyGames em que eles afirmam que podem colocar o Project Awakening no Xbox Scarlett e PS5, e dizendo que o jogo vai sair para PS4 e Xbox One;

            Kojima Productions já disse estar aberto a levar seu jogo a outros lugares além do PlayStation e a Insomniac atualmente disse ter vontade de fazer Sunset Overdrive 2, que é da Microsoft Xbox.

            A Bend Studio teve 5 anos para fazer Days Gone, usando uma das Engines mais simples do mercado (Unreal 4) e entregou um jogo Meia-Boca, o que você vai esperar pra um próximo projeto deles? 6 anos? porque ao que parece, vai ser isso.

            Outros estúdio estão em Second-Party com o PlayStation? TIPO QUAIS? pois até a Quantic Dream abandonou o barco.

          2. Um monte de falácia inventadas em brother, me indique ai o site quer fez a tal matéria que confirma Project Awakening no xbox ? ou vc mesmo pode ir lá no site do jogo que vai ver que a única plataforma confirmada é o ps4 , novamente te peso pra mostrar em qual matéria recente a Kojima Productions disse que levaria death stranding pra outra plataforma? (matéria oficial ?) quanto as jogos futuros do estúdio ai eu já não faço ideia de quais os planos deles, quando que eu disse que a Insomniac não poderia fazer sunset overdrive 2? o que eu disse foi que o próximo projeto deles é AAA exclusivo da sony, o que o estúdio vai fazer depois novamente eu não faço ideia, eu falei que a Bend Studio estava contratando pra novo jogo AAA em nenhum momento eu fiz previsão de quando o jogo sai ou da qualidade que ele vai ter, então pq esse papinho de prazo ai? fica tentando distorcer as coisas cara ,me fale alguma coisa baseado em informações oficiais e não em achismo ou rumores da internet, procure se informar primeiro ai depois vc tenta refutar argumentos de alguém blz.

          3. Realmente o Kojima não disse nada sobre os game ir para pc, e NUNCA disse que era exclusivo da Sony.
            O que tem é sobre a “possibilidade” de ir para Pc de 6 M a 1 ano em contrato quando o estúdio “Kojima” estava fazendo a IP de propriedade dele,( não é IP sony e nunca foi).
            Não me peça a fonte, não quero pesquisar denovo, mais vc pode fazer isso e vê as cláusulas.

          4. ”NUNCA disse que era exclusivo da Sony.” como não brother , o jogo está sendo financiado pela sony , a engine do jogo é da sony, os direitos sobre a IP são da sony, na wikipédiavc encontra.. (Death Stranding é um jogo eletrônico de ação desenvolvido pela Kojima Productions e publicado pela Sony Interactive Entertainment.) No site do jogo vc encontra… (© 2018 Sony Interactive Entertainment LLC. Death Stranding é uma marca comercial da Sony Interactive Entertainment LLC. Criado e desenvolvido por Kojima Productions.) isso são os dados oficiais até o momento amigo.

          5. Marca comercial, quando é que vai entender isso,
            Sony financiou o game , tem a contribuição, Issa da o direito da Sony vender o game e não ser dona do game.
            Oque vai trazer o retorno desejado desde o início.

          6. Exatamente , dá direito a sony de vender o game o que consequentemente só varia o jogo sair pra pc mediante acordo prévio com a sony , o kojima não pode pegar o jogo e por livre e espontânea vontade vender no pc (xbox é ainda mais improvável) um bom exemplo é a remedy que recentemente precisou comprar os direitos de distribuição de Alan Wake para poder trazer a Ip para outras plataformas além do xbox, já que a microsoft era quem tinha os direitos sobre a IP. O mesmo vale para a kojima productions, não acho impossível o jogo chegar posteriormente ao pc , mas não é algo tão simples como a maioria está achando apenas pela a ausência do selo ”only on playstation” na capa do jogo, um bom exemplo é persona 5 que tbm não tem o selo o mesmo assim estar a 2 anos como exclusivo de playstation.,

          7. Sério? gostaria que me indicasse onde eu tenho acesso a essas clausulas? pois sempre tento me manter informado e até agora não vi nada relacionado a isso, vc pode ter visto em algum lugar bem especifico pq não vi em nenhum dos principais meios de informação nacional ou gringo , se vc me indicar o site vou dá uma olhadinha por lá .

          8. -Eurogamer Meu chapa, Eurogamer mesma disse que Project Awakening também sairá ao Xbox, na matéria até o CEO da CyGames disse isso, e falou que o estúdio tá pensando em levar o jogo ao Xbox Scarlett & PS5;

            -Kojima Productions em 2015 mesmo falou que seu projeto é Multiplataforma, Polygon e Kotaku mesma divulgaram;

            -Após Spider-Man PS4, até mesmo a Eurogamer, noticiou que a Insomniac esta com alto interesse em fazer Sunset Overdrive ao lado da Microsoft Xbox, possivelmente sendo esse o novo projeto deles, não é com a PlayStation;

            -Bend Studio esta contratando, mas julgando os anos que levaram a produção de um jogo, e com qualidade meia-boca, dessa vez devem demorar 1 trilhão de anos;

            -A última parceira Second-Party da Sony furou o barco recentemente, Quantic Dream, gerando até briga entre ela e a Sony.

          9. O que saiu na eurogamer foi que o produtor não descarta a possibilidade do jogo chegar apenas na próxima geração de consoles , mas em nenhum momento ele confirmou o jogo pro xbox cara, vc pode olhar no site oficial do jogo que lá vc só vai ver o logo do ps4,se já está ”confirmado” pra xbox cadê o logo? o mesmo vale pra final fantasy 7 remeke que até a data de hj 27/07/2019 ele é exclusivo de ps4 de forma OFICIAL , se posteriormente a cygames ou a square enix vierem a público confirmarem esses jogos pra pc ou xbox ai sim será garantido que serão jogos multi, mas se esses jogos chegarem a outras plataformas ai não posso prevê, mas eu estou me baseando no que foi oficialmente confirmado até o momento , qualquer outra ”notícia” que não vier dos estúdios donos das IPS é meramente rumor. Cara olha as notícias recentes da insomniac, deixa de preguiça e pesquisa no google (insomniac games está contratando) a sony juntamente com a insomniac abriram vagas de emprego no LinkedIn pra trabalhar em um novo jogo, nada impede que a insomniac faça um sunset overdrive 2 no futuro mas o próximo projeto deles é em parceria com a sony, deixa de ser teimoso e pesquisa, pra terminar vc fala que a bend studio vai levar um trilhão de anos pra fazer um novo jogo, vc tava indo até bem mas ai já mostrou o seu nível de frustração com essa baboseira, a quantic dream resolveu expandir seus jogos a mais mercados o que qualquer Second-Party pode fazer amigo já que os vínculos são apenas contratuais.

          10. achei vc kk, a sony comprou a Insominiac,e agora? vc ainda acha que estão fazendo sunset overdrive 2 pro xbox?

        2. Project awakening se não for exclusivo (não vi nada falando o contrário, mas, não tenho certeza) terá uma série de privilégios no ps, como ff7. Sobre a insomiac não tem noticia concreta de nada, mas, depois do sucesso de spider o natural é uma sequência. Kojima indenpendente, mas, a produtora nasceu com a ajuda da sony. A engine de DS é da sony. O jogo deve ir pro pc, jamais pro xbox.

          1. Project Awakening recentemente mesmo o CEO da CyGames disse que o estúdio esta até mesmo pensando em portá-lo ao Xbox Scarlett & PS5, e citando que esse jogo é programado ao Xbox One e PS4;

            Insomniac Games já foi da Sony, sabia disso? a Sony detinha 50% da empresa até 2011, e depois de muito lutar, a Insomniac conseguiu comprar sua parte da Sony e hoje é livre, e após o lançamento de Spider-Man PS4. em Outubro, Ted Price mesmo disse que esta com muita vontade de criar Sunset Overdrive 2, que pertence a Microsoft Xbox, provocando o provável lançamento dele para 2020;

            Kojima Productions fundada pela Sony? KKKKKKK, KOJIMA PRODUCTIONS Existe desde os anos 90 meu chapa, fumou? Ou nunca assistiu um trailer de Metal Gear, onde aparece sempre as logos, KONAMI, Kojima Productions e a Engine que eles estão usando, é um estúdio que já foi fundado e existe a milhares de anos, tanto é que muito dos talentos deles saiu do estúdio em 2009 para fundar a 343 Industries na Microsoft Xbox;

            E Sim, Death Stranding também é um jogo programado a sair em mais lugares além do PS4, a própria capa e afirmações de Kojima já dizem isso.

          2. PA eu deixei claro que não sei o que vai ocorrer, mas, pelo menos o contrato de mkt e uma exclusividade temporária deve haver. Não disse que a sony fundou a kojima. Quandoe saiu da konami teve apoio da sony sim. A grana pra fazer ds foi liberado pela sony. A engine é da guerrilha, que é da sony.
            Sobre sunset overdrive, um ótimo jogo, pense com a cabeça da insomaniac: sunset flopou nas vendas (nao em qualidade), spider foi tão bom quanto ou melhor, e vendeu muito. Qual projeto pegar ? A ms poderia pagar o jogo todo e mais 200% de lucro, mas, nem sempre é isto que importa. Importa reconhecimento, ser lembrado. Hoje a chance disso ocorrer mais é com um spider2.

          3. Mesma coisa séria com a estúdio Kojima, que a Sony ajudou.
            O que traria um bom retorno financeiro de volta a Sony, e não um direito sobre a IP.

          4. Death Stranding eu espero para jogar no PC, mas The Last of Us 2 pretendo pegar no lançamento para jogar

      3. Perde tempo não, esses caras aqui são conhecidos como os doentes mentais da internet, ainda bem que eles defecam tudo aqui e não saem espalhando essas merdas em outros sites.

        Aqui é um mundo invertido, onde o xbox vendeu mais que o PS4, tem exclusivos, aliás, mais e melhores que o PS4 e ganhou a geração, aqui a mentira vira verdade, aqui se cria um mentira, se transforma em verdade e ainda criticam a SONY, a loucura impera de um jeito épico, muitos vem aqui em off, só para rir dos comentários dessa cambada, não da para se estressar, recomendo vc não discutir com esses loucos, vai saber o que eles podem fazer para prejudicar vc, teve um retardado que entrou no meu face e colocou aquela carinha de raiva em uns 50 posts meus kkkkkkkkkkkkk, sério, melhor ficar afastado desses loucos, olha a foto do cara, 100% certeza que toma gardenal.

    2. “podendo até superar os estúdios mais famosos da indústria como Rockstar e Cd” mas vai ter que comer muito arroz e feijão pra chegar perto dessas em, quem sabe daqui 3 gerações chegue perto da Naughty Dog kkkkk

      1. The Initiative é liderada por um dos maiores Líders da Indústria da Atualidade, Darrell Gahlager, ele comanda todo o estúdio, e em seu currículo ele foi o Chefe, Diretor e Líder nesses jogos:
        -Deus Ex: Human Revolution
        -Tomb Raider 2013
        -Rise of the Tomb Raider
        -Deus Ex: Mankind Divided
        -Destiny 2

        Não só ele, mas na Initiative tem Brian Westergaard, que foi:
        -Produtor Executivo em God of War 3
        -Líder e Chefe de Produção em Horizon: Zero Dawn
        -Diretor Criativo em God of War 2018

        E Como se já não bastasse, a The Initiative tem Tom Shepard, que foi:
        -Produtor Chefe e Criativo em Max Payne 3
        -Designer Chefe e Produtor Executivo em Grand Theft Auto V
        -Diretor Executivo e Diretor Criativo em Red Dead Redemption II

        A The Initiative já vem pra emplacar ser um estúdio AAAA de Renome mundial, chegar no nível de Rockstar e Cd Projekt com esses monstros liderando os jogos vai ser mais simples do que muitos pensam.

        1. Engraçado, nenhum jogo da Sony presta, é tudo filminho, mas qdo contratam estes caras que trabalharam nos projetos da Sony, agora é tudo jogo filé kkkjkkj

          1. KKKKK comentei a mesma coisa
            Os cara xinga o pessoal da Sony mas fica todo mundo molhadinho quando os funcionários da Sony mudam pra Microsoft KKKKKK

        2. Por que está citando pessoas que trabalharam nos “filminhos” da Sony? Todo mundo sabe que os jogos da Sony são ruins. Bons são os notas amarelas injustiçados da Microsoft.

      2. Pelo que vi pra chegar perto do ND tem que ser bicha, escravo, e retardado para aceitar isso.
        Se tiver isso no currículo pode entrar pra equipe.
        Assim não tem estúdio que chegue aos pés.

      3. KKKKKKKKKKK cara, a gente tem o Studio de Crackdown 3 e a Rare 2.0 quem precisa de Naughty Dog com as pérolas que já existem

      4. Controle de dano. Puro controle de dano esta matéria. Esta complicado pro xbox. Esta tão ruim, mas, tão ruim que a tendência é melhorar.
        – na semana que falam que as vendas do xbox caíram 48% saiu que o ps4 foi o 3o console que mais rápido vendeu.
        – saiu que a pouco que spider foi o jogo de super herói que mais vendeu em todos os tempos, mesmo sendo exclusivo
        – days gone, ou bugsone como falam, foi o lançamento de 2019, exclusivo (lançado no mesmo ano) que mais vendeu nos eua
        – ontem o phill, numa atitude sensata e que leva até a ter esperanças, fala um monte de verdades. Teve uma vez que a ms lançou um aplicativo. Falei: gente, precisamos de jogos. Quase fui linchado. Ontem ele fala que não precisa de dashboard, precisa de AAA de qualidade, reconhecendo que são poucos.
        Ai o wc tem que dar um de CUT, se preocupar com jornada de trabalho. Controle de danos, nada mais. Pra encerrar: no vgchutz desta semana o xbox conseguiu vender menos de 40.000 unidades. O melhor a se fazer é apagar esta mancha que foi o xone e partir pra próxima geração.

        1. Sempre vai haver controle de dano, de todos os lados.
          Perdas vitórias, detalhes que viram hype rápido, e verdades é claro, e vc vem aqui pra nós nos trazer essa novidade ? Chegou tarde kra.

    3. Meu deus quanta bosta kkkkkkkkkkkkkkkk vc já pensou em fazer um tratamento mental, releia o que vc escreveu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só no último ano a SONY fez um dos melhores jogos da geração e o melhor jogo de 2018. E a MS não fez nada a geração inteira e fica recrutando ex faxineiros da SONY e acham que estão ótimos kkkkkkkkkkkkkkkkk, então tá né. Vou até tirar print para zoar no futuro, não me canso de rir de caixistas retardados como vc.

    1. Exato, um caso desses é tão sério quantos os divulgados pela BioWare e Rockstar San Diego no ano passado, onde funcionários estavam trabalhando 24 horas sem parar, não podiam palpitar se não eram demifidos e vários estavam sofrendo depressão;
      Mas convenientemente, como é o estúdio estrelinha da Sony, praticamente nenhum veículo de mídia está divulgando, fico até impressionado em saber que o maior Site de PlayStation (PS LifeStyle) foi o primeiro a divulgar, mesmo sendo um site voltado a cultura da Sony, sabe o quão errado está dentro da Naughty Dog e publicou os problemas do estúdio e seu crunch, coisa que sites que pagam de “Imparciais” estão deixando passar pra tampar os buracos que a Sony vem se metendo nos últimos 2 anos, inacreditável…
      Se eu já estava achando que a administração da BioWare estava ridícula de ruim, a Naughty Dog pegou esse horrível, ligou o carro a 300 km/h e saiu voando, o estúdio está literalmente escravizando os funcionários, depois reclamam que a Amy Hening saiu de lá em 2017, ela fez foi certo em abandonar aquele estúdio que só mostra desprezo aos funcionários;
      Quero é ver se IGN, Eurogamer ou PSX irão divulgar esses relatos, esses que são mundialmente os Sites mais conhecidos como Pró-Sony.

  3. Se vc é um funcionário da Naughty Dog e sente q está sofrendo abuso no trabalho ou trabalho escravo,ligue imediatamente para o 190 e denuncie!!

  4. imagina vc trabalhar um tanto e alguém vem e cancela o scalebound, e
    depois vc continua a programar para seu jogo sair por 1 real em um
    serviço ae… é muito melhor ralar na naughtydog e ter um puta projeto
    no currículo do que ir pra coalition e ter q remover cigarrinho de jogo

          1. eu só assino quando está 1 real, ou seja quase sempre, já faz 9 meses que eu estou com a gamepass e não gastei mais 10 reais, eu acho isso ótimo, jogo praticamente de graça, mas pros devs deve ser complicado.

  5. Também existem denuncias de assédio sexual homossexual na Naught Dog. Ai não temjeito, tem que fugir pra Xbox Game Studios. Trabalhar programando 12 horas por dia e ter que aguentar um urso peludo sonysta querendo querendo fazer um bola gato no teu birimbau…xô sonysta viado.

    1. ou vc rala e tem um puta projeto no currículo ou vc vai trabalhar com os sociais democratas da microsoft a escolha é sua, melhor que saiam mesmo esses esquerdistas

    2. Assédio Sexual acontece em bastantes estúdios, só ver recentemente o escândalo dentro da Rockstar San Diego, em que o Produtor Executivo e Vice-Presidente (Jeronimo Barrera) assediou 2 funcionários do estúdio, incluindo um dos maiores Designers do estúdio (Colin Bundschu), que se demitiu da Rockstar após Red Dead Redemption II;
      o Jeronimo acabou também se demitindo em Outubro de 2018, após mais de 250 funcionários da Rockstar terem denunciado e relatado diversos abusos sexuais tanto Masculinos quanto Femininos dentro do estúdio, em que alguns ”apalpavam” funcionários em troca de saírem mais cedo, pois estava acontecendo um Crunch imenso ao estúdio a mais de 2 anos, tanto é que a Rockstar perdeu cerca 380 funcionários só em 2019, pois em sua maioria se demitiu ou preferiu ir para outros estúdios (Vide um dos maiores diretores deles ter ido para a The Initiative);

      Quanto ao caso da Naughty Dog, me espantaria se não houvesse relatos disso ainda, pois o Líder da ND, o Neil Druckman, já disse abertamente ser Gay, desde 2011 ele divulgou isso da vida dele, mas sempre foi whatever por ele ser o cara por trás de Uncharted e TLOU, e visto o estado do estúdio atualmente, é notório que tenha ocorrido o mesmo.

      Por isso mesmo que atualmente grandes pessoas estão deixando estúdios AAA e montando estúdios Indies/Médios, Crunch, Depressão, Assédio, vem sendo coisas que estão acontecendo demais em estúdios de larga-escala, e isso tem que mudar, rápido.

  6. Um studio com pouquissimas pessoas, de qualidade mas ainda sim pouquissimas pessoas.

    Pra atingir o tamanho de uma Naughtydog imagino que ela deva demorar toda a nova geração, falo de tamanho e não em qualidade de jogos.

    Naughtydog, Project Red, Rockstar e Nintendo são as supra-sumo da industria

  7. Assim dá pra entender pq gow e u4, apesar de lindos, são bem sem inspiração…. U4 ainda joguei com um pouco co mais de gosto, apesar de não ter o brilho dos outros. Gow achei um desastre… Demorou absurdo pra eu me entender com jogo, mesmo assim achei bem meia boca.

    1. Uncharted 4: A Thief’s End foi feito sem a sua principal mente, a criadora de Uncharted e Escritora (Amy Hening), pois ela se demitiu do estúdio após TLOU, pois Niel Druckman e alguns da sua turminha estavam boicotando a mesma a deixar o estúdio, logo a pessoa que criou tudo aquilo, por isso mesmo que muitos fãs da série colocam o U4 como o pior de toda a saga, sem inspiração e com um final bem MÉÉ, Crunch e sem a criadora da série por trás, só podia resultar nisso.

      1. Isso é verdade mesmo?

        Já vi voce postando vários comentários absurdos como Fable na E3 2019 entre outras coisas que são pura fumaça. Ou talvez tenha me confundindo e seja outra pessoa

  8. Já repararam que a Sony Santa Monica Studio só em 2019 perdeu mais de 90 funcionários, dos 300 que eles tem? 15 foi para The Initiative, 10 foi para a 343 Industries, e os outros diversos foram para estúdios como Ubisoft California, 2K, Activision e EA, meio que esta sendo uma torneira ligada e sem controle, a Sony literalmente não consegue mais segurar o pessoal no próprio estúdio, é um devaneio completo.

    Naughty Dog já não é a mesma desde o TLOU 1 lá em 2013, na altura o estúdio ainda sabia evoluir mecânicas e mudaram de um gênero para outro muito bem até, mas com U4, U: TLL e agora com TLOU 2, só mostra a decadência do estúdio, primeiro por estar fazendo a sequência de um jogo que foi programado a não ter sequência, pois The Last Of Us era pra ser um jogo único e sem sequências ou Spin-Offs, depois agora o caminho que seguiram ao finalizar Uncharted 4 as pressas, expulsar a sua criadora e mente por trás, e estar levando os temas mais ”Sensacionalistas” a bordo de TLOU 2, pois como muitos sabem, os Diretores da ND são meio perturbados nesse sentido, lamentável ver a derradeira que está acontecendo, enfim, que todos sejam muito bem tratados na Initiative, lá eles terão alguém capacitado e com uma mentre amplamente aberta ao mercado de jogos (Darrell Gahlager), chega de sofrer em prol de jogos que não valem sua saúde física e mental.

    Lembrando que, a Naughty Dog recentemente despediu 45 funcionários, só comprovando o estado péssimo que a administração do estúdio esta tomando, todos pulando fora do barco.

    1. O que a ND mandou de gente embora (adotando que seja verdade) é o que vai ter este estúdio que tanto falam. Tinha 30 funcionarios e contratou 15. Não sou eu quem esta falando. É ma matéria deste site mesmo, de ontem ou antes de ontem.

    2. Uncharted 4 foi terminado “às pressas” e é um dos melhores jogos da geração. Por outro lado, Crackdown 3 levou uns 5 anos e é… bem… Flop. Totalmente delirante. Piores ainda são esses 11 likes.

    3. Já acabou com seu livrinho, ninguém liga pra essa baboseira que vc falou ! Desse mato aí sai jogo flopado Indie , coitado dos caras desse estúdio !

    4. Como era de se esperar, apareceu um bando de sonystas retardados defendendo o indefensável.
      Se a bosta do Uncharted 4 foi terminado às pressas, ou não, não é o mais importante.
      É alguma mentira que um monte de desenvolveres dos estúdios da sony está pulando fora do barco?
      Qual o resultado que isso já está afetando nos jogos hoje?
      O próximo só vai sair no meio da geração quem?
      E depois querem falar de Crackdown

    5. Lembrando que muitos funcionários são freelancers (principalmente nas notícias que saíram da Santa Monica), pulam de estúdio em estúdio. Muitos funcionários trabalham em vários estúdios todos os dias, isso é praticamente comum atualmente.
      Agora você falar que a Sony não segura o pessoal, já é falta de informação. Ela expandiu a maioria dos seus estúdios (em relação a funcionários, de 200 pra 350/400), inclusive está construindo um prédio só pra Guerrilla Games, até o Kojima chegou a visitar lá.

      E TLOU pode muito bem sim ter uma sequência, você já viu como o jogo terminou? Deixou um gatilho pra um segundo game. Duvido muito o estúdio estar em decadência, é só você olhar o gameplay de TLOU II, aquilo ali você realmente sente que é next-gen. Gráficos, jogabilidade, IA, combate…

      E não achei NADA sobre a ND despedir 45 funcionários, me mostre a fonte, por favor.

    1. De repente ele foi pra Microsoft pra se aposentar tipo quando cara sai da Europa e vem jogar no Brasil KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    1. 4- querer trabalhar em um dos melhores estúdios que existe
      5- concorrer ao goty em quase todos os jogos e ganhar eventualmente
      6- lançar jogos memoráveis
      7- trabalhar em um local que quase todos os jogos são 90+
      8- jogos que vendam muito (o remaster de tlou vendeu 15m – me fala um jogo do xbox desta geração que vendeu isto)
      9- deve ser capaz de acreditar e correr riscos, em jogos diferentes
      10- deve acreditar em jogos com narrativa, personagens marcantes. Se houver multiplayer será um plus, não o principal.

      1. Vou citar um game que talvez vc não conheça que é feio e gráficos quadrados com nota superior de 9.2 chamado minicrafit kkkkkkk
        Vendeu mais que isso. Simplesmente o maior da história dos games.
        Poderia citar tbm Halo que é maior e gera mais lucro que quase todos os exclusivuoooo da Sony. Mais não vou citar .
        Só para lembrar que sonysta joga game de 3 em 3 anos .
        TLou está 6 anos e vai para ps5. Aguarde até lá .

        1. Bom, minecraft é um jogo barato, lançado em smartphones, tablets etc e não tem como comparar. Se halo gera lucros não esta sendo suficiente pra compensar os demais flops, visto que a receita de jogos e serviços também caíram.

          1. MDS como é ingênuo.
            Barato, custa 49, dá pra achar mais em conta as vezes, tbm acho Horizon zero D. Pelo mesmo valor.
            Falei de vendas e não de jogo mais jogado da história. Assim como vc disse : Vendas
            Se vc considera que Halo não traga um retorno a empresa é bom pesquisar, eu poderia falar do retorno que que rendeu e aí da rende. Mais vc não acretaria e ficaria assutado. Então lhe aconselho a pesquisa em boas fontes.

      2. Hahahah
        Eles querem lembrados por isso né ?
        Fale o nome todo de um desenvolvedor do setor comum ( operário). Vamos ver
        O cara vai quer isso tudo aí e em troca ser bulinado pelos supervisores, gerentes ,diretores etc.
        Trabalhar 18 horas por dia , sem alimentação, salário mínimo, obrigado a fazer hora extra e no final ter que dá a bunda para alguém.
        Talvez ele goste disse mesmo.

    2. Criticar o item 2 é tão anos 90, “tem um gay no jogo vou zoar kkkkkkk sou machão”, ironicamente um jogo da ND fez mais sucesso de critica e vendas que as novas ips da Microsoft nessa geração.

  9. Sonysta nao aceita o fato da Xbox está investindo pesado para ter uma grande retorno na próxima geração, com estúdio, serviços, futuros games, suporte de qualidades em tordo do mundo.
    Enquanto a Sony está estuprando os funcionários com a mesma tática de Control c, Control v.
    Vai para próxima geração sem suporte que presta , sistema cagado, sem servidores ( agente empresta o nosso, não se preocupem).
    Oque recebem todo ano, promessas.
    TLou 2 prometido ao ps4, mais no fim de vai para ps5 depois de 6 anos.
    E oque sonysta tem a dizer é: Xbox está falindo.
    Quanto burrice.

  10. Esse Jorge… fanboy deveria ser proibido de fazer matéria na internet… o cara cria esse título “Xbox se tornou o refúgio de muitos funcionários da Sony” pra associar a saída de funcionários da Sony com a alta jornada de trabalho, nesse ramo funcionário sai em entram em empresas como trocam de roupa.

    Dos mesmos criadores de…

    Título: Microsoft divulga resultados financeiros do Xbox, e os serviços começam a dominar

    Matéria: A Microsoft não revelou o número total de consoles Xbox vendidos, mas revelou que a receita de software e serviços do Xbox caiu 3%,

    https://www.windowsclub.com.br/microsoft-divulga-resultados-financeiros-do-xbox-e-os-servicos-comecam-a-dominar/

    Esse site é um dos mais merda que tem, só serve pra console war, as noticias não condiz com a realidade.

    1. A cara de pau é tão grande que me critica, mas não critica a Sony. Incrível, o mundo é todo ao contrário agora. Daqui a pouco os funcionários é que estão errado também.

      1. Claro que a Sony esta errado por essa jornada de trabalho excessiva, e isso se for verdade, porquê alem daqui, eu não vi em nem um outro site noticiando isso, alem do mais, isso já aconteceu tanto na MS quanto na Nintendo, mas se fosse com a MS você iria criar um titulo diferente

        1. Playstation Life, mas tem um outro site grande do Brasil que já noticiou hoje.

          Além disso, Windows Club já é maior que muitos “sites grandes” do Brasil.

          E se os outros não noticiaram, vá cobrar deles que repassem a informações ué.

          1. Fui lá no meu PS4 e joguei essa matéria, mais ninguém comentou ou até agora divulgou
            Até mesmo os retardados sumiram, muito estranho.

        2. Um dos maiores veículos de informação da própria Sony, PlayStation LifeStyle já fez uma matéria sobre isso, e eles pisaram fundo e comentaram também que já acontece isso a anos dentro da Sony, não é mentira alguma o que foi publicado.

      1. Tem muito mais merdas aí kra, meu PS4 da até pena, sem notícias sobre Playstation, com uns 40 usuário nos comentários, site morto, oque explica muito sonysta migrando para cá.

          1. Fui banido por que falei do bug do days gone, olha isso, aquele site vai a decadência rápido.
            Em relação ao sonysta aqui, não ligo, até gosto, tem que ter a quem zuar.

          2. pior que os caras são forte, se vc pegar windos club x meuPs4 os caras são mto mais profissionais, eles ganham jogos, fazem review, ganham acessórios pra testar… eu queria que falisse o meuPs4 só pra aquele pessoal aprender… mas é dificil

          3. Aqui a gente faz o que quiser e não é banido KKKKKK

            Mas acho legal o Jorge preservar liberdade de expressão

          4. Acho que foi pela sua foto de perfil que mostra o GOTY 2020 da Microsoft. KKJKKKKKKKKKKKJKKJHKJKJ

        1. Na verdade o pessoal vem pra cá por que aqui tem mais guerra de consoles(lá nunca vi a marca Xbox ser mencionada aqui a Sony aparece toda hora). E outra comentários de troll e hater sempre gera mais interação do que comentários com bom argumentos etc.

      2. A graça daqui na maior parte do tempo é a seção de comentários! KKKKK

        As matérias costumam ter erros bobos de edilção mas no geral acho que o Jorge faz um bom trabalho, já peguei várias dicas ótimas com ele e o pessoal dos comentários.

    2. Meu filho, torça pras faxineiras da Naught Dog saberem programar, pois só vai restar elas pra fazer o seu The Lesbian of Us 2.

    3. Na verdade no GV que eu tenho visto muita distorção das notícias (e nem comento lá mais, apesar de terem me desbanido), e o Catos se esconde no “eu só traduzi da Eurogamer, IGN, etc”, sites estes todos “pro-Sony”. Ontem mesmo saiu a manchete “Phil admite que os jogos da MS não tem qualidade”. Esta manchete é uma “puta” alienação. Se vc acredita nisso realmente é um “alienado”.
      Já nesta matéria em específico o Jorge apenas conectou uma notícia com a outra, mas não distorceu as mesmas. E essa migração aos estúdios da MS está sendo uma tendência que temos visto ultimamente. Pode uma coisa não ter a ver com a outra, mas pode ter sim, afinal, profissionais que se conhecem se comunicam, e a propaganda “boca a boca” é forte.

      1. Verdade GV distorce tudo e o Catos usa Google tradutor de uma maneira bem porca, já vi muita notícia lá ser apagada e reeditada.

    4. Cara relaxa, isso é que o legal desse site, os delírios da galera, eu nunca ví tanta bobagem e desinformação em um só lugar, mas eu me racho de rir aqui no trabalho, o Jorge é um dos caras mais engraçados da internet, ou vc acha que ele acredita no que ele escreve, cara é pra ganhar views e cliques, e se ele sempre continuar maluco e engraçado assim sempre vai ter os meus views.

  11. Ou seja, tudo indica que os jogos da Microsoft podem ficar iguais aos da Sony. O que é bom de repente a gente ganha um GOTY pra variar ou vai ser engraçado se virar tudo “filminho”. kkkkkk

  12. Na minha opinião Windows club, Xbox se não tornou o não refúgio de nada funcionários da Sony não. Na minha opinião. Ok Windows club.

    1. Se sem nascer para jogos, fez o que o fez, imagina se nascesse para jogos? Gears, Forza e Halo são franquias aclamadíssimas, Forza nem se fala amigo, hoje quando se pensa em jogos de carros, só se fala em Forza. Enquanto isso a Sony emplacou 2 jogos, Tlous e Gow.

      1. Vcs n sabem o gostinho de goty MS n nasceu pra jogos isso é um fato agora ela fica pagando oau pegando meia dúzia de gente da Sony pra ver se consegue imppacar um goty kkkk Hipócrisia Caixista !

  13. Já falei isso num outro post. Engraçado como que os caras estão abandonando a esplendorosa” Sony em peso para ir para a MS que tá falindo.

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